Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Prefeitura
Notícias Prefeitura

CADASTRAMENTO ESCOLAR SÓ ATÉ O DIA 11 - 26/11/2020

Até o dia 11 de dezembro, 6ª feira, está sendo realizado o cadastramento escolar e renovação de matrículas para as redes de ensino municipal e estadual. A reportagem GP conversou com a supervisora regional de educação, Vanessa Campos. Informe-se.

“Estamos com algumas novidades bem pontuais para esse ano que foi tão atípico. Temos agora o cadastro unificado entre as redes de ensino estadual e municipal. O cadastro será feito por site próprio, seguindo uma resolução vigente. Os pais não precisam se preocupar, pois aqueles que não tiverem acesso à internet, todas as escolas, tanto municipais quanto estaduais, estarão em horário determinado, funcionando para ajudar esses pais no cadastramento, claro que com todas as seguranças necessárias. Teremos funcionamento nas escolas estaduais, municipais, ajuda aos pais que não tem acesso à internet ou aqueles que tenham dificuldade em fazer o cadastro,” explica Vanessa.

PÚBLICO ALVO - “O público desse cadastramento escolar são * crianças que entrarão para o 1° ano do ensino fundamental, anos iniciais; crianças que tem 6 anos completos ou completarão até o dia 30 de março de 2021. Essas são as crianças público alvo do cadastro para o 1° ano. Outra situação de cadastro que nós temos são * pessoas que estão matriculadas e frequentes na rede pública de ensino, estadual ou municipal, e a escola não dá continuidade aos estudos. Por exemplo, escolas que oferecem até o 5° ano, os alunos terão que continuar os estudos em outra escola, esses também são público do cadastramento escolar. Outra situação é a de * quem está vindo de rede particular de ensino, que não são da rede pública e agora querem ir para essa rede, esses também devem fazer o cadastramento. Por último, * quem está fora da escola e quer voltar, seja Eja – Educação de Jovens e Adultos, ou educação regular, farão o cadastro escolar.”

E A EDUCAÇÃO INFANTIL? - “Em Pará de Minas, a educação infantil também seguirá a mesma data para cadastro, porém esses não serão feitos pelo site. Será feito na secretaria municipal de educação, na rua Major Fidélis, e nas escolas municipais. Isso para alunos de 4 e 5 anos. O resultado desse cadastramento sairá no dia 18 de janeiro, 2ª feira. Não será enviada carta neste ano para nenhum pai ou responsável. O pai deverá entrar no site ou ir até a escola para ver para onde o filho foi encaminhado e fazer a matrícula. A matrícula esse ano será realizada em fevereiro, pois a provável data para o início do ano letivo será em março, a partir do dia 1°.”

E A DOCUMENTAÇÃO? - “Para o cadastramento escolar é necessário que esteja em mãos conta de luz ou outro comprovante de residência em nome dos pais ou responsável, ou até mesmo do próprio aluno, maior de idade, certidão de nascimento, identidade ou CPF dos alunos. No caso do aluno menor de idade, CPF ou identidade de pelo menos um dos pais. Além disso, crianças, adolescentes e adultos com laudo de educação especial, deverão informar no momento do cadastro e posteriormente comprovar com laudos na matrícula.”

* O cadastro pode ser feito pelo www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br

Mais da Gazeta

Colunistas