Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa


GENTE PENSANTE 
BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


* VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1988:

COMO O JOVEM DE HOJE DEVE AGIR, PARA ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO?

No auditório da igreja católica, os quinhentos assentos estavam totalmente tomados por jovens de 16 a 21 anos, ávidos por ouvir o que dois palestrantes falariam para eles sobre o crescimento, cada vez maior, da IA - Inteligência Artificial e a, consequente, diminuição de ofertas de empregos, no mercado de trabalho. Com modernos recursos tecnológicos, a esperada palestra começou, quando o 1º palestrante, um educador, disse assim:

- Infelizmente, cerca de 75% dos jovens, como vocês, não apresentam as habilidades necessárias, para se conseguir um emprego, hoje em dia. Recente pesquisa feita em noventa e dois países, pela comissão de educação da Unicef, apontou que três de cada quatro jovens não estão conseguindo vaga no mercado de trabalho, principalmente nos países mais pobres. E adivinhem por quê? Um dos principais motivos que faz isso acontecer tem sido o alto índice de evasão escolar.

Nessa hora, a palestrante, uma psicóloga, tomou a palavra, dizendo:

- O mesmo tem acontecido com os jovens dos países em desenvolvimento, porque eles acham que o que a escola está oferecendo para eles está ultrapassando e não os ajuda em nada. No entanto, uma habilidade exigida em todas as áreas profissionais, seja técnica, comercial ou acadêmica, continuará sendo, a boa e velha comunicação. E o que é preciso para que vocês se comuniquem bem? É necessário frequentar a escola, para tornar-se habilidoso em três coisas: * ouvir bem; * escrever; e * falar bem corretamente o nosso idioma. Sem isso, o número de desempregados jovens no mundo continuará nos atuais e tristes setenta e três milhões!

O educador voltou a falar:

- Vou passar para vocês agora sete conselhos, todos eles baseados em princípios bíblicos e que têm ajudado os jovens de diferentes povos, culturas e crenças. Não precisam anotar, porque, no fim da palestra desta noite, vocês receberão uma apostila, com um resumo de tudo que está sendo falado aqui, ok? Então, prestem atenção: 1. A escola foi, é e sempre será campo de formação profissional. 2. Corra atrás de um emprego, lembrando que a persistência compensa. 3. Após conseguí-lo, faça de tudo para não perdê-lo. 4. Esforce-se, ao máximo, para se dar bem com todos os seus colegas de trabalho. 5. Não se esqueça que a pontualidade é muito importante. 6. A honestidade tem valor e não minta nunca! E, finalmente, o 7. Para alcançar o que você deseja, para o seu futuro, seja equilibrado e cultive qualidades, como paciência, responsabilidade e ética profissional!

E vocês, pais, como têm ajudado o seu filho a planejar o futuro?

UMA BOA LEITURA!



O editor GP escreve mais uma crônica: O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O COMÉRCIO DA CIDADE, EM GERAL?


Mais da Gazeta

Colunistas