Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa


GENTE PENSANTE 
BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


* VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1984:

DE QUE VALE O SUCESSO DE UMA PESSOA, SE ELA NÃO CONHECE NEM A SI MESMA?

Aquele empresário era, sem dúvida, muito inteligente e várias pessoas admiravam a visão empresarial dele. Em sua mega empresa era comum ouvir seus funcionários dizerem coisas assim:

- Tudo que ele toca vira ouro!

Porém, ele era, financeiramente, guloso e nunca se satisfazia com o seu volume de lucros, por maior que eles fossem. Queria sempre mais e mais! Pior que isso: quando o lucro não era o que ele esperava, entrava em pânico, parecendo até que estava tendo um gigantesco prejuízo. Nessas horas, perdia a razão por nada. Se algum funcionário fazia alguma observação, tipo mudar as estratégias ou diminuir o valor da meta mensal, aquele empresário virava uma verdadeira fera. Pelos corredores de sua empresa corria o boato de que ele, um dia, além de bater a mão, com muita força, sobre o vidro temperado de sua grande mesa, ao ouvir de um gestor algo que não lhe agradou. Na mesma reunião, jogou a xícara de café, com toda força, na parede, espatifando-a. Em seguida, berrou:

- Quem manda nessa p _ _ _ _ aqui sou eu! Estão me entendendo? E se alguém não entendeu ainda, repito o que sempre digo: a porta da rua é a serventia dessa casa!

Naquele mesmo dia, durante o café, dois psicólogos do RH - Recursos Humanos, da empresa, comentaram:

- Aquela cena grotesca me fez lembrar uma frase colocada no Templo de Delfos, no monte Parnaso, em Atenas/Grécia: Homem, conheça a ti mesmo!

- Pensei em algo parecido, mas me lembrei foi do imperador de Roma/Itália Marco Antônio, que disse: Homem, domina a ti mesmo! Pensei ainda em Buda, em Lumbimei/Nepal, ao dizer: Homem, não há adversários! Isso, porque aqui não somos tratados como equipe, mas como verdadeiros adversários.

O outro psicólogo encerrou a conversa, ao perceber que os 15 minutos daquele café já haviam se esgotado. Disse:

- Pois é, amigo, e como disse o maior de todos os sábios, Jesus, em Jerusalém/Israel: Homem, pegue a sua cruz e me siga! Afinal, já acabou o nosso tempo do café. Ou você está querendo ouvir mais um berreiro, na próxima reunião? (risos).

E você, tem visto algum empresário agindo assim, nestes tempos de escassez de dinheiro no mercado?

UMA BOA LEITURA!


O editor GP escreve mais uma crônica: COMO DÓI A PARTIDA DE ALGUÉM DE TÃO POUCA FALA


Mais da Gazeta

Colunistas