Acervo de Notícias

07/04/2016 - AS ÚLTIMAS DA PREFEITURA

Facebook Twitter Google

AS ÚLTIMAS DA PREFEITURA

PARA SABER AGORA O VALOR DO IPTU 2018

A prefeitura lançou um simulador que informa aos contribuintes, de forma antecipada, uma prévia dos valores do IPTU 2018. Basta acessar a página inicial, clicar no banner  alaranjado do simulador e digitar no topo da tela o CNPJ ou CPF do proprietário do imóvel, bem como o número de inscrição que consta na guia impressa do IPTU. O secretário de gestão fazendária chamou a atenção também para que os contribuintes observem a mensagem que informa que os valores do IPTU 2018 Simulado podem sofrer pequenas variações e que a guia poderá ser quitada à vista com 10% de desconto ou de forma parcelada em até nove vezes. O IPTU é o imposto mais importante para a administração municipal. Afinal, é com ele que a prefeitura realiza obras, mantém os serviços essenciais e traz mais qualidade de vida para a população. 

SAÚDE EM LIMAS 

Com o objetivo de alertar e estimular a saúde entre crianças e adolescentes, foi realizado entre os dias 6 e 8 de novembro, na Escola Municipal Conceição Maria Moreira, no povoado de Limas, o curso Saúde na Infância e Adolescência, resultado de uma parceria firmada entre a prefeitura, por meio da secretaria de educação, e o Senar Minas. As aulas ministradas pela instrutora Solange Regina Pinto Palmeira abordaram temas como mudanças físicas e psicológicas, transição da infância para a vida adulta, conflitos de gerações, influências da internet, transtornos alimentares, violência e drogas. Veja o que disse a diretora da escola, Valéria Ferreira, à reportagem GP.

“Nessa fase, os alunos precisam ter mais contato com sua saúde e saber se prevenir das principais doenças que afetam essa faixa etária, além de estimular o cuidado com o corpo e o respeito pelo outro”, diz Valéria.

SERVIDORES SÃO SERVIDOS

Centenas de servidores públicos municipais e seus familiares participaram no dia 3 de novembro de uma festa preparada pela prefeitura para comemorar o dia dedicado a eles. Realizada no parque de exposições, as crianças puderam se divertir no pula-pula e os adultos colocaram a conversa em dia. Foram servidos churrasco, feijão tropeiro, arroz, refrigerante e cerveja. Teve também shows ao vivo e sorteio de brindes. A festa deste ano foi organizada pelo gerente da Vigilância Sanitária, Wander da Silva Rodrigues, e pelo motorista da prefeitura, Francisco Carlos Duarte, o popular Seu Chico, que faturou a disputada estatueta do Garra Profissional, no setor do Funcionário Padrão.

ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

A exploração do trabalho infantil foi tema, em meados de outubro, do primeiro seminário realizado pela prefeitura em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social - Sedese. O evento teve como objetivo evidenciar e debater os impactos do trabalho precoce na vida de crianças e adolescentes, além de discutir e traçar estratégias para combater essa realidade. De acordo com Elvira Cosendey, servidora do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, o trabalho infantil continua sendo uma realidade, também em Pará de Minas. Trabalhadores dos setores da assistência social e da educação, autoridades e representantes locais participaram do evento. 

ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

A secretaria de assistência e desenvolvimento social promoveu, no fim de outubro, um encontro com coordenadores, orientadores, assistentes sociais, psicólogos que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Na capacitação, foram tratados temas relacionados à sexualidade, abuso e exploração sexual. A pauta contribuiu muito para a organização e preparação do material a ser utilizado em ações do Sistema Único da Assistência Social, neste mês. 

50% DA CIDADE PRECISA RESPONDER PESQUISA

A Cohab – Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais prorrogou o prazo da Pesquisa de Demanda Habitacional que está realizando em Pará de Minas até o dia 20 de novembro. O objetivo do levantamento é identificar o perfil das pessoas interessadas em adquirir imóveis residenciais de forma financiada e, assim, analisar a viabilidade da construção das moradias. Porém, para que Pará de Minas receba esse benefício é preciso que pelo menos cinquenta por cento da população participe da pesquisa. A responsabilidade desse levantamento é da Cohab. A prefeitura está apenas intermediando o contato dessa estatal com a comunidade. Para participar da pesquisa, o interessado deve preencher o formulário já disponível no link portal.parademinas.mg.gov.br/pesquisahabitacional. Quem não tiver acesso à internet, poderá comparecer a um dos Cras, Creas ou ao Centro Pop, portando CPF e RG. Uma equipe dessa secretaria está pronta para ajudar.

1ª EDIÇÃO DO PRAÇA EM MOVIMENTO

Com o intuito de proporcionar à comunidade um dia especial, a prefeitura promoveu a primeira edição do Praça em Movimento, no dia 29 de outubro, na praça Simão Pedro, no bairro São Pedro. Neste evento da prefeitura foram realizados prestação de serviços de saúde, de assistência social, além de atividades culturais e artísticas. Assim, froam realizados sorteios, pintura de rosto, passeio na carreta da alegria, brinquedos infláveis, testes de leishmaniose em cães, atendimentos socioassistenciais, e aulas de yoga e forró para a terceira idade. Também foram divulgadas informações de combate a dengue e recolhidos produtos recicláveis, por meio do projeto Ecoponto. Moradores dos bairros vizinhos, como JK, Novo Horizonte, Esplanada, Grão-Pará, Califórnia e União também participaram do evento. 

60 CHACREAMENTOS LEGALIZADOS

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Habitação e Urbanismo, realizou em outubro um minicurso sobre regularização de imóveis. O auditório maior da Fapam ficou lotado de funcionários públicos, prefeitos, vereadores e profissionais do Direito. O prefeito, Elias Diniz, participou e disse à reportagem GP que Pará de Minas saiu na frente e já está beneficiando a população com a nova legislação. Afinal, essa regularização fundiária é o meio menos oneroso, mais amplo e eficiente para legalizar as ocupações clandestinas. E assim, o trabalho de regularização teve início na comunidade de Limas do Pará/MG, onde mais de sessenta moradores de um chacreamento irregular poderão, enfim, ter a documentação de seus imóveis legalizados.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL MAIS RÁPIDO 

A prefeitura será responsável pelo licenciamento ambiental na cidade, após ter firmado o compromisso, durante reunião realizada na sede do governo de Minas, em Belo Horizonte. O secretário estadual do setor, Jairo José Isaac, recebeu o prefeito, Elias Diniz, e o vice, Zezé Porfírio, para a assinatura do convênio. Também participaram da reunião o procurador Júlio Oliveira, o gerente da Arsap, Frederico Amaral, o presidente do Codema, Felipe Milton e o gerente da secretaria de meio ambiente e agronegócio, Roberto Goebel. Portanto, a cidade agora tem autonomia para emitir licenciamento ambiental, independentemente do Estado. A expectativa é de que o tempo para a concessão desse licenciamento seja diminuído, já que, o prazo, atualmente, pode chegar a três anos.

FESTA NA INAUGURAÇÃO DA ESCADA

A prefeitura inaugurou no dia 1º de outubro a escada do Campo de Futebol Antônio Soares o campo do Ajax do São Pedro. A administração municipal atendeu ao pedido que era feito, há anos, por torcedores, atletas e moradores da região e o clube, em parceria com a prefeitura, fez uma festa para entregar a obra. As fanfarras das Escolas Estaduais Nossa Senhora Auxiliadora e Professor Wilson de Melo Guimarães se apresentaram na cerimônia. Descerraram a placa inaugural o prefeito Elias Diniz, seu vice, Zezé Porfírio, o secretário Paulo Duarte, o presidente da Liga Desportiva, Eugênio Mansur, o assessor do deputado estadual Inácio Franco, Délio Alves, o presidente do Ajax, José Carlos e o homenageado Antônio Soares, mais conhecido como Tim Tonho.

CONTRA A EVASÃO ESCOLAR

A evasão escolar é um dos principais desafios da educação no atual cenário brasileiro. Buscando alternativas para enfrentar esse problema, a prefeitura, por meio da secretaria de Eeucação, criou uma equipe intersetorial, formada por vários segmentos do município, que realizará busca ativa dos alunos que estão fora das escolas, a partir do ano que vem. Para isso, foi disponibilizada a Busca Ativa Escolar, uma plataforma gratuita que ajudará os municípios a combaterem a exclusão escolar. O aplicativo foi desenvolvido pelo Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância, em parceria com a Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Congemas –Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social e Instituto TIM. A intenção é apoiar na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

MAIS QUALIDADE NAS MESAS DOS PATAFUFOS

A prefeitura lançou o Selo de Inspeção Municipal – SIM, cuja criação do serviço de fiscalização e certificação sanitária era uma das reivindicações mais antigas dos empresários do setor de produtos alimentícios de origem animal. Cinco empresas já estão certificadas com o SIM e prontas para comercializar legalmente os produtos. Outros vinte empresários estão em fase de certificação. Com o selo, a prefeitura garantirá a qualidade dos alimentos desse tipo vendidos no município. O deputado Inácio Franco foi um dos que atuaram junto à administração municipal para a conquista do serviço de inspeção. 

CAPACITAÇÃO PARA GESTORES

A prefeitura, por meio da secretaria de assistência e desenvolvimento social e da mesma secretaria de Estado – Sedese / Regional de Divinópolis/MG no fim de outubro, em Pará de Minas, a Capacitação Microrregional sobre Normas e Aplicações no Âmbito Suas - Sistema Único de Assistência Social. O evento contou com a participação dos secretários de assistência social de municípios vizinhos. Com o tema Administração Financeira e Orçamentária, o objetivo do evento era orientar gestores do Suas. A palestra foi ministrada por Amanda Cristina Bento Braga, da Sedese.

Veja agora o que disse o secretário local da pasta, Vilson Antônio dos Santos, à reportagem GP.

“Pará de Minas foi escolhida para sediar essa capacitação que foi muito importante para aperfeiçoar os gestores, além de abrir as portas para profissionais de outras cidades”, acredita Vilson. 

ESCOLA COMEMORA BODAS DE PRATA

Fundada em novembro de 1992, a Escola Municipal Dona Cotinha comemorou no dia 24 de outubro, no teatro municipal, 25 anos de fundação. Vários números artísticos foram apresentados para os pais, alunos, professores, funcionários da escola e convidados que se emocionaram. Fora isso, trabalhos artísticos dos alunos foram expostos no foyer do teatro. Atualmente, a Dona Cotinha atende 1.188 alunos, em três turnos, do primeiro ao nono ano, e emprega 95 servidores. A escola oferece também o Eja – Educação de Jovens e Adultos. No encerramento, o diretor da escola, Thiago Reginaldo Lemos, recebeu uma homenagem dos funcionários e ex-funcionários da entidade. 

O QUE O PREFEITO FOI FAZER NO PARANÁ?

O prefeito Elias Diniz, participou do III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCEPR). O evento aconteceu em Curitiba/PR, no mês de outubro. Elias, que também é vice-presidente de educação da Frente Nacional de Prefeitos foi um dos palestrantes e falou sobre as metas do PNE – Plano Nacional de Educação. Além da educação, os participantes do Congresso também discutiram temas como contabilidade e orçamento público, saúde, controle interno e infraestrutura. Além disso, foram debatidos também assuntos relacionados a objetivos do desenvolvimento sustentável, desenvolvimento regional, segurança pública, política pública baseada em evidências e uso de indicadores.

170 PARÁ-MINENSES VOLTAM A ENXERGAR

Finalmente, a prefeitura vai zerar nesta cidade a demanda por cirurgias de catarata. Os procedimentos já foram feitos no Hospital Santa Terezinha, em Mateus Leme/MG que é credenciado pelo Ministério da Saúde e foi contratado por Pará de Minas. Depois de mais de um ano de espera, mais de cento e setenta pessoas voltaram a enxergar normalmente. A catarata é uma doença que pode ser congênita ou adquirida ao longo da vida. A causa mais comum é o envelhecimento de uma parte do olho chamada cristalino. São exemplos de sintomas: sensação de visão embaçada, alteração contínua do grau dos óculos, maior sensibilidade à luz e a sensação de que as cores estão desbotadas. O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia. 

PASSEATA ESCOLAR NO SERRA VERDE 

A Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles, bairro Serra Verde, uma das vencedoras do Concurso de Projetos Práticos Ambientais de 2017, por meio da apresentação do projeto Alumen, realizou, no último dia 28, uma passeata sobre conscientização ambiental com a participação de mais de cem alunos. O objetivo da ação, que teve o apoio da Polícia Militar, foi divulgar o projeto para a comunidade do bairro. A diretora de escola, Isabel Cristina da Silva, ressaltou sobre a importância desse projeto para que os alunos preservem o meio ambiente e difundam suas práticas em seus familiares e amigos. Vários sacos de lixo com garrafas pet, latas de alumínio, plásticos, materiais descartáveis e outros objetos inservíveis foram retirados das ruas do bairro. Esse concurso está relacionado ao projeto Agentes Ambientais Mirins que já formou mais de seis mil estudantes. Em 2017, só na rede municipal de ensino, mais seiscentos e trinta e três alunos de quatorze escolas participaram do projeto. Crianças das redes estadual e particular também têm sido capacitadas para cuidar do meio ambiente, totalizando mil e cem alunos formados por ano. A prefeitura, por meio da secretaria de educação, se preocupa em formar cidadãos mais conscientes sobre a importância da preservação ambiental.

PELO FIM DO MOSQUITO DA DENGUE

Durante todo o ano, a prefeitura, através da secretaria de saúde vem realizando ações, visando a eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypti, causador de várias doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. Dias atrás, o Departamento de Vigilância em Saúde ministrou uma capacitação para cerca de sessenta agentes com o objetivo de alterar alguns itens no preenchimento dos boletins que registram o número de visitas, a quantidade de inseticida utilizada e os focos registrados do mosquito. De acordo com Adilson Batista, gerente de endemias, a capacitação surgiu a partir de uma solicitação da Regional de Saúde. Essa ação ajudará no controle dos focos do mosquito por parte dos agentes e permitirá que a equipe de Endemias aja de maneira pontual no combate ao Aedes Aegypti.

CIDADE TEM NOVO DELEGADO REGIONAL

Em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal, tomou posse neste mês o novo Delegado Regional da Polícia Civil de Pará de Minas, João Henrique Furtado, através do chefe adjunto da Polícia Civil de Minas Gerais, Raimundo Nonato Gonçalves. Diversas autoridades municipais prestigiaram como o prefeito Elias Diniz e o deputado estadual Inácio Franco, além de vereadores e secretários municipais. Um dos projetos da Polícia Civil, em parceria com a prefeitura, é a criação de uma unidade do Instituto Médico Legal na cidade. Veja o que o novo delegado disse.

“Nós já nos reunimos com o prefeito Elias Diniz e demais prefeitos que compõe a área de atuação da regional. Planejamos fazer um consórcio entre os municípios e buscar emendas parlamentares para que possamos construir a unidade que será um grande avanço para Pará de Minas”, vislumbra João Henrique.

NUNCA É TARDE PARA PARAR DE FUMAR 

A prefeitura, por meio da secretaria de sáude realizou nas Unidades de Atenção Primária à Saúde o programa nacional do Tabagismo que tem o objetivo de mudar o comportamento e crenças que levam um indivíduo a fumar, além de trabalhar habilidades para o enfrentamento de situações que o levam à recaída. Durante o programa foram abordados assuntos com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e educadores físicos. O tratamento, que acontece durante o período de doze meses, inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa. As ações educativas, legislativas e econômicas desenvolvidas no Brasil vêm gerando uma diminuição da aceitação social do tabagismo, fazendo com que um número cada vez maior de pessoas queira parar de fumar. Neste ano, o grupo de tabagismo já foi realizado nas seguintes unidades de saúde: * PSF Caic; * PSF Providência/Vila Maria; *  PSF Seringueiras; * PSF Walter Martins; * PSF Grão Pará; * PSF Dom Bosco; * PSF São Cristóvão/Redentor; * PSF João Paulo; * e PSF São Pedro.

ANIVERSÁRIO APAGADO DA CIDADE

A prefeitura realizou no dia 20 de setembro, na praça Padre José Pereira Coelho, sessão cívica em comemoração os 158 anos de emancipação político-administrativa do município. A cerimônia festiva começou com os hasteamentos das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Pará de Minas, pelo prefeito, Elias Diniz, pelo deputado Inácio Franco e pelo presidente da câmara, Mário Justino da Silva, respectivamente. O hasteamento foi acompanhado pelos hinos nacional e de Pará de Minas, executados pela Banda de Música Lira Santa Cecília, sob a regência do impecável maestro Fernando Stringuetta. Também estiveram presentes vereadores, secretários municipais, educadores, diretoras e alunos do Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria e Colégio Técnico São Francisco. O orador oficial foi o próprio prefeito que parabenizou o povo pará-minense e ressaltou sobre a importância do trabalho em união por uma cidade melhor. Veja.

“Ninguém faz nada sozinho! Temos uma economia muito forte, uma cultura rica e um povo que sempre deve ser respeitado. Estamos trabalhando todos os dias para dar o que a população merece: qualidade de vida, saúde e segurança”, garante Elias.

O evento também teve a participação da Banda de Música Caic, da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães, sob a regência do maestro Márcio Heleno Pereira, e do Grupo de Teatro Tatu Bola, da Escola Municipal Dona Cotinha, com a esquete A Criança e a Escola, dirigida por Rony Morais que, mais uma vez, concorre no dia 11 de novembro, à estatueta do Garra Profissional, no setor da Arte e Cultura.

CURSO DE ARTESANATO

A prefeitura, por meio da secretaria de assistência e desenvolvimento social, entregou os certificados de conclusão de curso de Artesanato do Programa Móvel Sesi/Senai/Fiemg, em parceria com a Pif Paf Alimentos. O secretário da pasta, Vilson Antônio dos Santos, ressaltou sobre a parceria com as empresas envolvidas. Confira.

“Essas parcerias são muito importantes para o município, porque elas nos ajudam a oferecer à população uma outra fonte de renda e emprego. Com certeza, traremos mais cursos para qualificar essas pessoas”, diz o secretário.

Cerca de setenta alunos receberam os certificados dos cursos de Patch Apliquê, Boneca de Eva e Cartonagem.

OFICINA TERAPÊUTICA ACEITA DOAÇÕES|

Para melhorar a qualidade de vida da população, com mais alegria e bem-estar, a prefeitura, por meio da secretaria de saúde, tem realizado toda 4ª feira, das 13 às 15H, no PSF da parte baixa do bairro Santos Dumont uma oficina terapêutica. A oficina oferece aulas de crochê, pintura em tecido, tricô, macramê e fuxico. O projeto aceita qualquer pessoa que queira passar seus ensinamentos para os usuários do programa e trocar conhecimento para gerar cumplicidade de aprendizado. Todo o material para a oficina é adquirido por meio de doações e os trabalhos realizados ficam em posse das pessoas que os confeccionou. Por falar nisso, O PSF do bairro Santos Dumont, que funciona na praça Alfredo Leite Xavier, aceita doações de restos de lã, tinta, linhas e retalhos.

BELEZA E SAÚDE NO CRAS

A 5ª edição do Dia Assistencial e Varal Solidário foi repleta de brincadeiras, dicas de beleza e orientações sobre saúde. O evento, promovido pela prefeitura, por meio da secretaria de assistência e desenvolvimento social, foi realizado na própria sede do Cras José Ferreira de Abreu, na rua Major Fidélis, 136, Centro. Os participantes tiveram acesso aos serviços de corte de cabelo, escova e esmaltação, oferecidos pelo Instituto Embelleze. Nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf - também ensinaram algumas dicas e receitas para uma alimentação mais saudável. Os socioeducandos do projeto AABB Comunidade participaram de brincadeiras e prestigiaram o show de Júnior Silva. A iniciativa fez parte da programação em comemoração aos 158 anos de Pará de Minas e teve como principal objetivo mostrar para a população os trabalhos realizados pelo Cras.

OFICINA TERAPÊUTICA ACEITA DOAÇÕES

Para melhorar a qualidade de vida da população, com mais alegria e bem-estar, a prefeitura, por meio da secretaria de saúde, tem realizado toda 4ª feira, das 13 às 15H, no PSF da parte baixa do bairro Santos Dumont uma oficina terapêutica. A oficina oferece aulas de crochê, pintura em tecido, tricô, macramê e fuxico. O projeto aceita qualquer pessoa que queira passar seus ensinamentos para os usuários do programa e trocar conhecimento para gerar cumplicidade de aprendizado. Todo o material para a oficina é adquirido por meio de doações e os trabalhos realizados ficam em posse das pessoas que os confeccionou. Por falar nisso, O PSF do bairro Santos Dumont, que funciona na praça Alfredo Leite Xavier, aceita doações de restos de lã, tinta, linhas e retalhos.

PATROCINENSES VISITAM A CIDADE

Com o objetivo de conhecer a aplicação e o desenvolvimento do Marco Regulatório da Sociedade Civil, os projetos e programas desenvolvidos pela secretaria de assistência e desenvolvimento social, profissionais de Patrocínio/MG visitaram Pará de Minas. Na ocasião, foram recebidos pelo secretário Vilson Antônio dos Santos o secretário de desenvolvimento social dessa cidade localizada no Triângulo Mineiro, Isaac Luiz Ferreira, acompanhado do advogado da procuradoria jurídica, Lucas Eduardo Silva Ferreira, da presidente do conselho de assistência social, Janilse Cristina Martins Silva, e da secretária executiva do mesmo conselho, além do conselho dos direitos da criança e adolescente.

COHAB PRORROGA PRAZO PARA PESQUISA HABITACIONAL

Em agosto, a Cohab – Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais iniciou uma pesquisa de demanda habitacional no município. O objetivo é identificar o perfil das pessoas interessadas em adquirir imóveis residenciais de forma financiada e, assim, analisar a viabilidade da construção das moradias. Apesar de o preenchimento não representar a inscrição em um programa de financiamentos, é importante que todos participem, para que o Estado considere as necessidades de Pará de Minas em um eventual programa habitacional no Município. Para isso, o prazo foi estendido para o dia 29 de setembro. Para participar da pesquisa, o interessado deverá preencher o formulário já disponível no link: portal.parademinas.mg.gov.br/pesquisahabitacional. Quem não tiver acesso à internet, poderá comparecer a um dos CRAS, CREAS ou ao Centro Pop, portando CPF e RG. Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está pronta para ajudar.

BENEFICIÁRIOS JÁ PODEM SOLICITAR KIT PARA SINAL DIGITAL

Com o objetivo de melhorar a qualidade de som e imagem dos televisores, até 2018 todos os canais de tv vão mudar para o sinal digital. Para receber os conteúdos em alta definição, é preciso de uma TV mais moderna ou um conversor, em caso de aparelhos mais antigos. Em Pará de Minas, o desligamento do sinal analógico será feito em 2023. Para os beneficiários de programas sociais, o Governo Federal lançou o Kit Gratuito de TV Digital, uma oportunidade de obter o seu conversor digital de forma totalmente grátis. Como explica Larissa Tainara Mendonça, Gestora do Programa Bolsa Família no município, as famílias cadastradas já podem solicitar seus kits. “Beneficiários de todos os programas sociais do governo terão direito ao kit para receber o sinal digital. Lembrando que esses usuários precisam estar ativos nos programas”, alertou Larissa. Os próprios beneficiários podem solicitar os kits pelo site sejadigital.com ou na Central de atendimento através do número 147. A ligação é gratuita.

UPA 24 HORAS: REFERÊNCIA REGIONAL

A UPA 24 horas de Pará de Minas se tornou referência regional na prestação de serviços de saúde. Por isso, a Secretária Municipal de Saúde de Bom Despacho, Neide Braga, esteve na cidade no dia 31 de agosto. Ela e sua equipe vieram conhecer o trabalho desenvolvido na unidade pela Prefeitura de Pará de Minas. O objetivo da administração municipal da cidade vizinha é transformar o pronto atendimento em uma UPA. “Nós tivemos a indicação da UPA de Pará de Minas como referência na Regional de Saúde de Divinópolis. Nesta visita tivemos a oportunidade de conhecer o funcionamento e o fluxo da unidade. Pará de Minas servirá como exemplo para Bom Despacho”, disse a Secretária que também elogiou a estrutura e o trabalho dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento. “Achei tudo muito organizado, separado e definido. Gostei muito da estrutura”, completou. Para Giane Pinheiro, Diretora da UPA 24 horas, a unidade é mesmo exemplo para toda a região, tanto é que foi indicada pela Regional de Saúde para receber a visita da equipe de Bom Despacho. A UPA de Pará de Minas foi inaugurada há quase dois meses e desde então tem uma administração voltada para a humanização do atendimento e para a implantação de protocolos de trabalho diferenciados. 

SESSÃO CÍVICA REALIZADA NO PROVIDÊNCIA

Em comemoração à semana da pátria, mais uma sessão cívica foi realizada pela prefeitura de Pará de Minas, por meio da secretaria municipal de educação. O evento aconteceu no dia 5 de setembro, na praça em frente à matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Providência. Várias pessoas compareceram ao local e acompanharam o hasteamento das bandeiras feito pelo prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, pelo comandante da 19ª companhia independente da PM de Pará de Minas, Tenente Coronel Costa Júnior e pelo Presidente da OAB, doutor Djalma Fulgêncio Filho. O hasteamento das bandeiras foi acompanhado pelos hinos Nacional, de Pará de Minas e pelo hino da Independência, executados pela Banda Musical Estudantil CAIC, da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães, sob a regência do maestro Márcio Heleno Pereira. Além da Banda, abrilhantaram a sessão cívica o Grupo de Percussão da Escola Municipal Orosina Cecílio Mendonça. A oradora oficial do dia foi a aluna Luana Thaynara Ferreira, da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães, ela falou da importância de lutarmos por um país mais justo e sem preconceitos. Logo após o seu discurso, o Prefeito Elias Diniz reforçou a fala da aluna dizendo que todos nós somos responsáveis por um país melhor. O Prefeito lembrou ainda que dia 5 de setembro é comemorado o dia da Amazônia e que todos devemos lutar para que esse patrimônio brasileiro não seja destruído.

JUNTOS EM PROL DA CIDADE OZANAN

A
prefeitura vai direcionar quarenta mil reais para a Cidade Ozanan, através de
uma devolução de parte do repasse que o município faz à câmara municipal. Para
tanto, os vereadores apoiaram a decisão por unanimidade, após ouvir, na
tribuna, o apelo do presidente da entidade, José Silva, que expôs a necessidade
financeira dessa instituição que hoje abriga sessenta idosos. O prefeito, por
sua vez, disse à reportagem GP que a parceria entre a prefeitura, câmara e Cidade
Ozanan não vai parar por aí, uma vez que, em breve, a câmara vai aprovar um projeto
de lei para possibilitar a realização de um convênio para ceder profissionais
de saúde e assistência social para complementar os serviços prestados aos
idosos.

DROGAS: PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

Realizada
mais uma Roda de Conversa com os alunos da Escola Municipal Professora Amélia
Guimarães – Caic, no alto do bairro Recanto da Lagoa. O objetivo foi levar
informações aos alunos e discutir estratégias de prevenção ao uso e abuso do
álcool e outras drogas. Os convidados, dessa vez, foram os jovens Daniel de
Faria e Nélson Marzagão que deram seus depoimentos e destacaram a importância
da família e da escola na formação dos jovens. A professora Renata Hanke,
coordenadora do projeto Girassol, informou à reportagem GP que trabalha na
prevenção e conscientização contra o uso de drogas com os alunos do 6º ao 9º
ano dessa escola, através de histórias em quadrinhos, cartilhas, palestras,
rodas de conversas e pesquisas científicas para enriquecer o tema. Frisou ainda
que a escola fica em uma área considerada vulnerável ao uso de drogas e as famílias
precisam de ajuda, informação e conscientização.

CURSO DE COSTUREIRO EM ESCOLA MÓVEL

Em
mais uma parceria firmada entre a escola móvel Sesi/Senai, a Pif Paf Alimentos
e a prefeitura, a secretaria de assistência e desenvolvimento social oferecerá
à população o curso de Costureiro do Vestuário Assistente, nos dias 25 e 26 de
setembro, na escola móvel que será instalada na praça Torquato de Almeida.Os interessados deverão ter idade
mínima de 16 anos, apresentar RG ou certidão de nascimento, CPF ou declaração
da Receita Federal e comprovante de endereço, água, luz ou telefone dos últimos
quatro meses. Os menores de 18 anos terão de levar o responsável por ele para assinar
o documento de inscrição, além de cópia do RG para ser anexado aos documentos
do aluno. Vagas limitadas.










* Inscrições no Cras Central, na rua Major
Fidélis, 136, Centro, até o dia 14 de setembro.

VERBA SÓ PARA 1/3 DA OBRA

A prefeitura realizou na câmara municipal uma Audiência Pública para discutir o projeto de revitalização da rua Benedito Valadares, mais conhecida como Rua Direita. Políticos, comerciantes da citada rua, vários moradores e imprensa estiveram na audiência.  A verba de mais de dois milhões e trezentos mil reais, vinda do Governo Federal, através do deputado da terra, Eduardo Barbosa, já está disponível para dar início à execução da obra. Antes, porém, foi detectada a necessidade de readequação do projeto que não incluía o aumento da capacidade da rede pluvial. Outro problema que dificultou o início das obras foi o recapeamento do asfalto feita nessa via, no ano passado que reduziu, ainda mais, a altura do meio-fio, prejudicando o escoamento das águas das chuvas. Para fazer tudo isso, orçamento chegaria a cerca de doze milhões de reais. Então, a obra precisou ser dividida em três etapas: 1ª) Da praça Padre José Pereira Coelho à rua Dr. Higino; 2ª) da rua Dr. Higino até a rua do Rosário; e 3ª) da rua do Rosário até o fim desta importante via da cidade. Com a verba disponível, será possível realizar somente a 1ª etapa que inclui também a revitalização da calçada do entorno da praça. 

NOVA ESCOLA FICARÁ PRONTA EM MARÇO

Juntamente com o presidente da Fiemg, Olavo Machado, o prefeito Elias Diniz acompanhou o ritmo acelerado da nova unidade da escola do Sesi/Senai, no bairro Senador Valadares (antigo shopping de Aurélio Guerra) que foi adquirido pela prefeitura e doado à Fiemg. Pronta, a nova unidade terá capacidade para atender a cerca de 1.200 alunos e a prefeitura já sonha que ela venha a abrigar também cursos de engenharia da Universidade Federal de Viçosa/MG. A obra de quase 10.000M² receberá um investimento total de R$ 16 milhões e a expectativa é que ela fique pronta até março de 2018.

PERFIL E POSTURA DOS EDUCADORES

A Postura Ideal do Professor e A Gestão do Tempo foram os temas das palestras realizadas pelo professor e pedagogo Emiliano de Castro Nunes, de Ponte Nova/MG, para aproximadamente trezentos educadores da rede municipal de ensino, no dia 2 de agosto, na Fapam. 

CRIADOURO DE PERNILONGOS

A prefeitura retirou todo o entulho, terra, lixo e pedaços de madeira acumulados na calha do córrego Água Limpa por uma questão muito simples: a saúde pública. Isso, porque um trecho desse córrego transformou-se em um verdadeiro criadouro de pernilongos. Incontáveis larvas do inseto estavam acumuladas naquela água que de limpa não tem absolutamente nada. 

DUAS INICIATIVAS BEM BOLADAS

O pólo da Uaitec de Pará de Minas, em parceria com a secretaria de assistência e desenvolvimento social, realizou 1ª Maratona Assistencial Uaitec em Benefício da Cidade Ozanan com o objetivo foi arrecadar fraldas geriátricas para os cinqüenta e nove idosos de lá. A demanda da entidade é de cerca de cento e oitenta fraldas geriátricas por dia.

“Se fôssemos comprar essa quantidade de fraldas, iríamos gastar R$ 5.500,00 por mês, dinheiro que a entidade não dispõe. Por isso dependemos tanto dessas doações”, conta José da Silva, presidente da entidade. 

A mesma secretaria, juntamente com o Instituto Embelleze, realizou no mesmo local o Dia Assistencial, proporcionando um dia de beleza aos idosos para trabalhar a autoestima dos idosos. Para Maísa Leitão, terapeuta ocupacional na Cidade Ozanan, ações como essa ajudam os idosos a se sentirem reinseridos na sociedade. 

PROJETO LOCAL EM CONGRESSO INTERNACIONAL 

O II Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Previne foi realizado em Florianópolis/SC, quando, coordenado pelo Comad, o Projeto Girassol - A Viagem do Bem foi selecionado entre dezenas de trabalhos e apresentado como Projeto de Intervenção: Experiências no Campo da Prevenção. Em 2016, esse projfeot foi desenvolvido na Escola Municipal Dona Cotinha e neste ano, está sendo executado na Escola Municipal Professora Amélia Guimarães e na Escola Estadual Avany Villena Diniz. Pará de Minas esteve representado pela presidente do Comad, Neide Maria de Almeida e pelo psicólogo do CRE – Centro de Referência em Educação, Ivanilson Eleutério. O objetivo do evento foi impulsionar debates, articular pesquisas e subsidiar políticas públicas que fortaleçam a cidadania, os laços sociais e as redes comunitárias e de serviços, bases para uma sociedade com menos violência.

HORTALIÇAS DE ENCHER OS OLHOS

A Horta Comunitária do Bairro Prefeito Walter Martins, implantada no mês passado, teve a sua 1ª colheita realizada com participação de alunas da Escola Municipal Professor Pedro Moreira Mendonça, recentemente inaugurada. No local foram plantadas cinco mil mudas de hortaliças como couve, alface, almeirão e espinafre. Dez por cento da produção será destinado a entidades filantrópicas da cidade, bem como para o Hospital Nossa Senhora da Conceição.

APRENDENDO A GERENCIAR 

O Sindicato Rural, por meio do Senar, em parceria com a prefeitura e o polo da Uaitec, realizou na Uaitec um curso de Gestão de Pessoas com carga horária de vinte e quatro horas e direcionado a profissionais do setor do agronegócio. Afinal, o agronegócio movimenta a maior parte da economia patafufa. O curso teve a participação de dezessete alunos, entre eles representantes da Unidade Produtiva de Alimentos, formada por moradores do bairro Walter Martins, além de gerentes de fazendas e produtores rurais.

ESPORTE E ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS

O Clube de Desbravadores Columbia destinou oito cestas de alimentos não perecíveis à secretaria de assistência e desenvolvimento social, arrecadados durante uma Rua de Lazer e uma Corrida e Caminhada beneficentes, realizadas no bairro Santos Dumont. O secretário Vilson Antônio dos Santos disse à reportagem GP que elas serão enviadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, através de pessoas cadastradas no Cras.

PREFEITO SOLTA O VERBO NAS CONFERÊNCIAS

O auditório do sindicato rural recebeu, no último dia 27, a I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde e a X Conferência Municipal de Saúde. Esses eventos, promovidos pela prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, foram uma oportunidade para profissionais, gestores e usuários do setor, refletirem sobre a questionável saúde pública local. Veja o que disse à reportagem GP Flávio Medina, presidente do conselho.

 “A população, por meio de seus representantes, teve a oportunidade de opinar, reorganizar e de aprimorar as diretrizes para a composição do Plano Municipal de Saúde que tem vigência de 2018 até 2021.” As conferências tiveram o objetivo de avaliar a gestão do Sus municipal e propor condições de acesso à saúde, além de eleger os delegados para a I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde. Debates, palestras e grupos de trabalho fizeram parte da programação que se estendeu por todo o dia. O 1º tema apresentado foi a Judicialização no Sistema Único de Saúde e o palestrante foi o Promotor de Justiça da Comarca de Lagoa da Prata/MG, Luiz Augusto de Rezende Pena.

LIMITES E IRRESPONSABILIDADES – Já o prefeito Elias Diniz, que acompanhou a palestra, disse que “precisamos dar o apoio à população, mas o município tem limites. O que cabe à prefeitura tem sido feito, mas os governos estadual e federal redirecionam as responsabilidades para o município e não vêm cumprindo a parte deles”.

DESASSOREAMENTO E GABIÃO NO PACIÊNCIA

A prefeitura está realizando o desassoreamento do trecho do ribeirão Paciência que fica entre a rua Raimundo Menezes, no bairro São Luís, e o açude do Roncador, no Dom Bosco. O objetivo é prevenir problemas de alagamento, comuns no período chuvoso, e acabar com os pernilongos que infestaram a cidade, nas últimas semanas. A reportagem GP falou com Elias Diniz. Fique por dentro.

“O acúmulo de lixo no leito do ribeirão Paciência formou pequenas lagoas que alteram o fluxo de água e dificultam o trabalho da equipe de Vigilância Sanitária que não consegue solucionar o problema. Diante disso, nós envolvemos parcerias com a Arsap, Águas de Pará de Minas, prefeitura e Ministério Público para desassorear do ribeirão Paciência,” explica o prefeito.

Outra frente de trabalho fica no trecho do mesmo ribeirão, na rua Doutor Higino, atrás da escola de artes, onde está sendo construído um gabião para transportar terra, esterco, etc. De acordo com Elias Diniz, a estrutura tem o objetivo de diminuir os problemas causados pela erosão e evitar o comprometimento da rua. Outro problema comum, que tem piorado demais a má situação do ribeirão, é o acúmulo de lixo em suas margens e no leito. 

PARTICIPE DESTA JORNADA

Pará de Minas está participando, mais uma vez, da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, evento promovido pelo Iepha – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, em sua 6ª edição. Neste ano, ela traz o tema Outros Olhares Sobre o Patrimônio Cultural e está sendo realizado desde o dia 5 com encerramento no dia 24. Sobre assunto, veja o que disse à reportagem GP o assessor da secretaria de cultura e comunicação institucional, José Roberto Pereira.

“É uma ação realizada de dois em dois anos, por meio de uma parceria entre a prefeitura, o governo de Estado e o Iepha e o objetivo é dar um novo olhar ao patrimônio do município, destacando nossos bens. Esta cidade, que tem inúmeras representações do patrimônio cultural, será representada por bens tombados e registrados como a Banda de Música Lira Santa Cecília, a Casa de Cultura, a Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica e o Museu Histórico e o Ofício das Biscoteiras,” diz Zé Roberto, como ele é mais conhecido o assessor. 

EM TORNO DE 6.500 PESSOAS ASSISTIDAS

A prefeitura inaugurou, no último dia 20, o Cras Augusto de Oliveira Duarte, um Centro de Referência em Assistência Social construído no bairro Prefeito Walter Martins. O evento contou com as presenças do deputado estadual Inácio Franco, prefeito Elias Diniz, vice-prefeito Zezé Porfírio, vereadores, secretários municipais, familiares do homenageado e a comunidade dos cinco bairros. Porém, esse Cras vai atender também as comunidades do Residencial Cecília Meireles, Padre Libério, Residencial Xavier Capanema e São Paulo, totalizando cerca de seis mil e quinhentos moradores. O objetivo da prefeitura, ao inaugurar esse Cras é estar próximo de algumas comunidades que mais precisam dos serviços de assistência social. O equipamento público representa o investimento na proteção das famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. O trabalho preventivo da equipe da secretaria de assistência e desenvolvimento social valoriza o potencial das famílias e garante a elas seus direitos. O presidente da Associação Comunitária dos bairros Padre Libério, Walter Martins, Capanema e Cecília Meireles, Rafael Lopes, disse que a inauguração do Cras acabou com um transtorno que fazia parte da rotina dos moradores. Além disso, a prefeitura inaugurou a horta comunitária do bairro Walter Martins, erguida ao lado da Unidade Produtiva de Alimentos, e que tem uma proposta que vai além do cultivo de hortaliças. Isso, porque ali também serão cultivadas plantas medicinais, projeto-piloto para toda a cidade. Padre Geraldo Gabriel e pastor Roberto Kennedy abençoaram as instalações. Em seguida, houve uma apresentação de sócioeducandos do Promaf, AABB Comunidade e Banda de Música Lira Santa Cecília. 

CIDADE RECEBE ENCONTRO DA CONFRARIA DO ÔNIBUS 

Pará de Minas foi a cidade escolhida para receber, no último dia 29, no estacionamento da Escola Estadual Fernando Otávio, o 3º Encontro da Confraria do Ônibus, evento anual que reúne veículos clássicos. A secretaria de cultura e comunicação institucional abraçou o evento para ressaltar a história da cidade no setor de transporte de passageiros. Cerca de 30 ônibus e outros veículos antigos que fizeram parte das estradas brasileiras nas últimas décadas, estiveram expostos. A reportagem GP conversou com Bruno Freitas, um dos organizadores do evento.

“A Confraria do Ônibus surgiu com um grupo de amigos entusiastas, além de profissionais do setor do transporte de passageiros. A ideia é levar essa exposição para uma cidade diferentes a cada ano, difundindo a cultura do antigomobilismo e a história do transporte”, explica Bruno.

COLÔNIA DE FÉRIAS GRATUITA

Este período de férias, que começou no último dia 17, tem sido bem mais tranquilo para as famílias que precisam das creches e CMEIs da prefeitura para deixar os filhos, enquanto trabalham. Isso, porque neste ano as unidades de educação infantil municipais não ficaram fechadas nas últimas duas semanas deste mês de férias, como acontecia antes. Para tanto, a prefeitura criou um projeto que vai promover atividades lúdicas e de lazer, sem conteúdo pedagógico, para as crianças de zero a três anos, durante esse período de férias escolares. Será uma oportunidade para os pequenos alunos da rede municipal participarem de momentos de socialização e de contato com a cultura e o lazer. Basta fazer inscrição. Durante essa colônia de férias, professores e profissionais de outras áreas têm estado à disposição das famílias, cujos alunos estão matriculados, das 7H às 17H. 

REUNIÕES E PROMESSAS

A prefeitura tem realizado encontros para ouvir as comunidades de Matinha/MG, bairros São Pedro, Grão Pará, JK, Califórnia e União e apresentar propostas da administração para essas regiões. Entre as ações há promessas de asfaltamento de ruas e estradas, calçamento, construção de rotatória, prevenção na área da saúde, construção de  academias ao ar livre, além de praças, melhorar a iluminação das ruas, construção de um novo Centro de Convivência dos Idosos melhorar a prestação de serviços dos Correios.

16.400 VEÍCULOS AINDA DEVEM IMPOSTOS

O governo de Minas Gerais lançou um plano que oferece condições facilitadas para pagamento de impostos atrasados. Entre eles, ICMS, IPVA, TRLAV e ITCD. O chamado Novo Regularize tem o objetivo de reduzir ações tributárias na justiça, permitindo que os débitos sejam quitados em condições especiais com opção de parcelamento ou pagamento à vista. A redução de juros e multas pode chegar a 100%. Para ser beneficiado, o contribuinte deve aderir ao Plano de Regularização de Créditos Tributários, através da internet. Os interessados devem ficar atentos aos prazos finais para adesão que variam de acordo com o tributo. Veja: * 31 de agosto para o ICMS; * 2 de outubro para ITCD; * e 31 de outubro para IPVA e taxas. O Plano de Regularização foi elaborado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) e contempla os débitos tributários, formalizados ou não, junto ao Fisco Estadual, incluindo aqueles inscritos em dívida ativa, vencidos até 31 de dezembro 2016 – com exceção do ITCD (débitos vencidos até 30/04/2017) e casos especiais de ICMS. O Plano abrange os seguintes débitos: * ICMS; * ITCD; * IPVA; * TRLAV; * TFRM; * taxas de incêndio, florestal e de fiscalização judiciária; * CGO; * e TGO. A legislação determina que 50% da receita do IPVA arrecadada pelo Estado sejam repassados aos municípios. Por isso, a importância do imposto para a cidade. Em Pará de Minas, mais de 16.400 veículos ainda estão em débito, o que representa quase R$ 6 milhões que os governos, municipal e estadual, ainda não arrecadaram.

SEMINÁRIO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORAS

Educadoras
da rede municipal de ensino local participaram, recentemente, do seminário E se
Falta a Palavra, Qual Comunicação, Qual Linguagem?, realizado pela Rede Sarah
de Hospitais de Reabilitação. O evento abordou o trabalho de Comunicação
Alternativa com crianças que apresentam alterações motoras, proporcionando um
dia de aprendizado e oportunidade de ampliar o conhecimento. A professora do Centro
Municipal de Educação Infantil Padre Hernani José Ferreira, Karina Lara,
ressaltou sobre a importância de participar de eventos como esses. Veja.

“Atualmente,
são oferecidos vários temas com o objetivo de alcançar o professor que lida
diretamente com o paciente. O seminário é uma interlocução com a escola que, a
partir do entendimento do diagnóstico, deve focar no trabalho, utilizando os
diversos recursos disponíveis”, explica Karina.

As
professoras também tiveram contato com materiais confeccionados pela
instituição que são utilizados com os pacientes.

CIDADE JÁ TEM 7 MIL AGENTES AMBIENTAIS
MIRINS

Mais
810 crianças estão prontas para ser defensoras do meio ambiente e espalhar para
todos os cantos da cidade sobre a importância da preservação. Isso, porque elas
se formaram no Projeto Agentes Ambientais Mirins, através das secretarias de educação
e agronegócio, desenvolvimento rural e meio ambiente, em parceria com a Águas
de Pará de Minas, Fapam, Superintendência Regional de Ensino, Lamil e Ama Pangeia.
A formatura foi realizada no Colégio Berllar Sagrado Coração de Maria e reuniu
as 21 turmas do projeto que envolve as escolas das redes municipal, estadual e
particular. Esse programa, criado em 2011, já formou, aproximadamente, sete mil
estudantes. O objetivo é desenvolver a compreensão e a conscientização da importância
de se preservar o meio ambiente e formar cidadãos engajados na defesa das
riquezas naturais. A importância da preservação é trabalhada de uma forma
lúdica diferente, nas salas de aula. Os estudantes que escreveram as três
melhores redações ganharam, cada um, uma bicicleta. Confira quem são eles: Laura
Padilha, da EE Clóvis Salgado, Jean de Souza Andrade, da EE Dona Cotinha, e
Stella Lemos, da EE Frei Concórdio.

NOVO ENDEREÇO

A
secretaria de desenvolvimento urbano, uma das mais importantes da administração
municipal, já que é, através de sua equipe, que se torna possível conseguir
verbas estaduais e federais, está funcionando em um novo espaço. Agora, a
secretaria está atendendo no imóvel que foi reformado e fica anexo ao prédio
principal da prefeitura (fundos).

ONDE FORAM PARAR OS EMPREGOS?

O
cenário econômico atual do país não tem sido favorável para a população que
enfrenta uma forte crise no mercado de trabalho. Para amenizar essa situação,
em breve, a Comissão Municipal do Trabalho de Emprego e Renda começará suas
atividades em Pará de Minas. O ponto de partida já foi dado com a realização de
uma 1ª reunião dos conselheiros, na Casa dos Conselhos, quando foram apresentados
os novos membros da comissão. Participaram da reunião representantes patronais
da Ascipam, do sindicato rural, dos sindicatos da construção civil, dos trabalhadores
rurais e dos servidores públicos O poder público foi representado por
servidores das secretarias de educação, de assistência e desenvolvimento social
e de gestão pública. O objetivo, urgente por sinal, é criar ações para gerar
emprego e capacitar profissionais em Pará de Minas.

TRANSPORTE TEM DE SER SEGURO



















O
setor de trânsito da prefeitura realizou vistorias nas vans de transporte
escolar para atestar a segurança dos veículos que prestam o serviço particular
e também nos que são contratados pela secretaria de educação.Ao todo foram vistoriados 95 vans. Funcionários
da prefeitura verificaram todos os itens obrigatórios nesses veículos e se eles
estão dentro dos padrões exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro. Após a vistoria,
os veículos que estavam corretos, receberam selos adesivos colados no
para-brisa com validade de um semestre. Duas vezes por ano, a prefeitura
realiza essa vistoria em todos os veículos de transporte de passageiros que
prestam serviço na cidade. Ou seja, não apenas no transporte escolar, como
também nos táxis, mototáxis e ônibus do transporte coletivo.

ESTUDAR ENGENHARIA EM SAIR DA CIDADE?

Em breve, Pará de Minas deverá ter cursos superiores na área de engenharia (agroindústria e aeronáutica), através de uma extensão da Universidade Federal de Viçosa, já que a prefeitura está buscando parceiros para colocar essa projeto em prática. A proposta já foi feita à reitoria da UFV que sinalizou positivamente e o prefeito Elias Diniz já teve uma reunião com o presidente da Fiemg, Olavo Machado, em Belo Horizonte, que se comprometeu a apoiar a parceria entre o Executivo local e a universidade. Inicialmente, as aulas deverão ser ministradas à noite, nos seguintes locais: Escola Estadual Fernando Otávio, Senai e aeroporto municipal. Falta agora o Mec destinar os professores para ser realizada a extensão do Campus.

SEMINÁRIO SOBRE CRIANÇAS COM ALTERAÇÕES MOTORAS

Quatorze educadoras da Rede Municipal de Ensino local participaram do Seminário E se Falta a Palavra, Qual Comunicação, Qual Linguagem?, realizado pela Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. O evento abordou o trabalho de Comunicação Alternativa com crianças que apresentam alterações motoras, proporcionando um dia de aprendizado e oportunidade de ampliar o conhecimento. A professora Centro Municipal de Educação Infantil Padre Hernani José Ferreira, Karina Lara, ressaltou sobre a importância de participar de eventos como esse. Atualmente, são oferecidos vários temas com o objetivo de alcançar o professor que lida diretamente com o paciente. O seminário é uma interlocução com a escola que, a partir do entendimento do diagnóstico, deve focar no trabalho, utilizando os diversos recursos disponíveis. As professoras também tiveram contato com materiais confeccionados pela instituição e que são utilizados com os pacientes.

DROGAS NÃO RESOLVEM OS PROBLEMAS DE NINGUÉM

Dando
continuidade aos trabalhos do Projeto Girassol – A Viagem do Bem, no dia 22 de
junho, na Escola Municipal Professora Amélia Guimarães – Caic, em parceria com
o Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas – Comad, foi realizada
uma roda de conversa com Lester Amormino, ex-dependente químico que hoje
trabalha como voluntário na Fazendinha de Recuperação Divina Misericórdia. Em
seu depoimento, Lester, falou sobre as consequências que o uso de álcool e
outras drogas trouxeram à sua vida. Como mensagem aos alunos do 6º e 9º ano
presentes na plateia, Lester afirmou que “a droga não compensa. Dedique seu
tempo aos estudos, aos esportes e desenvolva seu talento. Todos nós nascemos
com talentos que desconhecemos. Não acredite quando disserem a você que as
drogas resolverão seus problemas. É mentira! Não caia nessa e diga não!”

Estiveram
presentes ao encontro os advogados Márcia Flávia Marzagão Albano, representante
da OAB Pará de Minas, Flávio Medina Neto, presidente do Conselho Municipal de
Saúde, Neide Maria de Almeida, presidente do Comad, Glaydston Anderson Felipe,
representando a Secretaria Municipal de Educação, Marluce de Sousa Pinto Coelho,
professores e diretora da escola. Na oportunidade, foi apresentado o desenho
escolhido para representar o Projeto Girassol, logomarca e a mascote Amelinha. Ele
foi criado pelos Roselaine Aparecida dos Santos, Thiago Rodrigues Leite,
Tainara Naiane Teles, Maria Eduarda Machado Pimenta e Thiago Souza Cruz, todos
do 9º ano.

PREFEITO VISITA FAZENDINHA

O
prefeito Elias Diniz visitou, no último dia 26, a Comunidade Terapêutica Maria
Mãe dos Pobres, em Barro Preto. A visita aconteceu logo após a abertura da 3ª
Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas. A reportagem GP
falou com ele. Veja.

“Nosso
objetivo é trabalhar ao lado do Comad – Conselho Municipal de Políticas Sobre
Drogas, na ressocialização dos dependentes químicos, em fase de recuperação. As
casas terapêuticas fazem um trabalho que dá um resultado muito positivo”, garante
Elias.

Na
oportunidade, o prefeito conheceu de perto o trabalho da horta mantida pelos
recuperandos. Ali, ele anunciou que aaquela comunidade terapêutica fará parte
de um novo projeto da prefeitura que vai incentivar o cultivo de plantas
medicinais com a doação de mudas e a construção de um viveiro.

PALESTRAS E DEBATES SOBRE DROGAS

A
programação da 3ª Semad – Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e
Outras Drogas movimentaram Pará de Minas. No dia 27 de junho, aconteceu o 2º
Seminário Regional de Políticas sobre Drogas, no auditório do sindicato rural.
O evento começou com a apresentação da psicóloga e coordenadora do Cersam,
Carla Gomes Ferreira, que falou sobre a rede municipal de serviços. Luiz
Gonzaga Militão, jornalista e coordenador do grupo Amor Exigente de Divinópolis/MG,
foi um dos palestrantes da Semad, falando sobre a família e a dependência química.
O seminário terminou com a palestra Prevenção ao Uso do Álcool e Outras Drogas,
ministrada pelo presidente da comissão de prevenção e combate ao uso de crack e
outras drogas da assembleia legislativa, deputado Antônio Jorge. O seminário
reuniu dezenas de pessoas entre estudantes, trabalhadores do setor de saúde e
assistência social, estudantes, ex-dependentes químicos e autoridades. No dia
28 de junho, a Semad realizou na Fapam uma mesa redonda com o tema Intervenções
e Prevenções Para o Uso de Drogas: Uma Questão de Saúde Pública com a participação
do psicólogo Douglas Félix de Oliveira, do Caps AD, e do professor da Fapam, Celso
Renato Silva. A superintendente de prevenção ao uso nocivo de drogas da
subsecretaria de políticas sobre drogas de Minas Gerais, Fabiane Rodrigues de
Oliveira.

PARCERIAS PARA CUIDAR DO PRÓXIMO


















A
prefeitura reafirmou, no último dia 28, as parcerias com as entidades que
prestam serviço social na cidade. Os representantes das dez parceiras da
secretaria de assistência e desenvolvimento social foram recebidos pelo
prefeito Elias Diniz e pelo secretário da pasta, Vilson Antônio dos Santos. O
município investe, de janeiro até o final do ano, mais de R$ 1 milhão e 800 mil
de verbas próprias e federais, só em convênios com entidades do setor da
assistência social. O prefeito fez questão de lembrar a importância desta
parceria para a cidade. A Cidade Ozanan, uma das entidades filantrópicas de
maior credibilidade do município, é parceira da prefeitura no trabalho de
cuidado aos idosos. Ela receberá este ano mais de R$ 213 mil. A Apae de Pará de
Minas, referência nacional no atendimento a pessoas com deficiência física e
intelectual, também é beneficiada por um convênio firmado com a prefeitura. Em
2017, essa entidade vai receber mais de R$ 380 mil. 

VACINAS CONTRA GRIPE ESTÃO NO FIM

A
Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou apenas mais 400 doses da vacina e,
nesta fase final da campanha, pessoas de todas as idades, a partir dos seis
meses de vida, podem ser imunizadas. As doses já estão disponíveis na
Policlínica, diairamente, das 7H30 às 15H30. Essa vacina oferecida
gratuitamente pela prefeitura protege contra três subtipos do vírus da gripe: *
A/H1N1; * A/H3N2; * e Influenza B. Pará de Minas atingiu a meta da campanha no
dia 30 de maio, vacinando 90% do público-alvo. Ou seja: * crianças de seis
meses a menos de cinco anos de idade; * mães de recém-nascidos que tenham feito
parto há menos de 45 dias; * gestantes; * trabalhadores da área da saúde; *
funcionários do sistema prisional e detentos; * pessoas acima de 60 anos; * e professores
das redes pública e privada.

OBRA IMPORTANTE EM TORNEIROS

A
Prefeitura de Pará de Minas vai construir um complexo de lazer, esporte e
educação em Torneiros/MG, onde fica hoje é o campo de futebol, numa área de
aproximadamente 7.000M2. O complexo terá um Centro Municipal de
Educação Infantil, um dos maiores campos de futebol society da região, quadras
poliesportivas e parquinho infantil. A execução da obra desse complexo contará
com o apoio do deputado estadual Inácio Franco e do federal Diego Andrade, que
estiveram em Torneiros, acompanhados do prefeito Elias Diniz.

BALANÇO DO 5º SEMEIA

Terminou
no dia 12 de junho, a V Semana Municipal de Meio Ambiente – Semeia, quando diversas
ações de conscientização foram realizadas, desde a abertura no dia 5, com
participação de estudantes. Confira, através deste balanço: * Implantação de
projetos de revitalização de áreas públicas, através do plantio de mudas; * o
Ecoponto, montado na praça Padre José Pereira Coelho, acolheu descartes de lixo
eletrônico, de forma correta; * Durante a semana foram recolhidas mais de três
toneladas de materiais; * Na Escola Estadual Ademar de Melo, houve a
implantação de projeto de compostagem e horta escolar; * Na Escola Estadual
Professor Wilson de Melo Guimarães, alunos fizeram uma exposição de objetos
feitos com materiais recicláveis; uma blitz informativa foi realizada por
escoteiros do 69º Grupo Escoteiro José Ildeu Gramiscelli, na praça Melo Viana e
Ponte Grande; * e a ambientalista Sônia Naime fez palestra sobre usos e
possibilidades para o Córrego Água Limpa.

É DE PEQUENINO QUE SE TORCE O PEPINO

No
dia 9 de junho, o Conselho Municipal de Políticas sobre

Veja também


 1 2 3 4 5 6 Fim