Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Eventos GP
Eventos GP

263ª Mostra GP: desenhos - 08/11/2019

Convidado para expor na 263ª Mostra GP nos meses de setembro e outubro, o administrador e desenhista Rodrigo de Rezende Lima, 39, conversou com a reportagem GP sobre os seus belos desenhos, que já estão expostos na sede do GP Jornal, na rua Alferes Esteves, 54, Centro. Veja.

“Eu comecei a desenhar com 8 anos, quando fiz um desenho na escola e foi o mais feio de todos. Falo isso porque também achei. Isso foi em 1978 e, depois disso eu quis aprender a desenhar para não passar mais vergonha. Tem mais de 25 anos que eu desenho, mas profissionalmente mesmo só tem 3 anos. Quando eu comecei, não existia Youtube. Então, para aprender tinha que pegar um desenho, foto e tentar copiar. De lá para cá eu vim treinando, por meio de fotos de revistas. Depois, comecei a trabalhar e a estudar e aí larguei os desenhos. Mas agora decidi dedicar mesmo a desenhar, voltando com o pensamento de trabalhar com desenhos realistas. Atualmente, tem muita informação na internet. Então, eu assisto os vídeos, tenho comprado materiais mais adequados e vou praticando. A forma que eu sonhei em aprender e ensinar é a cópia, pegando retratos e copiando. Hoje em dia, já consigo pegar qualquer fotografia e reproduzí-la ela. Às vezes, faço alguma alteração, mas tento fazer o mais fiel possível à fotografia. Para aprender a desenhar qualquer um consegue, basta treinar e ter dedicação. Se você pegar algo para fazer e treinar muito, um dia você consegue,” conta Rodrigo.

O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE DESENHAR? - “O desenho que eu mais gostei de fazer foi o meu cachorro, que eu fiz porque o cachorro quase morreu envenenado. Aí, minha filha pediu para eu fazer. Tem também o desenho de um senhor mendigo que eu fiz e adorei fazer, mais do que todos que já fiz.”

HOJE, VOCÊ É PROFESSOR? - “Comecei a dar aula em 2018, em BH, numa escola de artes, onde eles viram o meu trabalho e me convidaram para trabalhar lá. No meu curso, tive alunos que nunca fizeram nenhum desenho e com apenas 6 meses de prática já conseguiam fazer desenhos realistas. Basta praticar! Aqui em Pará de Minas, onde estou morando há quatro meses, conheci a Ana Galvão, que dá aula e ela me convidou para dar aulas no espaço dela, no bairro Raquel. Tem um mês que comecei e já tenho 8 alunos. Já participei de exposição em Contagem/MG, em Nova Lima/MG e agora na GAZETA. Agradeço a oportunidade e quem ver o meu trabalho e gostar, estou à disposição, por meio de encomendas. Quem quiser aprender a desenhar por hobby, pode entrar em contato também.”

* Contato de Rodrigo pelo instagram: @rodrigororelli. Ou pelos fones: 9 9973-5835 e (31) 9 9702-0069.

Mais da Gazeta

Colunistas