Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Coronavírus
Notícias Coronavírus

MINAS CONSCIENTE EM NOVA VERSÃO AUTORIZA FUNCIONAMENTO DE ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS


- 28/01/2021

Ontem, 4ª feira, 27, o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 do Estado de Minas Gerais se reuniu e fez mudanças no plano Minas Consciente. A partir de agora, todas as atividades vão poder funcionar nas cidades que aderiram ao programa, contemplando inclusive as que estão paradas desde o início da pandemia de covid-19. Os protocolos a serem adotados vão variar conforme a onda, que tem a vermelha como a mais restritiva. A reportagem GP conversou com o procurador geral do município, Hernando Fernandes. Acompanhe.

“Tivemos o lançamento da 3ª versão do plano Minas Consciente, que foi criada pelo Comitê do Estado. O comitê aprovou uma versão modernizada, com o objetivo de garantir a retomada segura da economia. Para quem não sabe, é importante lembrar que o plano Minas Consciente tem por objetivo a retomada das atividades com segurança. O município de Pará de Minas aderiu e faz parte do plano, sempre cumprindo as regras. O objetivo da mudança não é produzir e promover mais flexibilizações, mas sim fazer com que aquelas atividades que não estavam funcionando voltem a funcionar. Pará de Minas praticamente quase que 90% das atividades estão funcionando, pois desde o início o comitê do município vem realizando um trabalho com responsabilidade, compromisso e eficiência. O plano Minas Consciente na sua 3ª versão propõe um aperfeiçoamento, que vai dar condições que o plano possa atender a longo prazo. É importante lembrar que a partir da publicação desta 3ª versão, em todas as Ondas será permitido o funcionamento de inúmeras atividades que não eram permitidas antes, mas com restrições. Outro ponto muito importante é que a Onda Vermelha, que é mais restritiva, com essa nova versão do Minas Consciente, há uma mudança, pois a partir de agora há a possibilidade de funcionamento de algumas atividades, que antes não podiam funcionar, quando o município estava na Onda Vermelha. O caso de eventos, na Onda Vermelha, será permitido com a capacidade para 30 pessoas, desde que observado a distância de 3M linear e 10M² por pessoa. Já na Onda Amarela é 1M e meio de distância linear, 4M² por pessoa e capacidade máxima de 100 pessoas. Na Onda Verde: 250 pessoas, 1M e meio de distância linear e 4M² por pessoa,” esclarece Hernando.

ONDA AMARELA - “Vale lembrar que a macrorregião oeste a qual Pará de Minas faz parte foi declarada pelo Comitê do Estado na cor amarela. A microrregião ainda não sabemos. O Minas Consciente não trouxe informações sobre o retorno das aulas, mas o governo deixou claro que o comitê criou um grupo de trabalho para debater as possibilidades de retorno das aulas presenciais, um trabalho fora do Minas Consciente. Outra informação importante é que Minas Gerais declarou que não haverá dentro dos órgãos estaduais o ponto facultativo de carnaval.”


Mais da Gazeta

Colunistas