Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Prefeitura
Notícias Prefeitura

EVENTOS PARA FOMENTO AO AGRONEGÓCIO 


- 18/03/2021

A prefeitura, por meio da secretaria de agronegócio, desenvolvimento rural e meio ambiente implantou um calendário de fomento ao agronegócio e um Plano Emergencial de Manejo da Arborização Urbana. A reportagem GP conversou com o secretário da pasta, José Hermano Franco. Veja.

“Quando comecei a trabalhar frente à secretaria vi que precisávamos ajudar a aumentar, melhorar e diversificar a produção, pois isso é emprego e renda. Pará de Minas ainda tem um Pib – Produto Interno Bruto predominante do agronegócio e ele precisa ser desenvolvido. Percebemos que tem muita gente saindo do campo, quando na verdade tem muita coisa bacana para o pessoal fazer, que gere emprego e renda, e as vezes vale muito mais a pena o cara produzir lá na terrinha dele, por menor que seja, do que vir pra cidade. Estudamos e encontramos um calendário para levar conhecimento para as pessoas. Esse ano pegamos alguns temas gerais, dentro das perspectivas que temos. Neste mês de * março teremos como tema Financiamento Rural e Linhas de Crédito Rural Banco do Brasil; * Em abril: Controle Integrado de Pragas na Agricultura e Conservação de Solo; * Maio: Importância e Responsabilidade de ARTs e Análise de Produtos; * Junho: 2° curso de Agrofloresta; * Julho: O que você vai comer em 2031 e Agricultura da Base Agroecológica; * Agosto: Rótulos e importância de embalagens e boas práticas de fabricação, e Segurança do trabalho (trabalhadores rurais); * Setembro: Revolução dos baldinhos e demonstração de montagem de composteira e festival de orquídeas, e curso de compostagem (leira); e * Outubro: CAR E PRA (Programa de recuperação ambiental e áreas de preservação permanente. Todo ano terá um calendário desses e vamos mudando os temas de acordo com as necessidades,” conta José Hermano.

E O PLANO EMERGENCIAL DA ARBORIZAÇÃO URBANA? - “Nosso técnico andará pela cidade e marcar as árvores que serão suprimidas. Tentaremos tirar o máximo possível dessas árvores que podem dar problemas, para evitar transtornos como os que andamos tendo, de árvores caindo em cima de casas, carros, fiação. Queremos prevenir esse problema para a próxima temporada de chuvas.”



Mais da Gazeta

Colunistas