Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

GRITO POPULAR - 08/01/2021

Entre outras queixas dos leitores GP leia: Iniciativa bela ou perigosa?

VEJA NA EDIÇÃO 1848: NAS BANCAS DE 08/01 A 14/01. DEPOIS, SÓ NA GAZETA. Veja também outras queixas da edição anterior abaixo.

O SANTUÁRIO NÃO ESTÁ SABENDO EVITAR O VÍRUS? (2)

“Não gostamos nem um pouco do tom agressivo da resposta do padre Charley (edição anterior a essa, nesta mesma seção, sob o mesmo título acima). Ele poderia ter dado a mesma resposta, sem ter sido tão intolerante com a gente, que somos fiéis da igreja que ele trabalha. Uma lástima e a GAZETA bem que poderia ter dado uma peneirada na fala dele...”

NOTA DA REDAÇÃO – Este GP Jornal apenas divulga as ideias de seus leitores, sem jamais tomar partido, doa a quem doer. O nosso compromisso é e sempre foi com a verdade dos fatos que chegam à nossa reportagem!

POR QUE NÃO FAZEM TESTE DE COVID-19 DE GRAÇA, AQUI?”

“Pessoal da GAZETA, procurem descobrir uma coisa para mim? Em João Monlevade/MG, cidade onde nasci, eles fazem o teste de covid-19 gratuito, todo fim de semana, em drive thru, na Upa – Unidade de Pronto Atendimento. Em Pará de Minas só fazem o teste se a pessoa tiver sintomas ou pagar no laboratório. Por que não fazem o mesmo que João Monlevade aqui? Se ela pode, por que aqui não pode?”

NOTA DA REDAÇÃO -  Contatada, veja o que disse a Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

“A secretaria de saúde esclarece que segue as orientações do protocolo assistencial do Ministério da Saúde, para confirmação da covid-19. Pará de Minas disponibiliza os testes rápidos e o PCR, obedecendo esse protocolo para 100% dos casos suspeitos de síndrome gripal que acessam a Rede Municipal de Saúde pelas UBSs - Unidade Básica de Saúde, Upa - Unidade de Pronto Atendimento, Hospital Municipal Padre Libério ou HNSC - Hospital Nossa Senhora da Conceição. Eles são realizados de acordo com cada caso, a partir da 1ª avaliação do profissional de saúde, conforme o tempo de apresentação dos sintomas. A realização de testes isolados e a testagem em massa não são totalmente indicados, considerando-se que os diferentes métodos utilizados sofrem interferências, que vão desde o período ideal e a técnica usada para coleta de material até a carga viral, etc.. É importante ressaltar que resultados isolados de testes, sem a devida associação da avaliação clínica, têm a possibilidade de resultados falsos negativos. Por isso, o protocolo do Ministério da Saúde é claro: testes sorológicos devem ser realizados, a partir do 8º dia de sintomas e os testes PCR - Swab devem ser feitos entre o 3° e o 7° dias de sintomas. Para resultados mais confiáveis, é necessária a correta interpretação do resultado e sua associação à clínica de cada caso,” esclarece a assessoria.

Mais da Gazeta

Colunistas