Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Prefeitura
Notícias Prefeitura

NOVO SURTO DE DENGUE E MULTA DE R$ 799,00 - 20/02/2020

Passa ano, entra ano, e os casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti continuam. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais já registrou em média 9.895 casos prováveis de dengue. Em Pará de Minas, já são 232 casos suspeitos e 53 confirmados, sendo que o bairro Padre Libério é o local onde mais foram encontrados focos: 194. O Providência é o 2° com mais focos: 82. Dessa maneira, a cidade pode, mais uma vez, viver um surto de dengue. Vale lembrar que, o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, costuma não fugir da rotina. Ele gosta de frequentar os ambientes urbanos e quentes, voa baixo (1M20) e, geralmente, pica os pés e tornozelos das pessoas. Os usuários de chinelos ou sandálias, que deixam a região inferior do corpo exposta com frequência, precisam aplicar o repelente nos pés, ao menos 2 vezes ao dia. A reportagem GP conversou com o secretário de saúde, Wagner Magesty. Veja.

“Este período do ano é muito preocupante, pois a gente, infelizmente, ainda há focos de dengue nas residências, onde as pessoas ainda não se conscientizaram do papel delas, porque quando existe um foco, o município está preparado para atuar. Temos cerca de 9 casos por dia, algo muito preocupante, haja vista que existe a estimativa de que 3.000 pessoas poderão ser acometidas pela dengue, segundo nos informou a epidemiologia. Ou seja, uma demanda de aproximadamente 10 mil exames laboratoriais - 3 exames por paciente. Além disso, sabemos que existe a superlotação dos postos de saúde, onde vamos abrir o atendimento aos sábados, expandir o horário em alguns pontos mais específicos, onde existe surtos nas regiões. Isso aumenta os nossos gastos e há um acúmulo de pacientes nas nossas redes de saúde. A região mais afetada tem sido o Padre Libério, mas as outras regiões não podemos ficar desatentos nas outras regiões, pois o foco migra de região. A nossa micro região tem 53 municípios e estamos em 23° lugar. Mesmo assim, é um alarme pra gente. Portanto, eu reforço o pedido para que a população esteja atenta, cuidando de seus vasos de plantas, caixinhas que ficam atrás da geladeira, bebedouros de animais, os pontos onde acumulam água, pois quando averiguamos, todos os focos, sem exceção, estão dentro das casas. O ovo é colocado na parte seca e, quando entra em contato com a água, ele eclode. Portanto não adianta só virar os vasos que têm água. Tem que limpar as bordas desses pratos também, para acabar com os ovos,” afirma Wagner.

VERDADE QUE AGORA HÁ MULTA? - “A fiscalização está autorizada a multar as residências onde há focos no valor de R$ 799,00. Já foram aplicadas mais de 30 multas, de janeiro pra cá. São multados aqueles onde existe focos e tambérm quem deposita lixo em terrenos baldios. Quem quiser denunciar, bata ligar para 3231-7755, pois estamos com uma equipe pronta para atender. Nossos mutirões contra a dengue estão sendo recorrentes, mas a população tem que cumprir com seu papel. Temos um projeto pioneiro com a fundação Oswaldo Cruz, com equipe técnica e diversos tipos de armadilha, para sabermos, o mais rápido possível, onde estão esses focos para podermos combatê-los.”

Mais da Gazeta

Colunistas