Acervo de Notícias

14/11/2019 - Sindijori/MG

Facebook Twitter Google

Sindijori/MG

SERVIDORES PARALISADOS

Servidores aderiram, no último dia 6, à Paralisação Estadual da Educação em Minas Gerais. Alguns atos públicos, além da suspensão parcial e integral das atividades em algumas escolas estaduais, estão previstos para ocorrer durante a mobilização. A paralisação na cidade está sendo organizada pelo Sind-UTE - Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais. O sindicato estimou que 20 escolas ficaram totalmente paralisadas e outras 5 tiveram uma adesão parcial, impactando aproximadamente 5 mil alunos de Uberlândia. Já o Estado informou que até o meio da tarde 91% das escolas estaduais tiveram funcionamento normal ou parcial. DIÁRIO DE UBERLÂNDIA/MG.

EMPRESÁRIOS FAZEM INTERCÂMBIO

Promover uma interação entre empresários e recuperandos e, ainda assim, despertar no olhar de quem empreende a importância da reinserção social. Essa é a proposta do Café na Apac – Associação de Proteção e Assistência ao Condenado. O evento faz parte do programa Próximos Passos, promovido pelo Sebrae Minas, em parceria com entidades do poder público e da sociedade civil. A atividade tem como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos nas Apacs e promover a inclusão dos recuperandos, por meio da sensibilização de empresários da região. Para a analista do Sebrae Minas, Fabiana Schimitz, o evento propõe um intercâmbio entre a classe empresarial e a Apac, com o intuito de promover a reinserção social dos recuperandos. DIÁRIO DE CARATINGA/MG.

CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA

Nos próximos meses, a campanha contra a Violência Infanto juvenil abordará diversos espectros da negligência e violência contra crianças e adolescentes. A iniciativa parte do trabalho em conjunto com o Centro de Formação Profissional Júlio Dário e o Conselho Comunitário de Segurança Pública, com incentivo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, apoio da prefeitura, Centro Universitário do Planalto de Araxá, Ministério Público, Imprensa, Polícia Militar e Civil, TJMG e Agenda Comum Intersetorial. O objetivo é de prevenir, orientar e informar sobre a prevenção e combate a todo tipo de violência infanto-juvenil. CORREIO DE ARAXÁ/MG.

CASA DA MULHER BRASILEIRA

Uberaba pode ser contemplada com unidade da Casa da Mulher Brasileira - centro de atendimento do governo federal especializado no atendimento à mulher em situação de violência doméstica. A informação é da presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Angela Dib. A Casa é um projeto da SNPM - Secretaria Nacional de Política para Mulheres, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O recurso deverá vir de emenda parlamentar do deputado federal Franco Cartafina, por meio do programa da SNPM. Vale frisar que o programa inicia no ano que vem e que, por isso, ainda é cedo para chancelar a ideia. JORNAL DE UBERABA/MG.

CIRURGIAS SUSPENSAS POR FALTA DE ROUPAS

A falta de roupas e enxovais comprometeu a realização de cirurgias no Hospital Regional Doutor João Penido. De acordo com a diretora do SindSaúde-MG - Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais, Lenir Romani, os procedimentos cirúrgicos foram cancelados e não há previsão de quando a situação vai ser regularizada. O número de procedimentos afetados, entretanto, não foi informado. Em nota, a Fhemig - Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, gestora do hospital, reconheceu a situação, mas não explicou, contudo, o motivo da falta de enxovais utilizados no centro cirúrgico da unidade. TRIBUNA DE MINAS - Juiz de Fora/MG.

FAMÍLIAS POBRES PULA DE 1.072 PARA 4.024 275%

O número de famílias que vivem em situação de extrema pobreza na cidade conhecida como Princesinha do Oeste aumentou assustadoramente no último ano. De acordo com dados da Secretaria de Assistência Social, mais de 4 mil famílias estão cadastradas no município como em situação de extrema pobreza", ou seja, quando a renda per capita mensal não ultrapassa R$ 85 por pessoa. As estatísticas apresentam um aumento considerável se comparadas com o ano passado. Segundo os dados da secretaria, entre 2016 e 2017, 1.072 famílias viviam em situação de extrema pobreza. O número saltou para 4.024 neste ano (275%). Para se ter ideia da gravidade e do avanço da situação, em 2013, pouco mais de 100 famílias enfrentavam esse cenário. JORNAL AGORA - Divinópolis/MG.

16 CIDADES PODEM DEIXAR DE SER MUNICÍPIOS

Os municípios mineiros de Augusto de Lima, Berizal, Campo Azul, Catuti, Glaucilândia, Guaraciama, Josenópolis, Juramento, Lagoa dos Patos, Miravânia, Ponto Chique, Santa Cruz de Salinas, Santa Fé de Minas, São João da Lagoa, São João do Pacui e Serranópolis de Minas, no norte do Estado, correm risco de serem extintos, com base no projeto que o governo federal apresentou ao Congresso Nacional, para ajustar as contas públicas da União, estados e municípios, com o apelo de assim promover a retomada do crescimento do país. Chamado Plano Mais Brasil, o pacote inclui 3 propostas de emenda à Constituição (PEC) e foi levado ao Senado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. GAZETA NORTE MINEIRA - Montes Claros/MG.

Secretaria desmente surto

A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha, através do Setor de Epidemiologia, desmentiu que esteja ocorrendo surto de Meningite na cidade. Segundo a secretaria, “no mês de outubro, ocorreram dois óbitos confirmados para meningite. Em ambos os casos o atendimento foi rápido, onde os pacientes receberam os atendimentos necessários, porém apesar de todo o atendimento prestados, infelizmente os pacientes evoluíram a óbito”, informou em nota. “Diante da ocorrência dos casos, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde adotou medidas profiláticas, de prevenção e controle da doença, junto aos familiares e locais frequentados de forma contínua pelos pacientes”, continua a nota. CORREIO DO SUL – Varginha/MG.

Triplica o número de feriados prolongados

O ano de 2020 vai ter nove feriados prolongados para os moradores de Uberlândia, mais que o triplo que em 2019. A maior parte é de datas comemorativas nacionais, sendo seis delas. Outros três feriados municipais vão poder estender a folga dos trabalhadores locais. A quantidade de feriados é vista pelos setores de comércio, indústria e serviços de maneiras diferentes, quase sempre negativa, em decorrência dos potenciais prejuízos gerados. O calendário de Uberlândia, divulgado no dia 24 de outubro por meio do Diário Oficial do Município, também prevê seis datas com pontos facultativos para o funcionalismo municipal. DIÁRIO DE UBERLÂNDIA/MG.

Lei municipal garante acolhimento familiar

Uberaba vai passar a contar com mais um serviço que visa ao bem-estar de crianças e adolescentes. O Família Acolhedora garante que crianças com até 12 anos e adolescentes com até 18 anos possam ser acolhidos por famílias “temporárias”. A votação do projeto foi aprovada por unanimidade. O projeto propõe a colocação destas crianças e jovens no convívio familiar e é tratado como uma medida protetiva provisória e excepcional, por determinação da autoridade judiciária competente, por meio da guia de acolhimento, conforme preconiza o Eca - Estatuto da Criança e do Adolescente. JORNAL DA MANHÃ - Uberaba/MG.

Associação para fomentar turismo

Os municípios do Norte de Minas participaram de reunião organizada pela Fecitur - Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, quando aproveitaram para criar a Associação dos Gestores Municipais de Turismo do Norte de Minas, a ser empossada no dia 13, durante encontro em Grão Mogol. A iniciativa é do turismólogo montes-clarense Ítalo Bichara, que é funcionário do Ministério do Turismo e está fazendo diagnostico sobre o fomento da atividade turística na região. Ele anunciou a criação do Observatório do Turismo do Norte de Minas. A criação da Associação dos Gestores, segundo Ítalo Bichara, é uma forma de unir todos dirigentes municipais para incrementar o turismo no Norte de Minas. GAZETA NORTE MINEIRA - Montes Claros/MG.

Renova apresenta dados sobre indenizações

A Fundação Renova esclarece que destinou, até 31 de agosto, R$ 1,84 bilhão em indenizações e auxílios financeiros emergenciais para cerca de 320 mil pessoas. Foram pagas 9.120 indenizações e 1.905 antecipações de indenização em razão dos danos gerais sofridos, alcançando mais de 31 mil pessoas. Das propostas apresentadas, 98,6% foram aceitas. A Fundação também indenizou mais de 264 mil pessoas por danos decorrentes da suspensão temporária, por mais de 24 horas ininterruptas, no abastecimento de água. A partir da entrega dos dossiês produzidos pela Cáritas, assessoria técnica que apoia os atingidos, as famílias de Mariana estão negociando as indenizações por danos materiais e dano moral. PORTAL DA CIDADE - Mariana/MG.

Universidade recebe prêmio internacional

A Universidade Federal de São João del-Rei foi premiada pela empresa Web of Science Group, como a instituição brasileira com maior impacto de pesquisa nas áreas de ciências exatas e da natureza no mundo. A UFSJ recebeu nota 2,53 em relatório elaborado pela Clarivate Analitycs. Nenhuma outra instituição obteve nota superior a 2 neste quesito. A pesquisa ainda analisou outras áreas de conhecimento. No resultado geral a UFSJ ficou em segundo lugar com 1,54. A nota média global foi 1. É critério para essas pontuações, as citações das produções da UFSJ por outros cientistas internacionalmente, o que mensura o valor desses números. De acordo com a pesquisa, 15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira. GAZETA DE SÃO JOÃO DEL REI/MG.

Cresce o consumo de água

O consumo de água em Juiz de Fora está elevado. De acordo com levantamento da Cesama, entre janeiro e setembro deste ano, cada habitante utilizou, em média, 161,8 litros de água diariamente. Para se ter ideia, o valor é 47% superior ao preconizado como essencial pela OMS - Organização Mundial da Saúde, que são 110 litros, e acima do registrado em anos anteriores. Em 2018, por exemplo, a população consumiu, em média diária, 156,8 litros de água, 3% a menos que o registrado atualmente. Na verdade, de acordo com a companhia de abastecimento, os juiz-foranos voltaram ao hábito de consumo no mesmo patamar de 2013, ano que antecedeu a crise hídrica que causou desabastecimento no Sudeste do país em 2014 e 2015. TRIBUNA DE MINAS - Juiz de Fora/MG.

PM recebe chamados por aplicativos

A PM em Uberlândia testa na região oeste da cidade o uso de aplicativos de troca de mensagens para atendimento à população em sete bases móveis da corporação. O atendimento não substitui o acionamento de emergência via 190, mas tem o objetivo de aproximar o patrulhamento da população. A depender do resultado, o trabalho vai poder ser ampliado para o restante da cidade. A princípio, moradores de 45 bairros da área do 32º Batalhão da PM, além das equipes da Patrulha Rural do setor, vão contar com o serviço. Policiais instalados nas bases é que vão atender às solicitações em dois aplicativos, o WhatsApp e o Telegram. DIÁRIO DE UBERLÂNDIA/MG.

Monitoramento de seca pode ser melhorado

A seca que afeta o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha vai passar a ser melhor monitorada: as técnicas do Instituto Mineiro de Gestão das Águas participam, desde setembro, de oficinas mensais promovidas pela Agência Nacional de Águas e pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, voltadas à formação de novos autores para o Mapa Monitor de Secas. Ao final do treinamento, Minas vai ter condições de se tornar um dos cinco estados do país, junto de Bahia, Ceará, Pernambuco e Espírito Santo, responsáveis pelo mapeamento regular e periódico da situação de seca em toda região Nordeste e parte do Sudeste brasileiro. Durante o treinamento são abordados diversos temas como: monitoramento e indicadores de seca de curto e longo prazos. GAZETA NORTE MINEIRA/MG.

Reduzido o índice de infestação de dengue

O Departamento de Epidemiologia e Estatística divulgou a situação epidemiológica das arboviroses e o IIP - Índice de Infestação Predial no município de Caratinga. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) em Caratinga, realizado entre os dias 14 a 16 de outubro/2019 registrou o IIP de 0,8%. Conforme o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.O maior índice de infestação larvária por Aedes foi registrado no seguinte grupo estrato/bairros: Monte Verde, Cooperativa, Limoeiro, Morro Caratinga, Nossa Senhora Aparecida, Bela Vista e São José. DIÁRIO DE CARATINGA/MG.

Início das oficinas de leitura do Plano Diretor

Mariana deu mais um passo importante para a revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade, com o início da realização das Oficinas de Leitura Comunitária, uma série de encontros públicos que vão acontecer na sede e nos distritos. As reuniões são abertas a toda a população e visam construir um diagnóstico comunitário sobre a realidade da sede e dos distritos a partir da visão das comunidades. Durante as oficinas, os participantes vão falar o que observam, pensam e sentem a respeito de diversos aspectos da realidade do município: meio ambiente, saneamento, desenvolvimento socioeconômico, crescimento da cidade, centros e centralidades, habitação, mobilidade, patrimônio cultural e ambiental. JORNAL PONTO FINAL – Mariana/MG.

Bombeiros homenageiam vítimas

Os bombeiros militares estiveram presentes para prestigiar a exposição fotográfica Da Lama ao Caos: as tragédias de Mariana e Brumadinho, em cartaz no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Os militares puderam contar suas experiências durante a ocorrência de Brumadinho. Os bombeiros salientaram a importância da mostra como forma de homenagear as vítimas, além dos visitantes terem a oportunidade de acompanhar a dimensão dos impactos. Os militares se reuniram em frente ao museu e prestaram continência em homenagem às vítimas e às famílias daqueles que sofreram e sofrem com as tragédias. A exposição fotográfica teve início no dia 16 de outubro e segue até 15 de novembro. A mostra pode ser visitada durante o horário de funcionamento do Museu Histórico e Geográfico. A Folha Regional - Muzambinho/MG.

Pesquisa estuda abelha e processo de polinização

As abelhas estão em extinção no Brasil. Segundo o Greenpace, entre dezembro do ano passado e março deste ano, mais de meio bilhão de abelhas foram encontradas mortas em todo o País, principalmente devido ao uso de agrotóxicos. A extinção desses e de outros animais afeta diretamente a polinização e a agricultura alimentícia brasileira. Conhecer como esse processo se dá contribui diretamente com a conservação dos insetos e das plantas. É o que pensa equipe de alunos do curso de Eletrônica do Cefet/MG campus Araxá. DIÁRIO DE ARAXÁ/MG.

Prefeito tem que comprovar repasse

O TCE-MG - Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, numa decisão assinada pelo Relator Conselheiro Wanderley Ávila, deu prazo de 15 dias a contar da publicação da decisão no Diário Oficial de Contas, sob pena de aplicação de multa de R$ 7 mil, nos termos do art. 315 do Ritcemg e do art. 85, III, da Lei Complementar estadual nº 102/2008, para que o Prefeito Municipal de Teófilo Otoni, Daniel Batista Sucupira comprove a regularização do valor do repasse duodecimal à Câmara Municipal, que deverá ser doravante, de R$ 651.320,11. DIÁRIO TRIBUNA - Teófilo Otoni/MG.

Audiência debaterá atrasos nos voos

A rotina de atrasos em vôos da companhia Azul no Aeroporto Regional do Vale do Aço levou a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais interceder em favor dos usuários do serviço na região. Uma audiência pública foi aprovada para debater uma solução. Comparando com outros aeroportos regionais de Minas Gerais, como de Montes Claros e Uberlândia, apurou-se que os atrasos mais demorados desta companhia em Minas ocorreram no aeroporto do Vale do Aço. Em Montes Claros, as decolagens e aterrissagens atrasaram em 21,8% dos voos. Em Uberlândia 15,2% dos voos atrasaram. Já no Vale do Aço esse número é de quase 30% dos voos. DIÁRIO DO AÇO - Ipatinga/MG.

Câmara aprova coleiras inseticidas

Requerimento que prevê a colocação gratuita e maciça da coleira Scalibor (com inseticida) nos cães de rua de Montes Claros, com vistas a prevenir a Leishmaniose visceral, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. “É melhor espantar o mosquito do que sacrificar o cão ou remediar um paciente. Acredito que a combinação das ações de castração, colocação de coleiras e vacinação possa reduzir a quantidade de Leishmaniose em Montes Claros”, afirmou o vereador Fábio Neves, autor do requerimento. Ele reforça que os cães não são os vilões. JORNAL O NORTE - Montes Claros/MG.

Saguão recebe a exposição 12 Guerreiras

A população que passa pelo saguão do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba se encantou com a mostra A verdadeira felicidade, do Grupo 12 Guerreiras, em parceria com a Unimed. Exibida no local sob iniciativa da Secretaria de Administração, por meio da Superintendência de Gestão Estratégica de Pessoas, a exposição foi composta por fotos de Francis Prado e textos de Rose Dutra. Rodrigo Vieira, secretário de administração, declara que a iniciativa junto ao Grupo 12 Guerreiras visa a destacar o Outubro Rosa sob uma visão de garra, esperança e força feminina. JORNAL DE UBERABA/MG.

Acima da média do BPC

Atualmente, Formiga possui 1580 pessoas que são assistidas pelo Governo Federal, por meio do BPC - Benefício de Prestação Continuada. De acordo com a equipe gestora do Cadastro Único, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, 1440 beneficiários estão inseridos no CadÚnico, o que representa 91% dos cidadãos beneficiados. Desta maneira, Formiga está acima da média estadual, que é 89%. Desde a publicação do decreto 8.805/2016, que define a inclusão dos beneficiários do BPC no Cadastro Único do Governo Federal, a equipe gestora desenvolve atividades de monitoramento e busca ativa para a inclusão das pessoas beneficiadas. JORNAL NOVA IMPRENSA - Formiga/MG.

Doadores de Sangue terão prioridade

A Câmara Municipal de Leopoldina aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 19/2019 que dispõe sobre o atendimento prioritário aos doadores de sangue em todas as repartições públicas, hospitais, bancos, clínicas, casas lotéricas, locais de atendimento ao público e de eventos em todo o território do município de Leopoldina. De autoria da vereadora Kélvia Raquel, a proposição determina que o atendimento prioritário em hospitais deve respeitar os protocolos já existentes, no que diz respeito a atendimento de urgência. O doador vai fazer valer o seu direito após esse enquadramento, ou vai poder usá-lo em atendimento interno, como secretaria. JORNAL LEOPOLDINENSE - Leopoldina/MG.

Racionamento de água

Há quase 100 dias sem chuvas constantes no estado, Mariana vive momentos de dificuldades em seu fornecimento de água à população. Além da escassez hídrica, problemas estruturais e alto consumo têm contribuído de forma preocupante com a falta de abastecimento em alguns pontos da cidade. Desse modo, para que todos tenham a possibilidade de ter abastecimento de forma mais equilibrada (levando em consideração a infraestrutura de cada sistema de distribuição), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana realiza o fornecimento de água de forma alternada em todos os pontos da cidade até que o nível das captações volte ao normal e que a disponibilidade de água seja recuperada. PORTAL DA CIDADE - Mariana/MG.

Cidades mais inteligentes

Aconteceu em São Paulo, nos dias 17 e 18 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, a 5ª edição do Connected Smart Cities, evento que mapeia as cidades com o objetivo de definir aquelas com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A abertura do evento foi marcada pela divulgação do Ranking Connected Smart Cities 2019, apresentado pelo diretor de marketing da Urban Systems e pesquisador responsável pelo Ranking CSC, Willian Rigon. Ouro Preto figura entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, alcançando a colocação de 92º lugar, com 30,625 pontos. Em primeiro lugar o ranking aponta a cidade de Campinas/SP, com 38,977 pontos. JORNAL VOZ ATIVA - Ouro Preto/MG.

Conjunto poderá ser tombado

O conjunto arquitetônico da Epamig pode ser tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O local já foi tombado pelo município, em 2006. A partir dessa ação, a documentação reunida pela equipe da Fundação Cultural na época também foi encaminhada ao Iphan que realizou uma visita técnica ao patrimônio. De acordo com o analista de Patrimônio Cultural do Instituto João Paulo Martins, a visita foi para dar andamento aos estudos para instrução desse processo de tombamento. “O processo de tombamento feito pelo município e encaminhado para o Instituto está muito bem instruído. Tive a oportunidade de falar sobre isso com o pessoal da Fundação, com os próprios técnicos e gestores da fazenda que nós visitamos. Não tem como dar um parecer agora”. JORNAL DE UBERABA/MG.

Censo experimental

A coleta domiciliar do Censo Experimental começou em Poços de Caldas, que vai concentrar os testes de questionário e de toda infraestrutura necessária para o Censo Demográfico 2020. Cerca de 180 recenseadores visitarão todos os mais de 60 mil domicílios da cidade até 2 de dezembro. O ensaio geral também será realizado em outros sete estados, mas com foco na avaliação da coleta em condomínios de alta renda, aglomerados subnormais, moradias improvisadas, terras quilombolas e indígenas, e domicílios com pessoas que não falam português. JORNAL DA CIDADE - Poços de Caldas/MG.

Hospital consegue alvará

A Visa - Vigilância Sanitária Estadual deu parecer favorável para emissão do alvará sanitário para o Hospital de Januária. A notícia foi dada após inspeção feita pelos técnicos da Visa e pelo promotor de Justiça Leandro Pereira Barboza, novo coordenador Regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde da Macro Região Sanitária Norte, para verificação do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado no início deste ano após uma série de problemas enfrentados pelo hospital. Naquele período, o então promotor de Justiça de Januária, Leandro Pereira, em conjunto com a Visa iniciaram uma série de visitas e levantamento das demandas do hospital. GAZETA NORTE MINEIRA - Montes Claros/MG.

Aprovado programa Família Acolhedora

A Câmara Municipal de Divinópolis aprovou o Projeto de Lei de autoria da Prefeitura Municipal, que institui na cidade o serviço de Família Acolhedora, programa de acolhimento familiar temporário de crianças e adolescentes que por algum motivo, especialmente decisão judicial, foram privados do convívio com a família de origem. A proposta, aprovada por 13 votos favoráveis dos vereadores, estabelece ainda, que o serviço vai ficar sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, dentro da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente do Município de Divinópolis. GAZETA DO OESTE – Divinópolis/MG.

Uma das cidades mais seguras

Barbacena registra o percentual de 82% de crimes não violentos, seguidos de 16% de contravenções e 2% de crimes violentos. Os dados foram apresentados pela Polícia Militar, quando a Comissão de Segurança Pública apresentou o balanço das ações da área de segurança na cidade. Os dados, relativos ao período de 1º de janeiro a 25 de setembro de 2019, apontam que Barbacena possui o melhor desempenho entre as 32 maiores cidades de Minas Gerais no que se refere ao índice de crimes violentos entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, ficando, inclusive, abaixo da média estadual. FOLHA DE BARBACENA/MG.

Destaque no desfile da São Clemente

Para o desfile da São Clemente, o enredo do carnavalesco Jorge Silveira destaca a expressão popular Conto do Vigário, que significa passar a perna em alguém, supostamente com origem em Ouro Preto, na antiga e tradicional disputa entre as paróquias do Pilar e a da Conceição pela imagem de Nossa Senhora. Dizem que, no século XVIII, um dos vigários propôs que a santa fosse colocada em um burro entre as duas igrejas, e a imagem ficaria com aquela que o animal escolhesse seguir em direção. Só que o tal vigário já sabia que o animal estava acostumado a trilhar os caminhos do Pilar e, como não podia deixar de ser, o burro seguiu sua querência, deixando os paroquianos de Nossa Senhora da Conceição de mãos vazias. JORNAL VOZ ATIVA - Ouro Preto/MG.

Selo do bicho preguiça

O ECT – Empresa de Correios e Telégrafos lançou em Teófilo Otoni um selo especial com imagem do Bicho Preguiça, como parte das comemorações de lançamento de selos 2019 Riqueza da Fauna Brasileira – cupinzeiro luminoso, bicho preguiça (Preguiça-de-Coleira) e mico leão preto. O lançamento dos selos tem foco na conscientização da fauna silvestre brasileira e traz a cidade de Teófilo Otoni para a história dos Correios do Brasil. A partir desta data, o selo com imagem de animais da fauna brasileira está sendo comercializado em mais de 5.200 municípios do Brasil. DIÁRIO TRIBUNA - Teófilo Otoni/MG.

Nosso bairro está de volta

A comunidade do Campos Elíseos, na região Leste, ganhará o 1º Pomar Urbano da cidade de Poços de Caldas. O local, depois de formado, poderá ser usado totalmente pela população. A novidade, consta do projeto paisagístico do Nosso Bairro Está de Volta, divulgado pela SMSP - Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Naquela região está sendo criada uma nova e grande área de lazer, equipada com brinquedos, academia, pista de caminhada e dispositivos de acessibilidade. JORNAL DA CIDADE - Poços de Caldas/MG.

Presidiários cantam a sua dor

É preciso persistência, disciplina e dedicação para fazer uma apresentação musical sem desafinar. Os mesmos fundamentos são igualmente importantes para aqueles que buscam uma oportunidade para recomeçar. E é justamente com esse espírito que o Festpri - Festival da Canção Prisional, em sua 5ª edição, busca a ressocialização de indivíduos privados de liberdade no estado, com foco na humanização e no estímulo à arte. 14 acautelados participaram da final da Etapa Norte de Minas do Festpri, em Montes Claros. Com canções que falam de arrependimento, confiança, gratidão e fé, os participantes levaram ao público canções de autoria própria. O NORTE - Montes Claros/MG.

Entrevistados 208 pessoas em situação de rua

Levantamento realizado pela Seds - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social sobre moradores em situação de rua em Uberaba entrevistou 208 pessoas, sendo 181 morando na cidade e 27 migrantes e itinerantes. A pesquisa buscou mapear o perfil desta população para garantir a qualidade e continuidade dos serviços orientados através do diagnóstico dos principais espaços ocupados pelo grupo e pelas condições de ocupação. As equipes da Abordagem Social, do Centro Pop - Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua e da Seção de Apoio às ONGs elaboraram questionário para analisar as informações das pessoas residentes em Uberaba. JORNAL DA CIDADE – Uberaba/MG.

134 lava jatos serão fiscalizados

A prefeitura de Uberlândia e o Dmae - Departamento Municipal de Água e Esgoto vão acatar a recomendação do MPE - Ministério Público Estadual e iniciar a fiscalização em 134 lava jatos da cidade. O vice-prefeito e diretor-geral da autarquia, Paulo Sérgio Ferreira, informou na segunda audiência pública do comitê de crise, que uma equipe já está sendo formada para iniciar os trabalhos. Segundo Paulo Sérgio, a força-tarefa com o intuito de garantir o consumo responsável de água na cidade e a legalidade do funcionamento desses estabelecimentos vai contar com servidores das secretarias municipais de Meio e Ambiente e Planejamento Urbano, além do Dmae. DIÁRIO DE UBERLÂNDIA/MG.

Meio ambiente: agora são 99 municípios

Rio Casca e Juatuba são os dois novos municípios que passaram a integrar a lista de 99 cidades mineiras com competência para licenciar e fiscalizar seus empreendimentos, do ponto de vista ambiental. Depois de meses de estruturação interna de pessoal e de sistema, as duas prefeituras assinaram com a Semad - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável a ata de adesão em que assumem a competência para esse trabalho, atualmente realizado em nível estadual, pela secretaria. A assinatura ocorreu no último dia 18 de setembro, em Belo Horizonte, e reuniu prefeitos, técnicos, e o secretário Germano Vieira. A mudança tem como base a Deliberação Normativa nº 213/2017, do Copam - Conselho Estadual de Política Ambiental, que trata do licenciamento municipal. FOLHA REGIONAL - Muzambinho/MG.

Gabinete de crise é criado para a água

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor instaurou um procedimento preliminar para investigar a real situação hídrica de Uberlândia e criar um gabinete de crise para adoção de medidas de consumo responsável de água diante ao extenso período de estiagem. A investigação foi iniciada a partir de uma representação protocolada no MPE - Ministério Público Estadual, pelo professor da UFU - Universidade Federal Uberlândia, Eduardo Macedo de Oliveira, e de reclamações de consumidores que alegaram falta de água no último fim de semana, principalmente na zona leste da cidade. O DMAE - Departamento Municipal de Água e Esgoto informou que a situação é mais crítica do que em 2014. DIÁRIO DE UBERLÂNDIA/MG.

Feira da Empregabilidade

Uma longa fila se formou na porta do Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. É que foi realizada a quarta edição da Feira da Empregabilidade, com participação de 23 grandes empresas de Divinópolis, oferecendo 330 oportunidades, em diversos setores. A feira em 2019 veio com novidades. A reportagem conversou com o diretor de escola da unidade de Divinópolis, Alexandre Carvalho. Ele destacou a importância das oficinas, ministradas pela primeira vez neste ano. “Foi a primeira vez que colocamos a necessidade de os candidatos participarem de uma oficina. Na oportunidade, as pessoas conheceram as empresas e as vagas. Isso nos trouxe uma possibilidade de ter um evento com mais qualidade, mais organizado e candidatos preparados”, avaliou. JORNAL AGORA – Divinópolis/MG.

Programa de reforço escolar atende 2 mil

Mais de 114 mil alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais vão ter a possibilidade de participar de aulas de reforço escolar. A iniciativa, que dura até o final do mês de novembro, vai estar presente em mais de 1.600 escolas em todas as Superintendências Regionais de Ensino. Em Juiz de Fora, 23 instituições vão iniciar o programa e 1.920 estudantes vão ter a possibilidade de participar. Para a secretaria de estado de educação, o objetivo é apoiar alunos que necessitam de auxílio para alavancar seus estudos e recuperar as notas. TRIBUNA DE MINAS - Juiz de Fora/MG.

Fogo consome mais 20 hectares

O fogo que castiga a Serra do Mel, em Montes Claros, consumiu mais 20 hectares de área protegida e tombada pelo Patrimônio Histórico de Montes Claros. Ao todo já são 64 hectares consumidos pelo incêndio. O monitoramento apontou que as chamas ainda resistiam a 300 metros da comunidade de Palmito e a pouco mais de um quilômetro do Parque Estadual da Lapa Grande. A equipe do 7º Batalhão de Bombeiros Militar chegou à Serra do Mel, onde a força dos ventos e o terreno acidentado dificultaram a ação de voluntários da Brigada 1 e brigadistas do Parque Estadual da Lapa Grande. JORNAL O NORTE - Montes Claros/MG.

Arte urbana a céu aberto

Durante o mês de setembro São João Del Rei vai receber novas galerias a céu aberto, em mais uma ação realizada pelo FAUV - Fórum de Arte Urbana das Vertentes. O objetivo do projeto é expor o trabalho de artistas são-joanenses com ênfase na arte urbana. A iniciativa surgiu a partir do 1° Fórum de Arte Urbana, realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, no campus Dom Bosco da UFSJ, com o apoio de estudantes, professores, pesquisadores e artistas de várias regiões. O objetivo do FAUV é ser uma plataforma organizativa que promova a reflexão e a intervenção criativa entre a arte e a cidade. GAZETA DE SÃO JOÃO DEL REI/MG.

Obra de presídio é retomada

Mais 306 vagas devem incrementar o Sistema Prisional mineiro, até o fim do primeiro semestre do próximo ano, com a finalização das obras do Anexo do Presídio de Alfenas, no Sul de Minas. A ordem de serviço para retomada das atividades nos canteiros foi assinada em mais um esforço do Governo de Minas para diminuir a superlotação do sistema prisional – uma realidade em todo o país. O estado conseguiu a liberação dos cerca de R$ 4 milhões necessários para a conclusão das obras que estavam paralisadas desde 2017. Os recursos são oriundos do Ministério da Justiça e do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, com contrapartida do governo estadual. FOLHA REGIONAL - Muzambinho/MG.

ICMS subiu de 33 para R$51 milhões

Apesar das dificuldades econômicas que atormentam os governos federal, estaduais e municipais no Brasil, João Monlevade é uma das raras exceções e não tem muito o que reclamar, a não ser os atrasos nos repasses de recursos pelo Governo de Minas. Sua principal fonte de receita, o ICMS, no entanto, subiu de R$33.727.526,09 em 2006 para R$51.620.100.18 no ano passado (2018), representando um aumento considerável de 53% na receita da prefeitura. Os anos de maior crescimento da receita de ICMS ocorreram no último ano do governo do ex-prefeito Teófilo Torres e no primeiro ano do governo da atual prefeita, Simone Carvalho. A NOTÍCIA REGIONAL - João Monlevade/MG.

Semed elege textos para etapa Olimpíada

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Semed - Secretaria Municipal de Educação divulgou resultados da etapa municipal da 6ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa com o tema Escrevendo o futuro. A fase completou-se entre 4 e 5 de setembro. A comissão julgadora do CRPE - Centro de Referência dos Profissionais da Educação selecionou textos que vão representar o município na etapa estadual. O governo municipal participa da Olimpíada da Língua Portuguesa 2019 para escolas de 5º a 9º ano da rede municipal. Para apoiar professores no desenvolvimento de trabalhos, CRPE oferece cursos de formação continuada e capacitação, de acordo com categorias de prêmios para alunos que produzem textos. GAZETA DO OESTE - Divinópolis/MG.

Santa Casa recebe doação de tecido

Na última semana, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena recebeu a doação de tecido (brim) que vão ser utilizados na confecção de faixas a serem utilizadas no método Mãe Canguru. O Mãe Canguru é desenvolvido pela Santa Casa e tem ajudado muitos bebês que precisam ficar internados na instituição. O método consiste em um tipo de cuidado neonatal humanizado que implica no contato precoce pele a pele, entre mãe e bebê prematuro (nascido antes de completar todo o período gestacional). Neste procedimento não é só a mãe que participa, mas também o pai ou qualquer outra pessoa da família. FOLHA DE BARBACENA/MG.

Furquim terá obras no seu sistema de água

No dia 6 de setembro, o prefeito Duarte Júnior se reuniu com os moradores do distrito de Furquim para falar sobre as ações que vão acontecer na comunidade para melhorar o sistema de abastecimento de água. Além de ouvir a comunidade, Du solicitou que a Fundação Renova - responsável pela elaboração e execução do projeto - explicasse para a população o que vai ser feito e quais são os prazos para execução. As ações vão acontecer em etapas distintas. A primeira consiste na perfuração de poços artesianos para melhorar de forma imediata o volume da água que é distribuída na localidade. PORTAL DA CIDADE - Mariana/MG.

Combate à dengue segue durante estiagem

Mesmo sem a chuva, que é o principal facilitador para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, as equipes do Programa de Combate à Dengue seguem o trabalho em imóveis de Uberlândia para retirada de ovos do inseto. O período de estiagem reduziu o número de notificações, que nas últimas semanas não passaram de cinco por dia, segundo o Centro de Controle de Zoonoses. Desde o dia 5 de agosto não é registrada uma chuva de intensidade suficiente para ser captada pelo Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia. Neste período, segundo o coordenador do programa de combate ao mosquito, José Humberto Arruda, a tarefa das equipes da Zoonoses tem um foco diferente, mas com o mesmo tipo de objetivo: evitar o nascimento do Aedes. DIÁRIO DE UBERLÂNDIA/MG.

Mais de 60 ataques de escorpião, em sete dias

Em apenas uma semana, o HUCF – Hospital Universitário Clemente de Faria atendeu 64 pessoas vítimas de picada de escorpião em Montes Claros e cidades da região. Em uma dessas ocorrências, um menino de 3 anos não resistiu às complicações e morreu. A criança, que é de Bocaiuva, foi levada para o HU, em Montes Claros, referência nesse tipo de atendimento. Montes Claros e região são áreas que registram muita infestação de escorpiões. No ano passado, a cidade liderou o ranking mineiro de picadas do animal peçonhento – foram 2.728, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde. O número equivale a 8% do total de ataques (36.281) registrados em todo o Estado em 2018.  JORNAL O NORTE – Montes Claros/MG.

Conselho de Segurança Alimentar

A Casa dos Conselhos de Divinópolis realizou a reunião ordinária do Conselho de Segurança Alimentar. Um dos assuntos abordados foram os preparativos para as comemorações da Semana de Segurança Alimentar, agendada para outubro e que visa chamar atenção para o tema. Os conselheiros discutiram ainda sobre as atividades para a eleição de novos membros e a mesa diretora. As reuniões acontecem na segunda semana de cada mês, na segunda-feira, e são abertas à população. O último encontro foi realizado em 9 de setembro. JORNAL AGORA - Divinópolis/MG.

Votação só vai até domingo, dia 15

Termina neste domingo, dia 15 de setembro, na plataforma digital Colab, a votação para o Orçamento Participativo 2020, mecanismo democrático de participação por meio do qual a população vai poder opinar em qual área a administração municipal deve investir mais recursos municipais para o próximo ano. O resultado vai ser incluído na Loa - Lei Orçamentária Anual, a ser enviada para apreciação da Câmara Municipal em outubro. A votação pode ser feita neste link. A população pode escolher onde a prefeitura de Juiz de Fora vai investir recursos da ordem de R$1,5 milhão em 2020. TRIBUNA DE MINAS - Juiz de Fora/MG.

74,80% do povo foi vacinado

A cobertura vacinal contra o sarampo, caxumba e rubéola, em Divinópolis/MG registrou 74,80% entre janeiro e junho de 2019. A informação divulgada pela Central de Imunização da Semusa - Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a prefeitura, os dados referentes ao mês de julho não foram atualizados no site do Ministério da Saúde. O secretário da Semusa, Amarildo Sousa, afirmou que o estoque de vacinas está regular. “Aqueles que apresentarem dúvidas quanto à imunização, devem procurar as unidades de saúde e apresentar o cartão de vacinação”, diz Sousa. NOVA IMPRENSA - Formiga/MG.

História sobre a catedral vai virar livro

A história da igreja matriz de Uberaba vai ser registrada em livro. O projeto, apresentado na semana passada e desenvolvido pela catedral e a Fundação Cultural, prevê uma obra dividida em cinco capítulos que retratam, a partir de análise histórica científica, os momentos do povoamento do Sertão da Farinha Podre e a instalação das primeiras famílias no município com a presença do cristianismo. A obra, que conta com parceria da Câmara Municipal de Uberaba, também vai apresentar estudos arquitetônicos e párocos que passaram pela igreja até a atualidade desde o surgimento da matriz. É um presente, porque lá na igreja têm documentos que mostram que Uberaba e a catedral foram instituídos juntos, em 1820. JORNAL DA MANHÃ - Uberaba/MG.

Servidores municipais fazem cadastro

A prefeitura de Mariana iniciou um levantamento socioeconômico de dados de todos os servidores efetivos do município. O trabalhador vai responder uma série de perguntas, que futuramente vai servir como base para criações de programas e projetos de políticas públicas voltadas à benefícios ao servidor. A construção do censo foi informada pelo prefeito Duarte Júnior, em entrevista à rádio local. De acordo com a declaração, essas ações já fazem parte de todo um planejamento de valorização envolvendo servidor. “Vamos disponibilizar pontos de coletas de informações. Esses dados serão muito importantes para a criação dessas políticas”, afirma o prefeito. PORTAL DA CIDADE - Mariana/MG.

Conselho de Educação prepara nomeações

A Casa dos Conselhos recebeu representantes do Comed - Conselho Municipal de Educação para reunião ordinária. Além de aprovação de atas de encontros anteriores, os tópicos em agenda foram organização de processo de designação de conselheiros para compor o Comed, entre 2 de janeiro de 2020 e 2 de janeiro de 2022. Dentre os tópicos discutidos, a reunião tratou de indicação de conselheiro para Comissão de Calendário Escolar 2020 e apreciação de minuta de normatização da Eja - Educação de Jovens e Adultos, preparada pela comissão. GAZETA DO OESTE - Divinópolis/MG.

Câmara faz audiência da reforma

Depois de longos debates e explanações desde que foi protocolado na câmara, no início de agosto, o texto que trata da reforma administrativa pleiteada pelo prefeito Duílio de Castro será abordado em audiência pública na próxima quarta-feira, dia 18. O PLO - Projeto de Lei Ordinária que trata do tema renomeia cargos comissionados da estrutura da administração direta do município de Sete Lagoas e dá outras providências. A sessão será transmitida ao vivo pela Tv Câmara, tanto no canal 46.2, como pelas páginas do canal nas redes sociais. BOCA DO POVO – Sete Lagoas/MG.

Categoria A no mapa

Uberlândia foi reconhecida, pelo Mapa do Turismo Brasileiro, como uma das três únicas cidades de Minas Gerais com destino turístico de categoria A. Belo Horizonte e Poços de Caldas também ocupam a mesma posição. A categorização, realizada pelo Ministério do Turismo, tem como objetivo agrupar as cidades de acordo com o desempenho de suas economias no segmento e os resultados são classificados de A a E. A classificação na categoria A indica que o município está entre os de maior fluxo turístico, de empregos e de estabelecimentos no setor de hospedagem. A base de dados tem como referência os ministérios da Economia e do Turismo e o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, configurando-se como uma forma de ajudar o governo federal a priorizar investimentos. DIÁRIO DE UBERLÂNDIA/MG.

Indústria farmacêutica

Minas vai receber até 2021 pelo menos cinco novos grandes empreendimentos da indústria farmacêutica, que vão investir, juntos, R$ 737 milhões no Estado e gerar cerca de 2.800 empregos diretos. Os aportes serão feitos em Montes Claros, no Norte, com duas unidades, Pouso Alegre, também com duas novas empresas, e Poços de Caldas, com uma. A fábrica a se instalar em Poços será a Myralis, que prevê investimento de R$ 28 milhões até 2021 e geração de mil vagas de emprego nos próximos três anos. JORNAL DA CIDADE - Poços de Caldas/MG.

 

Novas hidrelétricas entram em operação

Já estão em funcionamento, de julho pra cá, as nove unidades que compõe o novo parque gerador da Guanhães Energia S.A. localizado no leste de Minas. O complexo é composto por quatro PCHs: Dores de Guanhães (14 MW), Senhora do Porto (12 MW) e Jacaré (9 MW), situadas em Dores de Guanhães, , e Fortuna II (9 MW), situada nas cidades de Virginópolis e Guanhães. A Guanhães Energia, responsável pela implantação, exploração, operação e manutenção das PCHs, conta com a participação acionária de 49% da Cemig GT e de 51% da Light Energia S.A. Das noves unidades geradoras, duas estão instaladas na PCH Senhora do Porto, duas na PCH Dores de Guanhães, duas na PCH Jacaré e três na PCH Fortuna II. DIÁRIO TRIBUNA - Teófilo Otoni/MG.

Subida no Mapa do Turismo

O município de Divinópolis subiu de categoria no Mapa do Turismo Brasileiro. O MTur – Ministério do Turismo divulgou a lista e a cidade ficou na categoria B. A ascensão é relacionada as boas ações econômicas e turísticas desenvolvidas em 2018 pela prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A cidade faz parte da região turística Campo das Vertentes e a partir do relatório pode solicitar ao Ministério, investimentos em ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e em projetos que já ocupam o cronograma da secretaria. A mudança de categoria é uma oportunidade para fomentar o turismo em Divinópolis. GAZETA DO OESTE – Divinópolis/MG.

Solução para atendimentos

Uma nova tentativa de retomar o atendimento de urgência e emergência no Hospital João Penido se desenha em um esforço conjunto de diversos setores da sociedade. A reivindicação completou cinco anos em 2019, e uma solução definitiva não foi acordada ainda. Como forma de pensar propostas que possam ser levadas a uma audiência pública sobre o tema na ALMG - Assembleia Legislativa de Minas Gerais, marcada pelo deputado estadual Roberto Cupolillo (Betão, PT) no último dia 4, quarta-feira. Tribuna DE MINAS - Juiz de Fora/MG.

Estacionamento para ônibus será cobrado

A cidade de São Lourenço vai poder ter em breve um estacionamento para ônibus de turismo. A medida deve aliviar o trânsito de São Lourenço que fica sobrecarregado com a presença destes gigantes, manobrando e estacionando em vias de grande fluxo de veículos na cidade, conforme mostrado recentemente em matéria do Popular.net. A boa notícia foi dada durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de São Lourenço, no dia 26 de julho, quando entrou em pauta o projeto de lei complementar 71/2019, que autoriza o poder executivo a firmar uma parceria de concessão para uso remunerado de estacionamento, por meio de licitação. O POPULAR NET - São Lourenço/MG.

6° Torneio de Truco está sendo preparado

A secretaria de esportes de Lagoa da Prata, em parceria com os organizadores do Festival do Peixe, realizou no dia 8 de julho o 6º Torneio de Truco. Os prêmios vão da 1ª a 4ª colocação, sendo 1º lugar R$ 4 mil, 2º lugar R$ 1 mil, 3º R$ 350 e 4º R$ 250, além de uma bicicleta como prêmio para a repescagem. Este ano, o torneio acontece no Umuarama Clube a partir de 10H e conforme a organização, o campeonato reúne pessoas de 30 cidades do Centro-Oeste. O torneio é um campeonato sério e todos podem participar. JORNAL CIDADE - Lagoa da Prata/MG.

Corrida para ter Saúde na Hora

Montes Claros é a terceira cidade do Norte de Minas a ingressar no programa Saúde na Hora, criado pelo governo federal com o objetivo de ampliar o horário de funcionamento de unidades de atenção básica em cidades brasileiras. A proposta, no município, é estender a jornada de trabalho de 14 USF - Unidades de Saúde da Família. No entanto, a população questiona se a prefeitura vai conseguir cumprir o compromisso assumido, pois a falta de profissionais da saúde, principalmente de médicos, é um problema recorrente na cidade e na zona rural. JORNAL O NORTE - Montes Claros/MG.

Preços de combustíveis caíram

O Procon/Poços divulgou a pesquisa mensal de preços dos combustíveis comercializados na cidade, quando foram pesquisados 30 estabelecimentos. Os preços da gasolina aditivada, da gasolina comum, do etanol, do diesel comum e do diesel S10 caíram, respectivamente, 0,92%, 1,78%, 0,03%, 1,16% e 0,67% em relação à pesquisa realizada em 17 de julho do ano passado. Já os preços da gasolina aditivada e da gasolina comum caíram, respectivamente, 6,14% e 8,56%, enquanto o preço do etanol, do óleo diesel comum e do óleo diesel S10 subiram 1,63%, 4,58% e 6,02%, respectivamente em relação à pesquisa realizada em 17 de agosto de 2018. JORNAL DA CIDADE - Poços de Caldas/MG.

A 22ª melhor universidade do país

A UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora é a 22ª universidade brasileira listada entre as duas mil melhores do mundo, conforme ranking divulgado pelo Centro de Classificações Universitárias Mundiais dos Emirados Árabes Unidos. O levantamento analisou 20 mil universidades espalhadas pelo globo. Na colocação internacional, a UFJF ocupa o 1.018º lugar. Para a nota de classificação, o ranking leva em consideração sete indicadores: * qualidade da educação, * empregabilidade, * quantidade de docentes vencedores de prêmios internacionais, * número de publicações, * número de artigos publicados, * influência dos artigos e * citações dos artigos. TRIBUNA DE MINAS - Juiz de Fora/MG.

Festa literária

Até o dia 25 de agosto, a Borrachalioteca e a prefeitura de Sabará apresentaram diversas atrações que fazem parte da 5ª edição da Flis - Festa Literária de Sabará. O evento teve lançamento de livros, mesas de debate sobre projetos de incentivo à leitura, roda de conversa com escritores e ilustradores, sarau, narração de histórias, música de qualidade, tudo bem pensado para que cada um se sinta pertencente a esse universo maravilhoso que é a literatura. FOLHA DE SABARÁ/MG.

Incentivo de energia solar

A nova proposta de regularização ambiental para empreendimentos de geração de energia solar foi o tema da edição do programa Diálogos com o Sistema, ocorrido em Montes Claros. O projeto realiza constantemente reuniões periódicas para apresentação e discussão de temas ambientais. O encontro debateu a proposta de um novo marco normativo para empreendimentos de geração de energia solar, levando em consideração o alto potencial da região Norte de Minas. A Feam - Fundação Estadual do Meio Ambiente elaborou uma NT - Nota Técnica que propõe alterar a classificação do potencial poluidor degradador do solo, reduzindo o índice de grande para médio, no caso de usinas de geração de energia fotovoltaica. Jornal O Norte - MONTES CLAROS/MG.

Cortes não impactaram a receita

Unidade da Receita Federal da cidade não vai ser impactada pelos cortes no orçamento financeiro praticado pelo governo federal. Sizenando Ferreira, delegado-adjunto da Receita Federal, afirmou que apenas gratificações concedidas para funcionários foram cortadas e que apenas uma obra de acessibilidade está recurso garantido. Veja o que ele disse.

“Temos apenas uma obra de acessibilidade e, por ser pequena, está com o recurso garantido. Na maior parte dos casos que eu tenho ciência, os cortes têm afetado obras de infraestrutura,” diz Sizenando. JORNAL DA MANHÃ – Uberaba/MG.

SOS Amamentação realiza roda

Aconteceu no dia 24 de agosto, o Projeto S.O.S Amamentação, criado pela idealizadora do Baby Care, Vânia Oliveira. O evento ocorreu no Auditório Lagoacred e teve como intuito levar informação de qualidade para as mães. O projeto, que acontece nas cidades de Santo Antônio do Monte/MG e Lagoa da Prata/MG, teve como objetivo troca de experiências e conhecimentos em uma roda de conversa onde falam sobre amamentação, extra gestação e rede de apoio, levando as mães a se ponderarem e buscar mais sobre a amamentação. No fim da conversa foi realizado também um sorteio de vale bônus de 20% para a mamãe usar nos serviços da Baby Care. JORNAL CIDADE - Lagoa da Prata/MG.

Realização de cadastro

Nas eleições 2018, 4.736.576 eleitores mineiros foram identificados por meio de seus dados biométricos. Em Minas Gerais, a biometria já é obrigatória em 84 municípios. Em Barbacena, contudo, o recadastramento biométrico não é obrigatório, mas pode ser realizado pelos eleitores que tiverem interesse. Para efetivar o atendimento, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos: * documento de identificação (carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou casamento) e * um comprovante original de residência (em nome próprio ou de parente próximo) emitido há, no máximo, três meses. FOLHA DE BARBACENA/MG.

Mirabela vai abrir parque para visitação

No dia 17 desse mês Mirabela abriu seu Parque Turístico para visitação de alunos de colégios de Montes Claros. Articulado pelo presidente do Conselho do Turismo da cidade, Adriano Biscoito, e pelos demais membros, o local já é um grande ponto de busca turística por januarenses e visitantes, até mesmo de outros estados, passa agora a incentivar a valorização ao meio ambiente já na formação escolar. Distante cerca de 70 KM de Montes Claros, possui um grande acervo de cavernas, rios e cachoeiras o parque está inserido no Circuito Turístico Velho Chico. GAZETA NORTE MINEIRA - Montes Claros/MG.

Programa de Inclusão Social implantado

No mês de julho, Araguari deu um passo à frente na prevenção e combate à criminalidade, por meio da implantação do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional - PrEsp, sendo essa mais uma conquista para o município, trazendo grande benefício para população araguarina. Essa implantação é fruto de trabalho e articulação de representantes municipais, que não mediram esforços para se deslocarem diversas vezes até a capital do Estado solicitando a vinda do programa para Araguari, cujo objetivo é favorecer o acesso a direitos e promover condições para inclusão social de egressos do Sistema Prisional. GAZETA DO TRIÂNGULO – Araguari/MG

Cemig seleciona projetos de eficiência

A Cemig anuncia que receberá, até 2 de setembro, propostas de projetos de eficiência energética que têm como objetivo otimizar o uso da energia por meio da melhoria de instalações dos clientes e da implementação de fontes incentivadas. A Chamada Pública de 2019 destinará R$ 50 milhões aos projetos aprovados, conforme critérios estabelecidos pelo edital publicado no site da companhia e pela Aneel. As propostas podem partir de clientes das tipologias industrial, residencial (condomínios), comércio e serviços, poder público e serviço público, rural e, ainda, projetos que compreendem a eficientização da iluminação pública. REDE SINDIJORI.

Perfil socioeconômico revela melhoria

A Fecomércio - Federação do Comércio de bens, serviços e turismo do Estado de Minas Gerais, divulgou na semana passada a nova pesquisa sobre o perfil socioeconômico de Ouro Preto, no ano de 2018. Em conjunto com o Sesc, Senac e os sindicatos da capital e do interior, o Sistema Fecomércio MG - criado em 1938 - levantou os dados que analisam a cidade de Ouro Preto, sob a ótica social, econômica, populacional, tributária e produtiva. A pesquisa inseriu Ouro Preto dentro da microrregião que abrange ainda Diogo de Vasconcelos, Itabirito e Mariana. Entre os dados sobre população e eleitorado, é relevante considerar que Ouro Preto teve uma leve queda de 0,9% considerando o ano anterior, com uma população estimada em 2018 de 73.994 habitantes, destes, 82,4% aptos a votar no município. VOZ ATIVA - Ouro Preto/MG.

Barragens com plano emergencial

A elaboração de Plano de Ação de Emergência (PAE) e estudos de ruptura hipotética das barragens de Chapéu D'Uvas, Dr. João Penido e São Pedro vai ser licitada pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). O processo licitatório foi convocado pela Comissão Permanente de Licitação da Cesama, por meio de publicação no Diário Oficial Eletrônico do Município. A companhia estima gastos de R$ 168.166,01, mas com expectativa de queda ao receber as propostas. Embora a exigência do Plano de Segurança da Barragem seja regulamentada pela Agência Nacional de Águas (ANA), no âmbito da Política Nacional de Segurança da Barragem, desde 2010, as estruturas de abastecimento de água de Juiz de Fora vão ter o documento pela primeira vez. TRIBUNA DE MINAS - Juiz de Fora/MG.

1º Festival de Pipa

Realmente, existe certa magia em observar uma pipa entre as nuvens, naquele eterno movimento de ir e vir. Centenas de pipas, de todos os formatos e cores que você pode imaginar, dançando e oferecendo um espetáculo para quem está embaixo. No dia 25 de agosto, das 9 às 17H, os pipeiros de Arcos vão promover o 1º Festival de Pipa na cidade. Evento que vai ter o apoio da secretaria de cultura. Uma festa no céu arcoense, que vai acontecer no Parque Aquático Adriano Carlos de Oliveira, Didi, situado na rua Belo Horizonte, 612, no bairro Sol Nascente. Vai haver praça de alimentação no local, e também premiações. JORNAL CORREIO CENTRO-OESTE - Arcos/MG.

Projeto leva arte para escolas públicas

Transformar a escola em um espaço de acolhimento da arte praticada por artistas locais. Este é um dos objetivos que levaram à criação do Recreio Oficina, projeto da Oficina do Ser, que se propõe a levar apresentações artísticas durante o intervalo escolar de pelo menos 20 escolas públicas municipais e estaduais de Varginha até o final do ano. As primeiras a receber as atividades do projeto foram a Escola Municipal José Camilo Tavares, e a Escola Estadual Coração de Jesus. CORREIO DO SUL – Varginha/MG.

Samu Oeste bate recorde de atendimentos

Desde o início do funcionamento do Samu na região Oeste, em 7 de junho de 2017, o mês de julho de 2019 registrou o maior no número de atendimentos. As PCRs - Paradas Cardiorrespiratórias Revertidas e partos com atuação das equipes estão no topo da lista das ocorrências consideradas incomuns do mês e também desde a inauguração. Foram sete reversões de PCRs e quatro partos. De acordo com o Samu, dados do relatório de atendimentos destes sete meses de 2019 mostram um aumento desde fevereiro. Em julho, mês com maior número de atendimentos neste ano, foram 19.730 ligações de toda região, que resultaram em 5.307 atendimentos. JORNAL NOVA IMPRENSA, Formiga/MG.

Ambev anuncia fábrica

A Ambev anunciou o início das obras para construção de sua primeira fábrica de latas e a primeira da indústria de bebidas no Brasil. Localizada em Sete Lagoas, a obra será concluída em 2020. Com uma área construída de 45 mil metros quadrados, a nova fábrica abrigará duas linhas de produção de latas, uma linha de produção de tampas. No pico do período de obras da nova fábrica, serão criados 600 empregos temporários na região. E, no momento de sua operação, outros 350 empregos entre diretos e indiretos serão gerados. BOCA DO POVO, Sete Lagoas/MG.

Conferência de Assistência Social

No dia 11 de setembro vai ser realizada, em Montes Claros, a décima edição da Conferência Municipal de Assistência Social. Realizada pela prefeitura de Montes Claros, a conferência vai ser uma oportunidade de avaliar a situação da Assistência Social na perspectiva do Suas - Sistema Único de Assistência Social e propor diretrizes para seu aperfeiçoamento. A conferência vai ter três eixos temáticos: “Os desafios para consolidação do Suas frente aos impactos da crise financeira da união, do estado e dos municípios, à emenda constitucional nº 95, à proposta de Reforma Previdenciária e à Reforma Trabalhista”; “A Rede de Proteção Social do Suas e a relação com os órgãos de garantia de direito”; e “Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário do Suas”. GAZETA NORTE MINEIRA, Montes Claros/MG.

Escolhido projeto da Escola do Legislativo

Um projeto de lei da Escola do Legislativo de Varginha foi selecionando pela Câmara dos Deputados como uma das três melhores propostas do Câmara Mirim 2019. A proposta da aluna Ana Luiza Silva Rosa concorreu com quase 900 projetos de todo o Brasil e foi classificada junto com mais dois projetos de estudantes da cidade de Joinville/SC. O Câmara Mirim é uma ação educativa promovida pelo site Plenarinho que simula a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara e no Plenário. CORREIO DO SUL, Varginha/MG.

Semana do HU celebra 53 anos com eventos

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora comemorou seus 53 anos onde promoveu uma semana de programação especial até o dia 9 de agosto. A instituição reuniu profissionais convidados, colaboradores e estudantes para interagir com a comunidade em discussões temáticas no encontro Troca de Saberes. A intenção era que os colaboradores do hospital possam ouvir seus usuários, recebendo propostas e aprendendo também com alunos da graduação, residentes e outros profissionais. Os temas abordados foram:“Depressão e saúde mental na sociedade contemporânea, Transtornos alimentares: causas e tratamentos, e Atenção à saúde da população trans. TRIBUNA DE MINAS, Juiz de Fora/MG.

Conselho Municipal sobre Drogas planeja projeto

O Comad - Conselho Municipal sobre Drogas e a secretaria de cultura começaram a elaborar projeto piloto para prevenção de drogas. A Escola Municipal Sidney José de Oliveira, no Jardim Candidés, vai receber a proposta, bem como outras unidades. O secretário de cultura, Gustavo Mendes, destacou a importância do projeto para a localidade. “A secretaria de cultura tem muito interesse em apoiar iniciativas como essa. Na região, há muitas pessoas em estado de vulnerabilidade social; por isso é importante realizar intervenções culturais localmente”, reforçou o secretário. GAZETA DO OESTE, Divinópolis/MG.

UFMG e UFV desenvolvem estudo

Estudo desenvolvido pela UFMG e pela UFV vai subsidiar o maior programa de reflorestamento já realizado em uma bacia hidrográfica. Nos próximos dez anos, estima-se que 40 mil hectares da bacia do rio Doce vão estar reflorestados. Mais que buscar resposta a uma questão pontual, as universidades somaram suas expertises e produziram vasto conjunto de informações que vão poder auxiliar o planejamento do uso do solo de toda a bacia, o que proporcionará ganhos sociais e econômicos, conforme a vocação da região. O programa vai ser implantado pela Fundação Renova, criada por meio do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta firmado entre a Samarco, subsidiária da Vale e BHP Bilinton, e outros. DIÁRIO DO RIO DOCE, Governador Valadares/MG.

Projeto Geladeira Solidária é implantado

A Missão Marta e Maria e o Banco de Alimentos de Formiga deram início ao projeto Geladeira Solidária. A geladeira está localizada na avenida Paulo Lins, em frente à loja do Zequinha Som e Acessórios, de propriedade do presidente da Missão Marta e Maria, José Ronaldo da Silva. De acordo com os organizadores, estão sendo aceitas diversas doações de alimentos que vão ser destinadas para a população mais carente da cidade. Zequinha, como José Ronaldo é mais conhecido, e o responsável pelo Banco de Alimentos, Anuar Teodoro Alves, tomaram conhecimento sobre esse projeto que funcionava em outras cidades e resolveram implantá-lo em Formiga. JORNAL NOVA IMPRENSA - Formiga/MG.

Cadela ajuda a localizar drogas

A cadela Athena, da PM, ajudou os policiais a localizarem drogas em dois bairros, durante operações contra o tráfico de drogas. No bairro São João, em ponto considerado estratégico para a venda de entorpecentes e demais crimes, um homem e cinco adolescentes foram flagrados. Já no bairro Vila Rica, A PM localizou um desocupado, 19, sendo encontrada com ele a quantia de R$ 47,00 e várias porções de drogas. JORNAL DA CIDADE - Poços de Caldas/MG.

UFJF garante funcionamento no semestre

Ainda que tenha R$ 33 milhões de custeio e capital bloqueados, a UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora vai manter as operações para o segundo semestre letivo de 2019. Entretanto, a instituição admite a possibilidade de suspensão de determinadas atividades de extensão e pesquisa, caso parte da verba não seja recomposta pelo Mec - Ministério da Educação. Em compasso de espera, a concentração de gastos orçamentários na manutenção dos campus de Juiz de Fora e Governador Valadares deve ser a solução encontrada pela reitoria. TRIBUNA DE MINAS - Juiz de Fora/MG.

Fila de pacientes é zerada

A prefeitura de Muriaé, através da secretaria de saúde, conseguiu zerar a fila de exames de tomografia. A entrega das últimas 30 autorizações, no centro administrativo, para pacientes que estavam na fila de espera. Os beneficiados receberam as autorizações para a realização dos exames, os quais vão ser custeados pela prefeitura. Caso fossem realizados em clínicas particulares, os pacientes teriam que desembolsar, em média, entre R$ 700,00 a R$ 1.500,00, dependendo da complexidade. GAZETA DE MURIAÉ/MG.

Onda Verde debate sobre wifi nas praças

A instalação de wifi gratuita nas praças de Montes Claros foi discutida em audiência pública, para buscar empresas parceiras interesses em implementar essa iniciativa, denominada de Projeto Onda Verde. No ano de 2015 uma experiência foi realizada na cidade, quando a praça da Matriz, onde surgiu a cidade, contou com esse serviço. No mês de outubro do ano passado, o então secretário de educação, Benedito Said, esboçou a reativação dessa iniciativa, com foco principalmente nas praças periféricas da cidade. Agora, a proposta é disponibilizar a conexão à internet sem fio, com velocidade mínima de 512 KBPS (quilobites por segundo) por dispositivo conectado, em trinta e duas praças e parques de Montes Claros. GAZETA NORTE MINEIRA - Montes Claros/MG.

1º Mamaço da terra de Paula Fernandes 

Em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que este ano foi realizada de 1 a 7 de agosto, um grupo de mães da cidade decidiu realizar o 1° Mamaço de Sete Lagoas. O evento aconteceu na praça Martiniano de Carvalho (praça do Canaan), com participação gratuita.

“O Mamaço é uma ação que ocorre no mundo inteiro, onde mulheres se reúnem para amamentar em público e mostrar a importância do aleitamento materno como alimento essencial na vida dos bebês”, afirma a enfermeira Dahiane Rassier, uma das organizadoras do evento na cidade, juntamente com Pâmella Sousa, Renata Perez e Marina Santos.

A ação visava também fortalecer o direito da mulher amamentar seu filho em qualquer lugar ou momento. JORNAL SETE DIAS - Sete Lagoas/MG.

Índice elevado de dengue

Apesar de apresentar queda conforme o último Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, João Monlevade continua sendo a cidade que tem o maior número de casos entre as cidades da GRS - Gerência Regional de Saúde de Itabira/MG. Já foram registrados 2.374 notificações de casos suspeitos ou confirmados da doença. No boletim divulgado no dia 29, houve redução de 23 casos. O município registra atualmente 2.351 prováveis casos, o que a coloca na 28ª posição entre as 30 cidades com maior incidência de dengue em Minas Gerais. O município também teve duas mortes confirmadas pela doença. JORNAL A NOTÍCIA - João Monlevade/MG.

Fluxo de passageiros no aeroporto cresce

O movimento de passageiros cresceu 17,5%, de janeiro a junho, no aeroporto Mário de Almeida Franco, em Uberaba. O aumento é relativo ao mesmo período registrado em 2018 e leva em conta operações de embarques e desembarques realizadas no terminal. A diferença no período é de quase seis mil viajantes, com 33.359 pessoas no ano passado contra 39.184 em 2019. Para Carlos Alberto Menezes da Costa, superintendente do aeroporto de Uberaba, a expectativa também é positiva para o segundo semestre deste ano. “A Infraero está preparada para o incremento de passageiros, contando com infraestrutura adequada e equipe treinada para atender aos usuários, além de investir na melhoria das instalações”, declara. JORNAL DA MANHÃ – Uberaba/MG.

Novo Centro de Triagem de Animais

O IEF - Instituto Estadual de Florestas assinou junto à prefeitura de Montes Claros termo de cessão de uso de imóvel para instalação de um novo Cetas - Centro de Triagem de Animais Silvestres. Pelo acordo, o município cede parte do terreno onde funcionava o Zoológico Municipal Amaro Sátiro de Araújo. O projeto prevê, além das instalações administrativas, a construção de um centro médico completamente equipado, uma ala para cuidados especiais com filhotes, uma quarentena para isolamento dos animais recém-chegados e viveiros para treinamento de voo e condicionamento físico das mais diversas espécies. GAZETA NORTE MINEIRA - Montes Claros/MG.

Roda de Negócios

O Sebrae-MG e a Fiemg - Federação das Indústrias de Minas Gerais, realizam em parceria com a prefeitura, nos dias 6 e 7 de agosto, no Palace Casino, a Rodada de Negócios de Poços de Caldas. Trata- se do maior evento empresarial do Sul do Estado. Já estão confirmadas as presenças de trinta e seis grandes empresas de Poços, região e até mesmo de outros Estados. JORNAL DA CIDADE - Poços de Caldas/MG.

Projeto Greenpeace Bioma do Cerrado

Ambientalistas do Greenpeace Bioma do Cerrado em parceria com o grupo Guardiões das Cachoeiras, convidam toda a população a participar do projeto Veredas de Plástico. A ação visa o recolhimento de pets que são usadas na produção de materiais como cordas, telas de alambrados e outros, cuja matéria prima e toda a produção artesanal são feitas por famílias de baixa renda, desempregados ou organizações sem fins lucrativos direcionadas a programas socioambientais. O projeto foi iniciado há três anos, quando a represa das Araras se encontrava com muitas garrafas pet e demais lixos trazidos pelas chuvas, além da falta de conscientização da população. GAZETA DO TRIÂNGULO – Araguari/MG.

Piores notas do ICMS

Barbacena ficou entre as piores pontuações do ICMS cultural da região, atrás apenas de Ibertioga e Santa Bárbara do Tugúrio, no Iepha - Índice de classificação divulgado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. A pontuação da cidade ficou em 2,83. Já a maior pontuação foi para São João Del Rei, que registrou 35,85. Mais de 3,5 mil pastas foram analisadas pela equipe do Iepha, com a documentação enviada pelos municípios mineiros. O critério para o recebimento dos recursos é de que o município construa e coloque em prática, junto com a comunidade e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, sua política de proteção ao patrimônio cultural, atuando para que ela se efetive como política pública. FOLHA DE BARBACENA/MG.

Ranking de ICMS Cultural

No mês em que Mariana comemora trezentos e vinte e três anos, os marianenses receberam uma excelente notícia. A cidade lidera o ranking do ICMS Cultural 2019, dessa vez, com 66,35 pontos, conforme foi divulgado pelo Iepha - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, vinculado à secretaria da cultura do Governo do Estado. Mariana ocupou o primeiro lugar na lista em meio a oitocentos e quatro municípios, ficando com mais de trinta pontos na frente do segundo colocado. A cidade vai ter assegurada a maior parcela na distribuição do ICMS Cultural em 2020. A expectativa é de que o primeiro lugar renda quase R$ 1,5 milhão para ser investido nas políticas públicas da preservação do patrimônio histórico cultural de Mariana. PORTAL DA CIDADE - Mariana/MG.

Monitoramento do Rio Doce é tema

Representantes da Fundação Renova se reuniram com moradores das comunidades Leonel, na Zona da Mata. A ação foi realizada para apresentar e acolher as percepções dos moradores sobre o Plano de Manejo de Rejeitos. A analista socioambiental da Fundação Renova, Soraia Soares Silva, explicou o objetivo do Programa de Monitoramento da Bacia do Rio Doce: “Esse programa da Fundação Renova realiza o monitoramento qualitativo e quantitativo sistemático de água e de sedimentos de caráter permanente”. Ainda durante as reuniões, foi proposta aos moradores a realização de duas visitas, uma até a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves. DIÁRIO DO RIO DOCE - Governador Valadares/MG.voltar

Vinte cidade e uma só marca

Com Divinópolis/MG sendo município sede, vinte cidades do Centro-Oeste se prepararam para o lançamento da Marca Coletiva do Vestuário. O evento aconteceu no dia 26 de junho, no auditório do Sicoob Divicred. O pólo de vestuário do Centro-Oeste de Minas é composto por vinte cidades mineiras: * Divinópolis, * Aguanil, * Araújos, * Arcos, * Campo Belo, * Candeias, * Carmo da Mata,* Carmo do Cajuru, * Carmópolis de Minas, * Cristais, * Formiga, * Igaratinga, * Itaúna, * Itapecerica, * Nova Serrana, * Oliveira, * Pains, * Perdigão, * São Sebastião do Oeste e * Pedra do Indaiá. JORNAL AGORA – Divinópolis/MG.

Expresso Chagas 21 no Norte de Minas

Além da capital mineira, quatro cidades do Norte de Minas receberam o Expresso Chagas 21, iniciativa que tem como principal objetivo dar visibilidade ao enfrentamento da Doença de Chagas e realizar exames para possíveis novos diagnósticos. A região, segundo a Secretaria de Estado da Saúd , é considerada endêmica, o que coloca os municípios em estado de alerta. O último censo mostra que no Brasil existem aproximadamente três milhões de chagásicos e há registro de doze mil mortes pela doença no país. O Expresso Chagas 21 chega primeiro à cidade de Grão Mogol, seguidas de Espinosa/MG, Montes Claros/MG e Lassance/MG. JORNAL O NORTE - Montes Claros/MG.

Inscrições abertas

Quem deseja participar da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social deve fazer a inscrição até dia 31 deste mês de julho, pela internet (http://bit.ly/12conferencia). O evento vai acontecer nos dias 1 e 2 de agosto, no auditório do Senai, Centro. Com o tema Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social, a conferência vai contar com apresentações culturais, debates, trabalhos em grupo e eleição de delegados que vão representar a cidade na etapa estadual. A entrada é gratuita e aberta à população. GAZETA DE MURIAÉ/MG.

Redução da mortalidade infantil

De acordo com informações do Sim - Sistema de Informação sobre Mortalidade do Sus - Sistema Único de Saúde, os índices de mortalidade infantil caíram mais da metade em Barbacena/MG nos últimos dez anos, permitindo que o município alcançasse as metas estabelecidas pela OMS - Organização Mundial de Saúde, com menos de dez mortes para cada mil nascimentos, números abaixo das médias nacional e estadual. A média de natalidade em Barbacena é de 1.433 vivos a cada ano. Enquanto, no ano de 2009, Barbacena registrou mais de vinte mortes para cada mil nascimentos, em 2018, para cada mil nascimentos, a cidade alcançou um de seus menores índices: 9,24. FOLHA DE BARBACENA/MG.

Rio de Lama ganha prêmio da ONU

O curta-metragem de realidade virtual Rio de Lama, que leva o espectador para dentro do desastre ambiental de Mariana/MG, venceu o Festival de Filmes da ONU sobre os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O diretor brasileiro Tadeu Jungle recebeu o reconhecimento da mostra, que vai exibir todos os filmes ganhadores em Nova Iorque/EUA, durante as atividades do Fórum Político de Alto Nível. PORTAL DA CIDADE - Mariana/MG.

Mais de 2 mil pedidos de aposentadoria

De janeiro a junho deste ano, 2.061 trabalhadores de Uberaba/MG entraram com pedido para aposentadoria. O maior volume de requerimentos foi feito em maio, quando quatrocentos e cinquenta e seis contribuintes iniciaram processos. Devido às mudanças em relação às formas de atendimento e de requerimentos de benefícios, a assessoria de imprensa do INSS - Instituto Nacional do Seguro Social explicou que não é possível extrair um comparativo com o mesmo período do ano anterior. Porém, segundo avaliação da advogada especialista em direito do trabalho e previdenciário, Patrícia Teodora, os pedidos aumentaram desde que a Reforma da Previdência entrou em tramitação. Jornal da Manhã – Uberaba/MG.

Encontro Internacional de Capoeira

Teve início no dia 18 de junho, o Encontro Internacional de Capoeira de Varginha/MG com atividades na Casa da Capoeira, na Concha Acústica Mariângela Calil e no Via Café Garden Shopping. O evento aconteceu até sábado, 20, e reuniu a 5ª edição do 12 Horas Capoeira e o 24º Batizado e Troca de Graduações, além de cursos para os praticantes da arte marcial. De acordo com o organizador e instrutor, Osvaldo Henrique, também conhecido como Pé de Vento, além dos capoeiristas de todo Brasil, o evento trouxe para o Sul de Minas representantes da Sérvia e da França. CORREIO DO SUL – Varginha/MG.

Devolução de 828 servidores

Montes Claros/MG vai perder a sua unidade da DPU - Defensoria Pública da União, conforme comunicado. A mesma situação vai ocorrer nas unidades de Governador Valadares/MG, Juiz de Fora/MG e Uberlândia/MG, pois a DPU vai ter que devolver ao Executivo sessenta e três por cento dos servidores que atuam no órgão. O atendimento vai ficar restrito a Belo Horizonte. A medida consta no plano emergencial a ser executado, caso a instituição, que é autônoma, não consiga reverter decisão do Poder Executivo, que estabeleceu a data de 27 de julho de 2019 como prazo final para devolução dos oitocentos e vinte e oito servidores em atuação no órgão. GAZETA NORTE MINEIRA - Montes Claros/MG.

Prédio novo no Triângulo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico pretende construir um prédio para abrigar startups até o final de 2020. O imóvel vai ser construído no Parque Tecnológico, segundo antecipou ao JM Online o titular da pasta, José Renato Gomes. Detalhes sobre custo, fonte de recursos e modelo de funcionamento vão ser detalhados em um segundo momento.

“Ele já tem recurso assegurado, o projeto está sendo desenvolvido e nós estamos finalizando para licitar. Acredito que, no máximo, em dois meses possa ser licitado”, explica José Renato.

O objetivo é criar um espaço de trabalho para as pessoas que propõem inovações e promover convívio com as instituições de ensino que estão instaladas na região. JORNAL DA MANHÃ – Uberaba/MG.

Falsificação de placas

A Polícia Civil de Mi­nas Gerais, através do 15º Departamento de Teófilo Otoni/MG, deflagrou a 3ª fase da operação Sinal Vermelho, para combater irregularidades no funcio­namento das fábricas de placas automotivas da ci­dade de Teófilo Otoni. Nas seis empresas fiscalizadas, a Polícia Civil constatou irregularidades em todas elas, conforme informou o delegado regional, Washington Souza Filho. Falta de equipamento e es­trutura para funcionamen­to e cobrança diferencia­da de valores das placas comercializadas, foram constatadas na operação. DIÁRIO TRIBUNA - Teófilo Otoni/MG.

O quê que a vida quer da gente?

Está aberta até 21 de julho, na Casa dos Contos, a exposição coletiva de artistas de Ouro Preto/MG e Mariana/MG, intitulada O Que a Vida Quer da Gente é Coragem. A mostra, de curadoria da Faop - Fundação de Arte de Ouro Preto faz parte da programação do Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade/MG 2019. Em diálogo com os sertões das Gerais, temática do Festival, a exposição se inspira em uma frase baseada na obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, que dialoga com o tradicional universo interiorano de Minas, ao mesmo tempo em que evoca questões atuais do nosso tempo. PORTAL DA CIDADE - Mariana/MG

Hospital será reaberto

Após os esforços, mobilizações e doações da sociedade, que acredita que o HNSA - Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Caratinga/MG vai passar por um novo momento, finalmente a data de sua reabertura foi anunciada. No dia 21 de julho vai ser dado um abraço simbólico ao hospital e no dia 22, os atendimentos vão ter início, gradativamente. Além deste anúncio, também foi realizada assinatura do compromisso da participação dos municípios para com o HNSA. Onze dos treze municípios estiveram presentes e assinaram o documento, com exceção de Bom Jesus do Galho/MG e Inhapim/MG. No entanto, o provedor, padre Moacir Ramos, acredita que, em outro momento, eles também vão aderir a esta parceria. DIÁRIO DE CARATINGA/MG.

Atendimento preferencial garantido

Já está vigorando em Araxá/MG a lei municipal 7.367, de 1º de julho de 2019, de autoria do vereador Robson Magela (PRB), que garante atendimento preferencial para pessoas com fibromialgia (doença que provoca dores por todo o corpo, por longos períodos) em órgãos públicos, empresas públicas, concessionárias de serviços públicos e empresas privadas de Araxá/MG, durante todo o horário de expediente. A lei foi promulgada pelo presidente da câmara municipal, Roberto do Sindicato, e publicada no dia 4 de julho. A lei determina também que as empresas comerciais que recebem pagamentos de contas devem incluir as pessoas com fibromialgia nas filas de atendimento preferencial já destinadas às pessoas idosas, portadores de deficiência física e mental, gestantes, pessoas portadoras do transtorno do espectro autista e acompanhantes, pessoas ostomizadas e com crianças de colo. DIÁRIO DE ARAXÁ/MG.

Três filmes de Varginha, no Mosca

A Mosca - Mostra Audiovisual de Cambuquira/MG aconteceu entre 10 e 14 de julho, contando com uma novidade: a Mostra Mineira. Varginha/MG foi representada com três filmes: Miss Hipocondria, Sobre Ângulos e As Inventariantes. Miss Hipocondria, de Lucas Marques, é uma ficção, que conta a história de Adelaide, uma hipocondríaca que passa dias em um hospital em busca de uma doença grave. Sobre Ângulos é um documentário produzido por estudantes de jornalismo e relata como as pessoas trabalham com a morte. Os Invariantes, de Nei Francisco, é uma ficção, que relata a vida de uma família cheia de problemas e com uma arma em casa. DIÁRIO CORREIO DO SUL - Varginha/MG.

FEIRA DE SUSTENTABILIDADE

“Como levar os conceitos de sustentabilidade para as comunidades? Reunindo em um lugar as pessoas interessadas em sustentabilidade, bons exemplos e mão na massa”. Essa é a resposta da OAK Energia que está promovendo a I Feira de Sustentabilidade do Médio Piracicaba em parceria com a prefeitura de João Monlevade/MG. O evento é destinado a todas as cidades do Médio Piracicaba com foco em estudantes e seus familiares. Participam do evento, como expositores, empresas do segmento de mobilidade (bicicletas convencionais e elétricas, veículo híbrido), alimentação saudável, artesanato, empresas e instituições da região que atuam com sustentabilidade. BOM DIA - João Monlevade/MG.

EXPOAGRO É TOMBADA COMO PATRIMÔNIO

A prefeitura, através da gerência de patrimônio histórico, vai promover o tombamento da Exposição Agropecuária de Governador Valadares – Expoagro GV – como patrimônio de natureza imaterial do município. O edital de tombamento foi publicado no diário oficial no dia 12 de abril. Para o prefeito André Merlo, esse tombamento confere uma “imortalidade” à festa que faz parte do nosso calendário. DIÁRIO DO RIO DOCE - Governador Valadares/MG.

BOMBEIROS HOMENAGEADOS

Setenta e um bombeiros militares do 4º Batalhão, sediado em Juiz de Fora, foram homenageados pela atuação durante a tragédia de Brumadinho, após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale, ocorrida na Mina Córrego do Feijão. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de São João Del Rey/MG, e reconheceu o trabalho dos cento e onze profissionais da corporação lotados nas cidades mineiras de Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Viçosa, Leopoldina e Além Paraíba, assim como da 2ª Companhia Independente que compõem as cidades de Barbacena, São João Del Rey, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. TRIBUNA DE MINAS - Juiz de Fora/MG.

CPI PARA INVESTIGAR A ÁGUA

Os vereadores de Juatuba/MG apresentaram um requerimento à Mesa Diretora da Câmara solicitando a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI – para apurar possíveis irregularidades nas condições de distribuição e qualidade da água fornecida pela Copasa, desde o desmoronamento da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG. De acordo com a câmara, a iniciativa foi adotada devido ao grande número de reclamações dos moradores do município. Os relatos são de que a água que chega nas casas dos moradores está com aparência escura. JORNAL DE JUATUBA/MG.

CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL

A secretaria de desenvolvimento econômico de Lagoa da Prata está oferecendo vagas para o curso de inclusão digital. Os interessados devem comparecer na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, que está localizada no prédio do Sine. O curso, que é gratuito, possui certificação e carga horária de trinta Horas. Vão ser sessenta e quatro vagas para adultos e jovens a partir de quatorze anos e vão ser disponibilizadas dezesseis vagas para cada horário. JORNAL CIDADE - Lagoa da Prata/MG.

CASA DE ACOLHIMENTO DE MULHERES SERÁ FECHADA

A Casa de Acolhimento Madre Teresa de Calcutá vai encerrar as atividades até o fim do mês. A instituição, que atende vinte e três mulheres dependentes químicas, tinha dezoito anos de atividades. A casa passa por dificuldades e cogita fechar as portas por falta de auxílio financeiro desde 2016. Naquela ocasião, acordo firmado com a prefeitura de Uberaba deu sobrevida à entidade. Estima-se que o gasto mensal, atualmente, ultrapasse os trinta mil. JORNAL DA MANHÃ – Uberaba/MG.

FEIRA GASTRONÔMICA TERÁ FESTIVAL DO CAFÉ

A próxima Feira Gastronômica e Cultural vai ser dia 19 de julho e vai apresentar grande novidade: o Festival de Café de Manhuaçu. Mais de dez novas barracas vão ser montadas para a comercialização e valorização do precioso grão que faz parte da economia e a história da região, além dos atrativos que a população gosta de prestigiar como música ao vivo, delícias das culinárias nacional e internacional, artesanato e brinquedos. A secretária de Cultura, Gena Clara Gil Alcon, destaca que a proposta é integrar as ações de fortalecimento do projeto Caminhos do Agroturismo: Rotas do Café de Manhuaçu. JORNAL DAS MONTANHAS – Manhuaçu/MG.

Moc no programa Cidades do Futuro

Montes Claros é uma das cidades escolhidas para receber a expansão do Cidades do Futuro, programa que tem por objetivo incentivar o uso dos meios eletrônicos de pagamento em locais onde ainda predomina o uso do dinheiro em papel, buscando o desenvolvimento local. Vão ser promovidas iniciativas que contribuirão para promover a migração dos pagamentos na cidade de dinheiro para pagamentos digitais, reforçando benefícios como segurança e maior formalização da economia no município. “Com a inclusão de Montes Claros entre os municípios que fazem parte do programa Cidades do Futuro queremos ajudar a região a alavancar seu desenvolvimento”, explica Marcos Marins, Diretor de Expansão de Aceitação da Visa do Brasil. GAZETA NORTE MINEIRA - Montes Claros/MG.

Mariana adquire drone para segurança

Foi entregue à secretaria de defesa social um drone para o desenvolvimento de ações de policiamento preventivo na cidade. O dispositivo adquirido pelo município de Mariana é o modelo mavic 2 Zoom da empresa DJI, com um sistema de transmissão que permite que o controle remoto receba, em tempo real, imagens em 4K do drone que pode estar em até oito quilômetros de distância. O equipamento permite vôos em até 72 KM/h no modo esportivo e baterias que suportam até trinta e um minutos vôo com apenas uma carga. O aparelho possui sensores infravermelhos de obstáculos, que podem parar o drone ou desviá-lo de obstáculos naturais ou artificiais. PORTAL DA CIDADE – Mariana/MG.

Frota de coletivos deve ser substituída

Até o início de julho, os consórcios de ônibus Manchester e Via JF devem providenciar a substituição de quarenta e cinco coletivos – cerca de 7,6% da frota atual – que completam a idade de dez anos em 2019. A Settra - Secretaria de Transportes e Trânsito encaminhou um ofício aos dois consórcios a respeito da regularização dos veículos, em atendimento ao previsto no contrato de transporte coletivo urbano de Juiz de Fora. O acordo firmado entre a pasta e as empresas de ônibus prevê que as concessionárias são obrigadas a manter, durante a vigência de concessão, “frota urbana composta por veículos com idade entre zero e dez anos e idade média máxima de cinco anos”. TRIBUNA DE MINAS - Juiz de Fora/MG.

Uma oficina em homenagem ao Chacrinha

Nos dias 26 e 27 de junho, a fundação cultural transforma o teatro da Pec - Praça dos Esporte e da Cultura, do bairro Jardim Estrela, em um espaço para fazer uma homenagem ao famoso “Cassino do Chacrinha”. Na tarde destes dois dias, foram realizadas oficinas de motivação, alegria, divertimento e emoção sobre o trabalho de Abelardo Barbosa, o Chacrinha, um dos mais famosos comunicadores da rádio e da televisão brasileira. A oficina “Alô, Alô, Terezinha: 31 anos sem Chacrinha” vai ser conduzida voluntariamente pelo diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, que vai se vestir do saudoso apresentador para entreter sessenta e cinco pessoas da melhor idade que participam do Centro de Convivência do Idoso e do CRAS. DIÁRIO CORREIO DO SUL – Varginha/MG.

Memorial Chico Xavier revitaliza imagem

Em comemoração aos dezessete anos sem o líder espírita Francisco Cândido Xavier, que faleceu no dia 30 de junho de 2002, a fundação cultural vai revitalizar a imagem do médium no Memorial Chico Xavier. Além disso, vários grafiteiros de Uberaba vão fazer novas artes de outros líderes espíritas, como Maria Modesto e Inácio Ferreira, médiuns e fundadores do Sanatório Espírita de Uberaba e também de Eurípedes Barsanulfo, precursor do espiritismo no Triângulo Mineiro. Os grafiteiros Clayton Squase, Dênis Balduino, Pierra, Rafael Carvalho, Kim e Thor estiveram no Memorial Chico Xavier grafitando as imagens. JORNAL DA MANHÃ – Uberaba/MG.

Prefeitura inaugura Centro de Artes

O espaço público multiuso é o primeiro que a cidade ganha como estratégia de promoção da cidadania em regiões onde há escassez de investimentos. A comunidade compareceu para comemorar, junto à administração municipal, o momento histórico para o município. Uma programação especial foi organizada pela prefeitura em virtude da data: manhã de lazer para o público infantil, apresentações artísticas, momento leitura com a gelateca, vídeo institucional, benção do espaço, além dos protocolos inerentes a cerimônias oficiais, como hasteamento de bandeiras, hino nacional e descerramento da placa de inauguração. DIÁRIO DE TEÓFILO OTONI/MG.

Biometria em mais cinco cidades

O TER-MG - Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais incluiu mais cinco cidades do Norte de Minas no cadastramento biométrico. Agora, além de Montes Claros, Mirabela, Glaucilândia, Itacambira e Patis, os moradores dos municípios de Bocaiuva, Engenheiro Navarro, Mamonas, Francisco Dumont e Olhos d’Água devem procurar o cartório eleitoral para a revisão biométrica obrigatória. O novo sistema começa a valer para as eleições municipais do ano que vem. O cartório eleitoral de Bocaiuva é o responsável pelos municípios de Francisco Dumont, Olhos d’Água e Engenheiro Navarro. Já a população de Mamonas deve procurar o cartório do município de Espinosa. O NORTE - Montes Claros/MG.

ESCOLAS MINEIRAS BEM NO ENEM

Levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo aponta boas avaliações das escolas da rede particular de João Monlevade/MG, no último Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. Os dados foram divulgados e avaliaram notas em provas objetivas, redação, ciências da natureza, ciências humanas, linguagem e matemática. Segundo tabulação, a partir dos dados do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos, a média das provas objetivas no Brasil foi de 528,54 e a média da redação foi de 525,51. Já entre as escolas de Minas Gerais, 2.240 foram avaliadas, e a média foi melhor: 540,45 nas provas objetivas e 540,92 na redação. Das escolas particulares de Monlevade, o Colégio Kennedy, o Centro Educacional Roberto Porto (Cerp), o Centec e o Colégio Cesp foram avaliados. (JORNAL A NOTÍCIA - João Monlevade/MG).

FESTIVAL MINEIRO DE DOCES

Para além de encantar os visitantes, com intuito de promover o turismo e estimular importante setor da economia regional, São Lourenço/MG realizou de 20 a 22 de junho o III DOCE MINAS - Festival Mineiro de Doces, reunindo doces e guloseimas que fazem parte do imaginário e da tradição de Minas Gerais. Participaram do evento expositores locais e regionais, fabricantes de doces, desde os mais tradicionais, como doces de leite, cristalizados, compotas e goiabadas, até dos produtos que atendem às novas tendências de mercado. É o caso dos doces orgânicos, zero açúcar, glútenfree, sem lactose, além de produtos para o público fitness, como paçocas e bananadas com Whey Protein. (JORNAL O POPULAR NET - São Lourenço/MG).


CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba/MG participaram do Fórum Vacinas na Gestante. O evento é uma capacitação para os profissionais que atuam no pré-natal e nas salas de vacinação, realizada pela empresa GSK, em parceria com a SMS - Superintendência Regional de Saúde de Uberaba e UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (JORNAL DA MANHÃ - Uberaba/MG).


SEM ENCONTRO EMPRESARIAL

O Sindicato do Comércio Varejista de Sete Lagoas/MG (SindComércio-SL) decidiu não realizar seu principal evento anual, o Encontro Empresarial, este ano. Esta seria a 20ª edição ininterrupta do evento, que vai ficar para 2020. De acordo com um dos diretores da entidade, Loucimar do Egito, das lojas Wembley, a dificuldade financeira pela qual passam vários setores, em razão da crise, dificulta a realização do evento nos moldes dos anos anteriores. "Estamos com dificuldades com as contribuições sindicais, que não são mais obrigatórias. As contribuições federativas também", lamenta. A decisão do sindicato, então, foi de recuar este ano, para voltar em 2020 com um evento maior. (JORNAL SETE DIAS - Sete Lagoas/MG).


PARA DIMINUIR A FILA AUDITIVA

A CIB - Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais aprovou o projeto que aumenta em dois milhões os recursos para a saúde auditiva em Montes Claros/MG, visando aliviar a fila de espera dos pacientes do SUS - Sistema Único de Saúde, que tem pacientes agendados para até setembro de 2021. A reunião da CIB foi realizada em Belo Horizonte, com a presença da secretária municipal de saúde, Dulce Pimenta. O processo vai ser encaminhado ao Ministério da Saúde, que vai definir o cronograma de repasse das verbas. Há mais de mil pacientes aguardando na fila de espera. (GAZETA NORTE MINEIRA - Montes Claros/MG).

VOLUNTÁRIOS PARA O HOSPITAL DO CÂNCER

O Hospital do Câncer de Muriaé/MG, da Fundação Cristiano Varella, está abrindo suas portas e captando pessoas interessadas em serem voluntárias na instituição, abrindo caminho de integração com a sociedade e visando a qualidade do serviço e humanização aos pacientes internados, dos ambulatórios e seus acompanhantes. Os novos interessados em se tornarem voluntários podem se dirigir pessoalmente à Supervisão de Humanização, que fica no prédio do Memorial da Fundação Cristiano Varella, para realizar o cadastro, identificando as áreas de interesse para atuação e informando os dias e horários disponíveis para tal. (GAZETA DE MURIAÉ/MG).


ASCENÇÃO TURÍSTICA EM LEOPOLDINA

A matriz de Nossa Senhora da Piedade, de Leopoldina/MG, é uma das igrejas mais antigas da região e uma relíquia remanescente da arquitetura colonial. Tem duas torres sineiras e parte de seu interior com revestimento de madeira, além possuir algumas características do barroco. Em 2017 foi uma das locações para o filme Maria do Caritó, sendo considerado um dos principais panos de fundos do distrito de Piacatuba, pertencente ao município de Leopoldina, que está em plena ascensão no turismo brasileiro. (JORNAL LEOPOLDINENSE – Leopoldina/MG).

Carros abandonados são recolhidos

Em total atenção ao alerta de epidemia de dengue em todo o Estado e com base no que determina a lei que regulamenta o desmanche de veículos, a Polícia Civil da DRPC de Manhuaçu continua com a operação de recolhimento de todos os carros abandonados em ruas e avenidas da cidade. O delegado regional, Carlos Roberto de Souza, destacou que a legislação estabelece, entre outros itens, a obrigatoriedade do recolhimento de veículos abandonados em vias públicas e que estão sendo desmanchados irregularmente para fins de aproveitamento de peças. (JORNAL DAS MONTANHAS, Manhuaçu/MG).

Pneumonia e gripe matam 39

Doenças geralmente associadas pela população às baixas temperaturas, a pneumonia e a gripe tipo Influenza custaram a vida de pelo menos trinta e nove montes-clarenses só este ano. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e colocam a cidade em segundo lugar, em Minas, em número de mortes por esses males desde 1º de janeiro. O município só perde para Belo Horizonte, com 122 óbitos no período, mas que tem uma população seis vezes maior. No Estado, foram vinte mil óbitos por esses motivos, desde 2016. Do total, exatos seiscentos e quarenta e cinco em Montes Claros, o que lança um alerta sobre a importância de prevenir e tratar adequadamente tanto a pneumonia quanto a forma mais grave da gripe, para evitar complicações. (O Norte de Minas, Montes Claros/MG).

Varginha participa da Semana de Museus

 O Museu Municipal de Varginha está participando da 17ª Semana Nacional de Museus, que nesta edição traz o tema Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições. A proposta é debater a importância destes espaços como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura. Dentro desta temática, o museu municipal traz ao público uma exposição e uma palestra para discutir o papel da capoeira na abolição da escravatura no Brasil e na manutenção da cultura africana no país. (Correio do Sul, Varginha/MG).

Em 10 dias, etanol sobe 6,79%

Fiscais da Fundação Procon realizam levantamento de preços dos combustíveis nos postos de Uberaba. A gasolina, que já tem valor salgado em Uberaba, continua registrando aumento de preços. Estudo realizado pela Procon - Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, ontem, aponta aumento de 1,07% em relação ao último levantamento realizado pelo órgão, no dia 9 de maio. Já o etanol teve maior variação de aumento com 6,79%. Menor preço encontrado na cidade foi de R$3,299; o preço maior, R$3,399, e o preço médio, R$3,362. Os preços do etanol tiveram variação de R$0,10 do menor para o maior. (Jornal da Manhã, Uberaba/MG).

Jornada monitora e preserva o Piracicaba

Uma jornada vai percorrer o rio Piracicaba e verificar as suas condições. A Expedição Piracicaba - Pela Vida do Rio partiu de Ouro Preto/MG, na nascente do rio, percorrendo as águas, com chegada à foz do rio, em Ipatinga, no Dia do Meio Ambiente (5 de junho). Segundo os organizadores, quando a expedição chegar a João Monlevade/MG, no dia 29, serão realizadas palestras e exposições na região da rua Beira Rio, com a apresentação dos projetos A Natureza Quer Ser Sua Vizinha, Pegada Ecológica e Broto da Vida, além de exposições sobre a Estação de Tratamento de Esgoto e o projeto de ecobarreiras. (Jornal A Notícia, de João Monlevade/MG).

Pedagogia inaugura Brinquedoteca

Com uma vasta programação de atividades culturais, foi inaugurada a Brinquedoteca do curso de Pedagogia da Uemg/Unidade Divinópolis/MG. A programação contou com dois eventos de abertura, no estacionamento de motos, ao lado do bloco 3 da unidade, para estudantes e professores do curso de pedagogia/matutino, e, depois, para alunos e docentes do curso noturno. Participaram das solenidades o diretor acadêmico da unidade, professor Fabrizio Furtado de Sousa, e a coordenadora do curso, professora Dina Mara Pinheiro Dantas. (Gazeta do Oeste, Divinópolis/MG).

Produtor rural vai ter auxilio para compra

A Secretaria de Desenvolvimento Rural retornou com o projeto Compra Conjunta. A ação dá a oportunidade ao produtor de adquirir os insumos com prazo de pagamento de um ano. A licitação é efetuada pelo município, o que faz com que o produtor agrícola adquira o adubo a preços abaixo do mercado. O projeto de Compra Conjunta também orienta os produtores agrícolas sobre o melhor tipo de insumo a ser utilizado nas propriedades, sempre atentando às especificidades de cada local. As ações do programa visam à melhoria da produtividade. Para solicitar a compra de insumos, o produtor deve comparecer a Secretaria para realizar o pedido. (Portal da Cidade, Mariana/MG).

Reunião discute regulamentação de Procon

 O Procon Regional de Formiga está sendo regulamentado com interveniência do Ministério Público de Minas Gerais, por meio de assessoria técnica do Procon-MG. O órgão regional foi criado por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelos municípios de Formiga, Pimenta e Córrego Fundo com o MPMG, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Formiga em junho de 2018. Esta semana, foi realizada reunião para discutir a instrumentalização do órgão regional, que pode ser feita por convênio ou consórcio. (Gazeta do Oeste- Divinópolis/MG).

Jornal vai comemorar cinquenta anos

O Jornal Três, de Três Corações, no sul de Minas, completa, neste mês de junho, cinqüenta anos de circulação ininterrupta, passando por três títulos e sempre sob a direção geral do atual diretor presidente Luiz Antônio Maia, do Conselho Fiscal do Sindijori. Algumas promoções estão sendo estudadas para a data. (Jornal Três/Três Corações/MG).

Livro didático é implantado para alunos

Nesta quinta-feira, 9, ocorreu na Casa de Cultura de Arcos a entrega para os professores da rede municipal de educação, do livro didático direcionado aos alunos dos 1º e 2º períodos. Marcaram presença as seguintes autoridades: o prefeito Municipal de Arcos Denílson Francisco Teixeira, o vice-prefeito Municipal de Arcos Halph Carvalho, a Secretária Municipal de Educação Sônia Teixeira de Castro, o Secretário de Desenvolvimento e Integração Social Otávio Pires de Miranda e a Secretária de Governo Flávia Carvalho. (Jornal Correio Centro-Oeste/Arcos/MG).

A grande estrela em Uberaba

Prestigiada por vários criadores e autoridades, além da diretoria da ACGB - Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil - a vaca Guzelact Mascarada, do criatório de Daltinho Canabrava, de Curvelo/MG, foi a grande premiada na Expô Uberaba, dentro do ranking 2017/2018, como vaca adulta de maior produção, com extraordinários 15.294 litros. Suas filhas, produtos de FIV, estarão à venda no 9º Leilão Central Leite, dia 8 de junho, no Parque de Exposições, num grande grupo de novilhas ¾ de alto nível, assim como a Guzelact Fontana Pequi, premiada no ranking 2018/2019. (Jornal Centro de Minas/Curvelo/MG).

Procon apura variação no preço do gás

O Procon/Poços divulgou na tarde de quarta, 15, a pesquisa mensal de preços do botijão de 13 quilos do gás de cozinha. Foram pesquisados 12 estabelecimentos comerciais. Segundo o ógão de defesa do consumidor, em comparação com a pesquisa realizada em 16 de maio de 2018, o preço de 2019 está em média 15% mais caro do que o mesmo período do ano passado. (Jornal da Cidade/Poços de Caldas/MG).

Dia da Consciência Negra é abolido

Com objetivo de estimular a economia de Uberaba/MG, a Fecomércio-MG, atuando em favor do Sindicato do Comércio de Uberaba (Sindicomércio Uberaba), obteve uma decisão judicial que declarou a nulidade do Dia da Consciência Negra, feriado comemorado em 20 de novembro. A liminar foi deferida no início de maio, embora ainda esteja sujeita a recurso. De acordo com um estudo realizado pela Fecomércio-MG, os feriados e pontos facultativos na cidade, em 2018, representaram uma perda de mais de R$28 milhões em faturamento no varejo. A previsão para 2019 é de um déficit de R$20,7 milhões. Entretanto, com o fim do feriado da Consciência Negra, o impacto deve ser 5,26% inferior neste ano, totalizando R$19 milhões. (Jornal da Manhã/Uberaba/MG).

Apae inaugura primeiro café inclusivo

O Projeto Café Inclusivo Apae São Lourenço, o primeiro empreendimento social totalmente inclusivo na área na cidade de São Lourenço e região, nasceu do desejo dos assistidos pela inserção no mercado de trabalho. Um projeto cujo impacto objetiva a preparação dos participantes durante período pré-determinado, contemplando todo o ciclo básico em atividades como técnicas de atendimento, operação, manuseio, compras e outras, oportunizando a autonomia plena e capacidade de cada assistido. Durante todo o período de participação no projeto todos vão ter o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, multissetorial e vão ser referenciados para as empresas da cidade e região. (O Popular Net- São Lourenço/MG)

UFJF convoca para reunião extraordinária

O Ministério da Educação (MEC) vai promover corte de verbas de universidades que não apresentarem bom desempenho e estiverem promovendo "balbúrdia" no campus. A informação foi divulgada pelo ministro Abraham Weintraub. A Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (UFJF) estaria sob avaliação. A Administração Superior da UFJF informou que convocou o Conselho Superior (Consu) para reunião extraordinária, nesta sexta-feira, 3, às 10H, a fim de discutir a informação circulada pela imprensa nacional da posição do ministro da Educação, Abraham Weintraub, acerca de possível corte orçamentário na instituição. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora/MG)

Servidores negam adiar reajuste salarial

Durante assembleia realizada nessa segunda-feira, 29, os servidores municipais de Divinópolis/MG decidiram que não vão aceitar o pedido da Prefeitura de adiar o reajuste salarial de 2019. Em nota enviada à imprensa nesta terça-feira, 30, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região (Sintram) e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis (Sintemmd) disseram que existe uma Lei Municipal 8.083/2015, mais conhecida como a "Lei do Gatilho", que prevê a revisão automática anual dos salários do funcionalismo, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). (Jornal Nova Imprensa- Formiga/MG)

Entidades vão prestar assessoria técnica

Quatro organizações sem fins lucrativos - Aedas, Instituto Meio, Instituto Guaicuy e Instituto Kairós -, que responderam à Chamada Pública convocada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pelo Ministério Público Federal (MPF), foram credenciadas a prestar assessoria técnica às pessoas atingidas em razão do acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM), no complexo minerário Serra Azul, em Itatiaiuçu/MG. Seis entidades se inscreveram, mas duas foram desclassificadas por não atenderem a todos os requisitos previstos no edital. A partir de agora, abre-se o prazo de cinco dias úteis para eventual recurso, que deve ser julgado até o dia 10 de maio. (Gazeta do Oeste- Divinópolis/MG)

Manancial de água debaixo da terra

Estudo inédito no Brasil mapeou os recursos hídricos da região e descobriu um mar correndo sob as terras que compreendem as regiões Norte, Nordeste e Noroeste do Estado. Após dez anos de pesquisa, o Projeto Águas do Norte de Minas (PANM) revelou manancial com capacidade anual de 3,9 hectômetros cúbicos, volume que corresponde a 20% do reservatório da usina hidrelétrica de Três Marias, na região Central de Minas. O mapeamento foi feito pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e apontou, ainda, que a região já utiliza média de 17% dessa capacidade anual. (O Norte de Minas- Montes Claros/MG)

Projeto de Coleta Seletiva é iniciado

Nesta semana, a Prefeitura de Muriaé/MG, por meio do Demsur, deu início à implantação de mais uma inciativa com foco no desenvolvimento sustentável. Trata-se do projeto de Coleta Seletiva no Centro Administrativo, que vai ser lançado oficialmente na sexta-feira, 17, quando vai ser celebrado o "Dia Mundial da Reciclagem". Idealizada pelo Setor de Planejamento da autarquia, a ação teve como primeira etapa o treinamento da equipe de limpeza e conservação do prédio, bem como instalação de dois contêineres nos quais vão ser depositados os resíduos, que serão separados de forma binária (reciclável e lixo úmido). A Coleta Seletiva no Centro Administrativo faz parte do Programa Recicla Mais. (Gazeta de Muriaé/MG)

Muzambinho vai ter Mais Alfabetização

O Programa Mais Alfabetização (Pmalfa) vai levar mais acompanhamento para os alunos que possuem dificuldades de aprendizado em sala de aula. Em Muzambinho/MG, seis professores foram contratados depois de passarem pelo processo seletivo. "O projeto é do governo federal, mas a execução é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação", explica Amada Moraes, coordenadora pedagógica do município. A Secretaria Municipal de Educação realizou a primeira reunião de formação do conteúdo do Programa, que leva mais acompanhamento para os alunos que possuem dificuldades de aprendizado em sala de aula, fortalecendo mais os professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino. (A Folha Regional- Muzambinho/MG)

Presídio de Araguari vai ser fiscalizado

Começou nessa semana o mutirão carcerário de 2019. Ao longo de sessenta dias vai haver uma série de ações coordenadas de colaboração e implementação de políticas prisionais e penitenciárias. Além dessas ações, vão ser fiscalizadas as unidades prisionais no Estado e verificado o funcionamento dos programas Sistema Eletrônico de Execução Unificado, alvará eletrônico, monitoração eletrônica, audiência de custódia e outros afetos à Justiça criminal e à execução penal. O Presídio de Araguari/MG, que reúne centenas de presos e convive há anos com a superlotação, dentre outros problemas, vai ser fiscalizado nesse mutirão. (Gazeta do Triângulo- Araguari/MG) 

Piso salarial é concedido

Após aprovação na Câmara Municipal, a prefeitura de Caratinga sancionou a lei que concede piso salarial profissional de R$ 1.250 mensais aos agentes comunitários de saúde, combate a endemias e aos auxiliares de campo. De acordo com o executivo, o objetivo é atender a lei federal nº 11.350/2006, cuja ementa é: “Instituição do piso salarial nacional e de diretrizes para o plano de carreira dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias”, bem como à lei municipal nº 3.647/2017, cuja ementa é: “Dispõe sobre a equiparação salarial do auxiliar de campo – cargo de provimento efetivo”. (DIÁRIO DE CARATINGA/MG).

Criação de abrigo para menores é aprovada

A câmara de São Lourenço aprovou a criação da Unidade Municipal de Acolhimento Institucional, abrigo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Vão ser contratados, por meio de processo seletivo, doze cuidadores e auxiliares; um assistente social, um sociólogo e um coordenador. O projeto de lei complementar 62/2018 é de autoria do poder executivo e, como ressalta um trecho do texto, “municipaliza o lar de acolhimento de crianças e adolescentes com vínculos familiares rompidos, ameaçados ou fragilizados, seguindo as normativas da política nacional de assistência social”. (O POPULAR NET - São Lourenço/MG).

Uberaba tem repasse para combater dengue

Com 3.750 casos prováveis de dengue, conforme Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), Uberaba vai receber até R$ 200 mil para combate à dengue. Dezesseis municípios atendidos pelas superintendências regionais de Saúde de Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e Ituiutaba vão receber verbas que variam entre R$ 20 e R$ 200 mil do Governo do Estado para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti. Vão ser disponibilizados R$ 4,2 milhões que serão divididos entre 107 municípios com incidência "alta" ou "muito alta" de dengue. (Jornal da Manhã - Uberaba/MG).

Cataguases apura serviço da Copasa

Ao longo de seis meses, a Comissão Especial de Inquérito da Câmara Municipal de Cataguases fez uma minuciosa análise dos serviços prestados pela Copasa, trabalho que foi apontado como um dos mais completos feitos nas cidades que reclamam da concessionária. Entre outras medidas, foi reivindicada a instauração de um processo administrativo para apuração das irregularidades praticadas pela Copasa e a suspensão da cobrança da tarifa de esgoto, entre outros. (Jornal Atual - Cataguases/MG).

Hospital pede bloqueio de contas da Prefeitura

Uma audiência com o Juiz de Direito, da 2ª Vara Cível de Teófilo Otoni, Emerson Chaves Motta, realizada segunda-feira, 2, o Hospital Santa Rosália ajuizou ação contra a Prefeitura de Teófilo Otoni pra tentar receber uma dívida. No mesmo momento da audiência, funcionários do HSR fizeram uma manifestação na porta do Fórum, pois precisam garantir dentre outros direitos, o salário. O juiz resolveu indeferir a medida liminar sob o argumento de que faltam documentos que tornem mais robusta a cobrança feita pelo hospital. (Diárito Tribuna - Teófilo Otoni/MG).

Projeto prevê plantão de farmácias

A Câmara de São Lourenço-MG aprovou em primeira votação na tarde desta segunda-feira, 29, o projeto de lei 2927/2019, que regulamenta o sistema de rodízio para plantão de farmácias do município. O texto, enviado pelo Poder Executivo, ressalta que o objetivo é oferecer "atendimento ininterrupto à comunidade". Ainda segundo a Prefeitura, atualmente as drogarias funcionam até 22h, "deixando a população desguarnecida após esse horário até o dia seguinte". O projeto pretende substituir a Lei Municipal 2575/2002, atualizando as regras constantes na legislação em vigor. (O Popular Net - São Lourenço/MG).

Câmara limita espera a 20 minutos

Os cartórios de Montes Claros vão ter que atender os clientes em um prazo máximo de 20 minutos. É o que determina o projeto de lei que foi aprovado nesta terça-feira, 30, por unanimidade, na Câmara Municipal, e segue agora para sanção - ou não - do prefeito Humberto Souto. O autor, o vereador Wílton Dias (PHC), vê a proposta como um ponto positivo para a população. "A lei vai contribuir sobremaneira para o usuário do serviço. Todos nós hoje precisamos utilizar um ou outro serviço de cartório, e há relatos de pessoas que chegam a ficar por mais de uma hora aguardando esse atendimento", disse o vereador. (Jornal O Norte - Montes Claros/MG).

Moradores protestam contra Aterro Sanitário

Dezenas de pessoas reuniram-se na praça da matriz, para fazer uma manifestação contra a instalação de um Aterro Sanitário projetado para receber resíduos de até vinte e cinco municípios da região. O projeto prevê a implantação da planta de recebimento de lixo e descartes, em bairro rural. A mobilização reuniu moradores de duas cidades, grupos de ciclistas, jipeiros, trilheiros e turistas. O funcionamento do aterro será próximo à BR 354, , em Baependi. CORREIO DO SUL, Varginha/MG.

Famílias terão imóveis desapropriados

Cinco imóveis podem ter parte de suas fachadas desapropriadas por conta das obras da rodovia BR-440, na Cidade Alta. Um ofício foi encaminhado pela Empa S/A Serviços de Engenharia, empreiteira contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para atuar no local, ao Conselho Municipal de Habitação, informando que as intervenções seriam necessárias para “se fazer um passeio e obter áreas para manobras de carros e circulação dos moradores”. Os residentes que vão ter suas propriedades afetadas cobram posicionamento do Dnit, já que não teriam sido comunicados oficialmente sobre as obras, nem recebido orientações. TRIBUNA DE MINAS, Juiz de Fora/MG.

Conselho da APA discute plano de manejo

A terceira reunião ordinária do Conselho Gestor da Apa - Área de Proteção Ambiental do rio Uberaba foi de avanços na discussão sobre o Plano de Manejo, cuja minuta deve ser analisada e concluída até agosto. O documento, elaborado por equipe técnica com pesquisadores das universidades, define as diretrizes de uso e ocupação dentro da área da Apa do rio Uberaba, uma unidade de conservação de uso sustentável. O objetivo principal é equilibrar o uso das áreas com a garantia de manutenção e segurança hídrica de qualidade e quantidade de água para o município de Uberaba. JORNAL DE UBERABA/MG.

Moradores protestam

Cansados de tanta promessa e nenhuma solução, moradores do bairro São Geraldo interditaram a avenida Porteirinha, que deveria estar sendo asfaltada pela prefeitura de Montes Claros, e impediram a retirada de maquinários destinados a realizar a obra, mas que estão parados e seriam transferidos para outra localidade. O asfaltamento da via foi anunciado recentemente pelo prefeito Humberto Souto, durante visita ao bairro. No entanto, a promessa não foi cumprida, causando revolta na comunidade. “O prefeito veio aqui e assinou um documento. Foi prometido o asfalto e eles fizeram apenas cento e oitenta metros. Agora querem tirar as máquinas, mas nós não vamos deixar”, disse um dos moradores. O NORTE DE MINAS, Montes Claros/MG.

Uemg protesta contra cortes

Representantes do Diretório Acadêmico da Uemg - Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Leopoldina, promoveram manifestação no Centro da cidade em protesto contra os cortes de recursos públicos feitos pelo governo de Minas Gerais para pesquisas, além da falta de recursos e repasses para a universidade. Os participantes da mobilização, dentre eles alunos do curso superior de Pedagogia da Uemg, se posicionavam nas proximidades do cruzamento das praças General Osório, João XXIII e Félix Martins, onde exibiam cartazes, faixas, gritando palavras de ordem e realizando um apitaço. De acordo com as informações a manifestação ocorre em apoio à Unidade Leopoldina da Uemg, em razão dos cortes de verbas que foram feitos pelo governo do estado na pesquisa, na Uemg e ainda pela falta de repasses para a Universidade do Estado. O VIGILANTE ONLINE, Leopoldina/MG.

Projeto beneficia artistas locais

Projeto assinado pelo vereador Samuel Pereira (PR), que, tem como finalidade, a reserva de vagas em eventos culturais municipais para artistas locais, foi aprovado. Segundo Samuel, a proposta visa a desenvolver e fortalecer, junto aos cidadãos e aos grupos sociais locais, os sentimentos de pertinência à comunidade, em favor da preservação de sua identidade cultural. A proposta estabelece que em eventos culturais realizados ou patrocinados pela PMU - Prefeitura Municipal de Uberaba haverá reserva de vagas para artistas locais previamente cadastrados na Fundação Cultural. JORNAL DE UBERABA/MG.

Municípios têm FPM bloqueado

Não bastasse a situação financeira que prefeituras de Minas enfrentam devido ao atraso de repasses estaduais, pelo menos cento e oitenta e três cidades tiveram os recursos do FPM - Fundo de Participação dos Municípios bloqueados pelo tesouro nacional, devido à falta de pagamento de dívidas previdenciárias. Dos R$ 28,6 bilhões que deveriam ser repassados pelo governo federal às prefeituras de todo o país, R$ 489 milhões, referentes ao primeiro trimestre deste ano, foram retidos pela união. Minas é o estado mais afetado pelos bloqueios. Das cento e oitenta e três prefeituras mineiras com recursos congelados, trinta e sete tiveram os repasses totalmente interrompidos e outras cento e quarenta e seis não receberam parte dos recursos. JORNAL O NORTE, Montes Claros/MG.

12 mil reais para 4 horas diárias de trabalho

A região está precisando de aproximadamente cem médicos para atender os oitenta e seis municípios no Programa Saúde da Família, mas esbarra na falta desses profissionais para atender a demanda, apesar do salário de doze mil para apenas quatro horas diárias de trabalho. O assunto vai ser discutido na reunião do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde da região, pois isso tem comprometido as equipes que atendem aos pacientes do Sistema Único de Saúde. Em uma das cidade existem doze vagas a serem preenchidas. A secretaria de saúde esclarece, porém, que nesse município paga-seapenas seis mil por mês para o médico iniciante. Já aqueles com mais tempo de serviço ou especialidade podem receber até dez mil, no máximo. GAZETA NORTE MINEIRA, Montes Claros/MG.

Posse de arma de fogo e curso de tiros

Cerca de quatorze milhões de mineiros estão dentro da faixa etária mínima exigida, segundo dados do IBGE, para solicitar autorização para ter a posse de apenas uma arma de fogo em casa ou no trabalho, se eles forem responsáveis legais pelo imóvel. Ou seja: * ter ficha limpa; * ser aprovado em exame psicotécnico; * ter curso de tiro; * residir em um dos Estados brasileiros; e *ter idade mínima de vinte e cinco anos. TRIBUNA DE MINAS, Juiz deFora/MG.

Prefeitura cria o Portal do Cidadão

A Secretaria Municipal de Fazenda, com objetivo de facilitar a vida do contribuinte criou o Portal do Cidadão, uma página, anexa ao site da prefeitura, que vai desburocratizar e facilitar a vida das pessoas que têm débito com o município ou necessitam de certidão negativa. Essa inovação foi desenvolvida para oferecer ganho de tempo aos cidadãos e vai disponibilizar links, com guias de pagamentos, parcelamentos, taxas e documentos, como emissão de IPTU - Imposto Predial Territorial Urbano, de ISSQN - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, e de Taxa de Licença para Localização e Funcionamento e da Certidão Negativa de Débitos. CORREIO CENTRO OESTE, Arcos/MG.

Pesquisa de atendimento na Upa 24H

Durante todo o ano de 2018, pacientes atendidos na Upa 24H – Unidade de Pronto Atendimento, responderam à uma pesquisa de satisfação, canal criado para receber a opinião dos usuários. Neste primeiro momento, participaram pacientes que passaram pelo repouso adulto, onde estão quatorze leitos para observação clínica. Para dez dos dozeítens pesquisados, mais de oitenta e cinco por centodas respostas foram positivas. JORNAL DA CIDADE, Poços de Caldas/MG.

Centro Esportivo em fase final de acabamento

O Cie - Complexo de Iniciação ao Esporte, que está sendo construído pela prefeitura, está prestes a ser entregue. A obra está em fase de conclusão e a equipe da secretaria de obras já esteve no local, para fazer a medição final do serviço. A etapa restante agora é a urbanização dos arredores do ginásio, deixando o espaço totalmente preparado para a sua devida utilização. GAZETA DE MURIAÉ/MG.

Conta da Cemig por email

A Cemig vem incentivando os clientes a se cadastrarem, para receber as contas de energia elétrica por email. Além de proporcionar mais agilidade e comodidade, essa modalidade de cobrança é totalmente sustentável, pois reduz a emissão de papel e, consequentemente, o impacto ambiental do processo. Atualmente, duzentos e trinta mil clientes da empresa já recebem por meio dessa modalidade, mas a expectativa da companhia é de que, até o fim deste ano, cerca de um milhão de clientes façam a adesão à conta digital. Ao optar pela fatura por e-mail, o consumidor receberá, todo mês, em seu correio eletrônico,a sua conta de luz. cemig@faturacemig.com.br. REDE SINDIJORI.

Dmae descarta contaminação da água

O Departamento de Águas e Esgoto da cidade divulgou um esclarecimento sobre notícias veiculadas na mídia, dando conta de uma contaminação da água por agrotóxicos, citando que aqui teriam sido detectadas vinte e sete compostos químicos, no período de 2014 a 2017. Segundo a autarquia, os exames apontam que não ocorreu contaminação. JORNAL DA CIDADE, Poços de Caldas/MG.

Lei de maustratos é sancionada

A lei de número 3.267, que trata de penalização a maustratos contra animais, foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Município. De acordo com a nova lei são considerados maustratos diversos tipos de ações que cometam na integridade física, psicológica ou a vida de animais da cidade. Alguns exemplos de maus tratos citados na lei:* privar o animal das suas necessidades básicas; * lesar ou agredir o animal, causando-lhe sofrimento, dano físico ou morte; * abandonar o animal; * obrigar o animal a realizar trabalho excessivo ou superior às suas forças, entre outras. PORTAL DA CIDADE, Mariana/MG.

Veja também


 1 2 3 4 5 6 Fim