Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Eventos GP
Eventos GP

Veja porque foram eles os 18 que ganharam o Garra Profissional - 20/08/2013

Pensando na valorização do trabalho de um profissional, nasceu em Pará de Minas, em 1987, o evento Garra Profissional, criado pelo jornal Gazeta pará-minense. Para evidenciar o valor dos melhores profissionais da cidade, anualmente 18 troféus do leitor prateado são entregues em grande noite, ao estilo do Oscar Americano. Hoje, é a maior e mais respeitada premiação da cidade, realizada, para uma platéia mínima de 500 pessoas formadoras de opinião. Para não perder a credibilidade, não há envolvimento de dinheiro e o ingresso para participar desse grande evento é simplesmente um quilo de alimento não-perecível. O montante arrecadado (em torno de 500kg) é totalmente repassado, na mesma noite, a uma das entidades filantrópicas da cidade, em forma de rodízio anual.



GARRA NA SAÚDE LEONARDO TORQUETTI COSTA, casado com Flaviane Tinoco com quem tem 2 filhos, Letícia e Vítor, é médico oftalmologista. Em 2012, o médico Leonardo trouxe para a cidade a cirurgia e o implante de lentes intraoculares para correção de Miopia, Astigmatismo e Presbiopia com equipamentos de última geração; e proferiu palestras e foi instrutor de cursos para o tratamento de Ceratocone, em Chicago/Estados Unidos, Xangai/China, Buenos Aires/Argentina, Abu Dabi/Emirados Árabes Unidos, Valladolid/Península Ibérica e Milão/Itália. Fora isso, está construindo em Pará de Minas o Instituto de Olhos, a maior clínica oftalmológica da região Centro-Oeste, com inauguração prevista para setembro deste ano.
GARRA NA PROMOÇÃO EULER FARIA GONÇALVES, divorciado, duas filhas, Camila e Luíza, é radialista e promotor de eventos. Em 2012, quando ainda trabalhava na Rádio Espacial, idealizou uma campanha educativa no trânsito da cidade com grande participação, mobilizando a sociedade para que o trânsito seja mais seguro; e realizou a 7ª Moto Romaria Padre Libério que reuniu milhares de devotos do santo padre. Fora isso, criou e realizou a 1ª Truck Romaria à capela de padre Libério, quando centenas de motoristas participaram, fazendo mais uma bela homenagem ao esse querido servo de Deus. Essa é a 3ª estatueta do Leitor Prateado que Euler recebe.
GARRA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS OSMAR DINIZ FRANÇA, pai de Sílvia e Sérgio, casado com Adriana Conceição Moreira, com quem tem 2 filhos, Alícia e Artur, é empresário da noite e proprietário da Girus Disco Show, referência patafufa no Estado e no país. Em 2012, Osmar deu prosseguimentos aos seus trabalhos, realizando, mais uma vez, os tradicionais Baile dos Barangos, no Patafufo; e o Forrobodó, na Girus. Fora isso, trouxe para o palco de sua famosa casa noturna em Pará de Minas dezenas de artistas locais, estaduais e até nacionalmente consagrados como a dupla sertaneja Thaeme e Thiago que levou a sua jovem plateia ao delírio. Essa é a 10ª estatueta do Leitor Prateado que Osmar recebe.
GARRA NA POLÍTICA ANTÔNIO JÚLIO DE FARIA, casado com Vânia Silva, com quem tem duas filhas, Fabíola e Fernanda, é advogado, empresário e prefeito de Pará de Minas. Em 2012, Antônio Júlio exerceu o 2º ano do 6º mandato como deputado estadual; realizou a Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na Fapam – Faculdade de Pará de Minas, para tratar do combate ao crescente uso de crack na cidade; e promoveu o debate público Violência Contra a Mulher - Demandas Políticas de Atendimento e Perspectivas, na câmara municipal. Fora isso, disputou e venceu as eleições para prefeito de Pará de Minas. Essa é a 5ª estatueta do Leitor Prateado que Antônio Júlio recebe.
GARRA PROFISSIONAL NO MEIO AMBIENTE JOSÉ HERMANO OLIVEIRA FRANCO, casado com Lirane Teresinha Silva da Rosa com quem tem um filho, Salomão, é biólogo. Em 2012, como gerente administrativo da Ama Pangeia, José Hermano participou da construção do Parque Água Limpa; deu continuidade às exemplares atividades do Bairi 2; iniciou as atividades dos parques dos bairros Castelo Branco e Belvedere; ampliou o poder de atuação do Codema, incrementando o mecanismo de compensação ambiental; e deu continuidade ao trabalho de cercamento no córrego Bonsucesso com a construção de mais 8.000M de cercas. Essa é a 4ª estatueta do Leitor Prateado que Zé Hermano recebe.
GARRA PROFISSIONAL NA INDÚSTRIA JOSÉ LUIZ OLIVEIRA SANTOS, casado com Maria Auxiliadora Matoso, com quem tem 2 filhos, André Luiz e Cristiane, é médico veterinário e proprietário da Granvita Nutrisantos Alimentação Animal. Trata-se de uma moderna empresa, situada no Distrito Industrial Fernando Almeida, com 14.000M2, sendo 6.000 de área construída com laboratório próprio e frota para fazer suas entregas. Em 2012, José Luiz estruturou os departamentos comercial e de logística para atender as novas áreas de atuação da empresa, no interior do Rio de Janeiro e Espírito Santo; e concluiu e colocou em funcionamento o Centro de Distribuição e Expedição com área construída de 3.000M2.
GARRA NO FUNCIONÁRIO PADRÃO LUCIANO GRASSI FRANCO DE OLIVEIRA, casado com Letícia Maria Simão Oliveira, é consultor de vendas na Pavepe/Fiat. Em 2012, Luciano, há 12 anos no ramo de comércio automobilístico, destacou-se como funcionário padrão e braço direito de seu gerente de vendas, desenvolvendo atividades de confiança e obtendo ótimos resultados nos quesitos vendas e satisfação de clientes; levou a empresa à recertificação, através do IQA - Instituto de Qualidade Automotiva; aperfeiçou-se, através da participação de cursos da Fiat e outros; enfim, fez do amor à profissão que abraçou um diferencial para alcançar o sucesso.
GARRA NA FINANÇA OSMANO DINIZ FRANÇA, casado com Valéria do Carmo Faria, com quem tem 2 filhos, Luca e Bella, é financiário. Em 2012, Osmano aprovou em assembleia a criação do CACC - Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados do Ascicred/Sicoob, reformando o 2º andar que é dedicado a dar atendimento exclusivo aos cooperados. Ali, foi inaugurada uma sala de treinamentos à nível de gestão, toda equipada para atender até 18 cooperados por curso. Fora isso, completou 700 horas de treinamento e capacitação com o projeto 3ª Dimensão, desenvolvido pelo Sicoob Central Lecrenge. Essa é a 7ª estatueta do Leitor Prateado que Osmano recebe.
GARRA NO ESPORTE MARCOS DE ALMEIDA, casado com Cíntia Natiele da Silva, com que tem 3 filhos, Bruce Lee, Brenda Lee e Bryan Lee, é professor de karatê e MMA. Em 2012, Marcos, além de ministrar aulas em sua academia, participou de 3 projetos sociais da cidade; foi campeão no Pirapora Fight por Nocaute, no 1º round; campeão da 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Karatê Interestilos; 4º lugar na 2ª etapa do Campeonato Mineiro; na 3ª e 4ª etapas do 1º Campeonato Mineiro Por Equipes, sagrou-se campeão no Ranking Geral; e ainda foi o campeão na 5ª etapa do Campeonato Mineiro de Karatê Interestilos. Com tantas vitórias, chegou ao esperado título de Campeão Mineiro de 2012, na modalidade MMA. Essa é a 2ª estatueta do Leitor Prateado que Tchaco recebe.
GARRA NA EDUCAÇÃO CRISTINA GABRIELA MIRANDA PEREIRA, viúva, 3 filhos, Graziele, Gustavo e Gláucia, é professora. Em 2012, como Secretária Municipal de Educação, pela 3ª vez consecutiva, Cristina Gabriela teve o programa de Educação Fiscal, implantado e desenvolvido por ela, transformado em referência nacional; adquiriu uma Van e 2 ônibus para os alunos da zona rural terem acesso garantido às escolas; construiu um Centro de Educação Infantil no bairro Dom Bosco; e deixou o cargo com uma rede composta por duas creches, 10 Centros Municipais de Educação, 2 pré escolares e 17 escolas de ensino fundamental, totalizando 31 unidades escolares municipais. Essa é a 2ª estatueta do Leitor Prateado que Cristina Gabriela recebe.
GARRA NO DIREITO MÔNICA DE OLIVEIRA ARAÚJO E SIQUEIRA, casada com Parajara Correa Proença, com quem tem 3 filhos, Vinícius, Raphael e Daniella, é Delegada de Polícia Civil Geral. Em 2012, Mônica, à frente das delegacias de Proteção à Família e de Crimes Contra a Mulher, além de acumular as funções de Delegada de Trânsito e de Acidentes de Veículos, continuou a prestar atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, através do Naps. Fora isso, presidiu com total êxito o 1º Leilão de 825 Veículos Apreendidos na cidade. Sua brilhante iniciativa, além de beneficiar a comunidade local, desocupou diversos imóveis que corriam o risco de virar focos da Dengue.
GARRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL JURANDYR DE FARIA LEITÃO é casado com Tânia Marinho Meireles, com quem teve 4 filhas, Viviane, Érika, Thaís e Cinthia, é engenheiro e empresário. Em 2012, como Secretário Municipal de Planejamento, Jurandyr trabalhou junto à equipe da prefeitura nos projetos Postos de Saúde dos bairros Santos Dumont, Recanto, Providência e São Vicente de Paulo; integração das praças Padre José Pereira Coelho, Afonso Pena e Pedro Nestor, e rua Delfim Moreira; projeto de readequações e integrações da avenida Presidente Vargas; e encabeçou as importantes alterações no Plano Diretor, especialmente no capítulo que alterou a Lei de Parcelamento de Solos. Essa é a 5ª estatueta do Leitor Prateado que Jurandyr recebe.
GARRA NA COMUNICAÇÃO MYRTES PEREIRA MIRANDA DUARTE, casada com Walter Gottschalg Duarte, com quem tem duas filhas, Jéssica e Tamires, é radialista, apresentadora e cerimonialista. Em 2012, Myrtes Pereira, além de ser a responsável pelo Jornal da Manhã, das rádio Santa Cruz e Stilo, foi convidada para apresentar, durante 4 meses, o programa Opinião, da TVI; à convite da Justiça Eleitoral, apresentou os 2 debates realizados entre os prefeitáveis; durante a apuração das eleições, realizou uma transmissão de 12 horas ininterruptas. Fora isso, sua atuação como mestra de cerimônias locais se expandiu para outras cidades da região, inclusive para a capital mineira. Essa é a 5ª estatueta do Leitor Prateado que Myrtes recebe.
GARRA NO COMÉRCIO JOSÉ MISAEL DE ALMEIDA, casado com Silvânia Duarte Galvão, com quem tem 3 filhos, Ariane, Misael Augusto e Jader, é comerciante. Em 2012, Misael conseguiu uma melhor localização para o CDCP - Centro de Distribuição Chá de Panela com 750M2, no bairro Raquel, onde foi feito o Sistema de Informatização Guarani, integrando todas as lojas da Rede Chá de Panela, e centralizando todas as informações em um cadastro único de crediário e produtos. Fora isso, reformou, transformando totalmente a loja da rua São José; e ergueu um arrojado e moderno prédio para a loja do Centro Comercial São Francisco. Essa é a 5ª estatueta do Leitor Prateado que Misael recebe.
GARRA NA ASSISTÊNCIA SOCIAL MARIA ASSUNÇÃO DO PATROCÍNIO, Dona Fia, viúva de José do Patrocínio, com quem teve os filhos Ângela, Valdir, Wanderson e Jefferson, é aposentada e presidenta da Abev - Associação Comunitária Bela Vista. Em 2012, Maria do Patrocínio realizou, no Restaurante da Criança, no Recanto da Lagoa, Curso de Formação para o Trabalho, em parceria com a Microdat e Senai, quando foram inseridos no mercado de trabalho 18 jovens; realizou várias oficinas e cursos; efetivou parceria com o Tribunal Especial para adquirir um Doblô para o transporte de crianças e adultos; e construiu duas salas, aumentando para 150 crianças a capacidade de atendimento diário do projeto Pequeno Cidadão. Essa é a 8ª estatueta do Leitor Prateado que Dona Fia recebe.
GARRA NA ARTE E CULTURA TEREZINHA ALMEIDA MELO PEREIRA, casada com Oswaldo de Melo Pereira, com quem tem 2 filhos, Marcelo e Luciano, é escritora. Em 2012, Terezinha participou do livro Pará de Minas em Tempo de Literatura, Ensaios, Escritos e Escritores, organizado pelos também escritores Lígia Muniz e Márcio Simeone. Fora isso, teve editado um livro de contos, intitulado O Amante Imaginário, cujos contos Tormento e O Amante Imaginário receberam prêmios internacionais, em Castrovillari, na Itália, ambos na categoria Narrativa. O mesmo aconteceu com o livro Trindade que recebeu o prêmio de Romance Inédito em Língua Estrangeira, em Giardini Naxos, também na Itália. Essa é a 3ª estatueta do Leitor Prateado que Terezinha recebe.
GARRA NO AGRONEGÓCIO CARLOS ALBERTO DE MOURA MORATO, casado com Patrícia Tavares de Souza com quem tem 2 filhos, Henrique e Bárbara, é empresário rural. Em 2012, Carlos Alberto deu continuidade aos trabalhos como sócio-proprietário e coordenador geral de 4 empresas: Pro-Sui, revenda de produtos veterinários focado na nutrição de suínos, Granja Juliana, em Sete Lagoas com 1250 fêmeas, Suinocultura Morro Branco, em Esmeraldas com 800 fêmeas e a Pró-Safra Armazéns Gerais que armazena, compra, vende e transporta grãos de milho e sorgo. O escritório da Pró-Safra fica em Pará de Minas e a unidade de armazenamento, em Martinho Campos, onde foram construídos 2 silos metálicos, ampliando a capacidade de armazenamento e prestação de serviços.
GARRA NA ADMINISTRAÇÃO MARCO ANTÔNIO ALMEIDA LARA PEREIRA, casado com Daniela Amaral, é empresário. Em 2012, Marco Antônio lançou a marca Osper nas embalagens de seus produtos avícolas; ampliou a sua frota para atendimento exclusivo ao grupo Gerdau, na distribuição de vergalhão no Triângulo Mineiro e Goiás; finalizou as obras e iniciou as vendas do 1º bairro planejado de Pará de Minas, o Cores de Minas; doou agasalhos, cobertores e recurso financeiro para a Cidade Ozanan e Instituição São Vicente de Paulo; liderou campanhas educativas para reduzir a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas; e desativou 50% de sua granja de Nova Serrana para fazer um empreendimento imobiliário no local.

Mais da Gazeta

Colunistas