Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa

GENTE PENSANTE BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


* VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1991:

A SUA MEMÓRIA JÁ ANDA FALHANDO, DE VEZ EM QUANDO?

Parecendo bem mais jovem, a mulher de 3ª idade chegou à sua médica, uma clínica geral, para entregar a bateria de exames solicitada por ela, na última vez em que esteve naquele consultório miúdo, no 17º andar do moderno edifício. A jovem médica olhou, rapidamente, todos os exames, fez anotações no computador e, depois, falou para aquela paciente:

- Parabéns! Seus exames estão quase todos, ótimos! Só um está no limítrofe.

A paciente estranhou a palavra:

- Limítrofe?

- Limítrofe é quando o resultado situa-se no limite do bom valor de referência.

A paciente suspirou:

- Então, não chega a ser preocupante?

- Isso mesmo, mas vou administrar um comprimido diário, por precaução. Afinal, com o colesterol não podemos brincar...

- Colesterol? Estou correndo o risco de ter um enfarte, doutora?

A médica respondeu, calmante:

- Claro que não! Só estou prevenindo, para você não ter de passar por isso, ok? Um comprimidinho, desse tamaninho - disse a médica, fazendo um pequeno gesto com os dedos polegar e indicador.

- Ainda bem! Mas o que tem me preocupado, ultimamente, é a minha memória. Sábado desses, eu estava aguando as minhas plantas no terraço, juntamente com o meu marido. Estávamos conversando coisas que tinham acontecido com a gente, durante a semana. De repente, ele me perguntou há quantos anos a minha mãe e o meu pai tinham morrido. Menina, me deu um branco... Não me lembrei de jeito nenhum... Aí, ele riu e brincou comigo, dizendo assim: Amor, você precisa cuidar mais da sua memória, senão o alemão vai pegar você! Entendeu a zoação, né? Ele estava referindo-se falando à doença de Alzheimer...

A médica, então, explicou:

- Nada disso!!! Veja porquê: vocês estavam no jardim, cuidando das plantas. Ou seja, exercendo o hemisfério esquerdo do cérebro, que é o lado da emoção, da criatividade, etc.. De repente, o seu marido fez a você uma pergunta como essa, sobre as datas das mortes de seus pais, que são típicas do hemisfério direito do cérebro, que é o lado da razão. Então, nada mais normal que, ao ocorrer essa mudança brusca do lado da emoção para o, da razão, ter ocasionado essa falha em sua mente. Nada mais que isso! Então, fique tranquila, porque isso não tem nada a ver com a doença de Alzheimer e nem com a mais simples das amnésias, está bem?

E você, já tinha ouvido falar dessa questão dos dois hemisférios do cérebro?

UMA BOA LEITURA!


O editor GP escreve mais uma crônica: QUE TIPO DE CRIME JUSTIFICA O CRUEL LINCHAMENTO?


Mais da Gazeta

Colunistas