Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Eventos GP
Eventos GP

OS MELHORES PROFISSIONAIS DE 2018, EM PARÁ DE MINAS - 04/11/2019

Depois de 32 anos, uma maioria dos 18 profissionais vence esse concorrido evento GP, pela 1ª vez, agradando a distinta plateia

 No dia 5 de outubro, sábado, o GP Jornal realizou o sempre esperado 32° Garra Profissional, desta vez no maravilhoso auditório da Câmara Municipal de Pará de Minas, quando finalmente revelou os resultados do Oscar Patafufo e homenageou os 90 Melhores Profissionais de Pará de Minas, em 2018. * Às 19H30, a entrada 2 da câmara foi liberada. Pena que o espaço, que é o maior da cidade, ficou pequeno para o número sempre crescente de espectadores do Garra. * O ingresso cobrado para participar do grandioso evento, como sempre, foi apenas 1KG de alimento não perecível, cuja arrecadação (297 pacotes) foi totalmente doada para o Patronato, na mesma noite. * No hall de entrada, CORAL LISBOA cantou e encantou a todos, durante 30 minutos, vestidos por SILMÁRIA OLIVEIRA NOIVAS, sendo que as roupas usadas pelas meninas foram também doadas por esta exemplar empresa. Esse coral é um projeto social formado por crianças e adolescentes, sob regência musical de Ana Paula Carvalho e coordenação pastoral de Janete Medeiros. * Às 20H em ponto, como prometido pelo jornalista Bié Barbosa, o evento teve início, com o plenário lotado, tanto na parte de baixo como de cima. * Pela 1ª vez, nesses 32 anos, a condução deste tradicional evento ficou a cargo de uma mulher, a apresentadora oficial do GGP - Garoto e Garota Phytness, ANA SOUSA. Porém, ela criou um estilo totalmente diferenciado, bem solene e chique, agradando a todos. * Enfim, foi uma noite impecável e concorridíssima, com plateia distinta e muito bem vestida.

NÚMEROS ARTÍSTICOS NO INÍCIO

O 1º show foi apresentado pelos músicos FERNANDO STRINGHETTA E LUCIANE ANTUNES, com a belíssima música Noturno, do cantor Fagner, que foi escolhido para ser o fio condutor do evento. * Depois, veio a bela e criativa interferência artística preparada por RONY MORAIS, a pedido do editor GP, tendo como parceiro o músico e cantor ROBSON MENDES, e coreografia de MARIA INÊS MISSAKA, por meio da música Guerreiro Menino/Fagner, quando foi prestada pelo jornal uma homenagem ao palhaço Benjamim de Oliveira, 1° PALHAÇO NEGRO DO BRASIL. Isso, porque esse patafufo  será tema de carnaval, no ano que vem, de uma das escolas de samba mais famosas do Brasil, o Salgueiro, durante o carnaval da Sapucaí, no Rio de Janeiro/RJ. * Claro que não poderia também faltar o tradicional clipe de RÔMULO LEITE, preparado especialmente para o 32º Garra Profissonal, em cima da música Conflito, de Fagner, com uma impecável coreografia do dançarino de Dança Urbana, SORMANO OLIVEIRA. * Em seguida, sem interrupção (mais uma novidade), o GP Jornal revelou os nomes dos 18 Melhores Profissionais de 2018. 

QUEM LEVOU AS 18 ESTATUETAS PRA CASA?

Só quem pisou naquele famoso tapete vermelho que os conduziu ao palco, ficando frente a frente com a réplica gigante da bela estatueta do Garra, que tem 1M89 e foi confeccionada pelo empresário e artista plástico NILSON DOS SANTOS, sabe como é sentir a emoção inigualável de ser Garra. Veja agora quem foram os mais agraciados deste ano.

* Administração: MARCONE VALARES; * Agronegócio: MARCOS FONSECA; * Arte e Cultura: RONY MORAIS (mais um na galeria dos Hors Concours do evento. Ou seja, 8 troféus); * Assistência Social: NEIDE ALMEIDA; * Comércio: GUILHERME BROCHADO; * Comunicação: GABRIEL CAPANEMA; * Construção Civil: SAULO MENDES; * Direito: MÁRCIA MARZAGÃO; * Educação: RENATA TEIXEIRA; * Esporte: GABRIEL HOVELACQUE; * Finança: BRENO BARBOSA; * Funcionário Padrão: BRUNA FARIA; * Indústria: GERALDO BARBOSA; * Meio Ambiente: SÔNIA NAIME; * Política: PAULO DUARTE; * Prestação de Serviços: VINÍCIUS MOTA; * Promoção: PADRE CHARLEY; e * Saúde: LEONARDO TORQUETTI.

SEM ELES, NADA ACONTECERIA

A realização desse grandioso evento GP, pela 32ª vez, só foi possível, graças ao patrocínio e apoio de 18 empresas solidárias. Confira em ordem alfabética quem são eles: * ÁGUAS DE PARÁ DE MINAS * ASCIPAM EMPRESARIAL * AUTO ESCOLA NACIONAL * BASE EMPREENDIMENTOS * COLÉGIO ELITE PASSOS * COOPEROESTE * DRA. VANESSA SILVEIRA ODONTOLOGIA E ESTÉTICA AVANÇADA * GLOBAL CONSULTORIA * GMM CONSTRUÇÕES (MARIANO: [email protected]) * HIPERMERCADO ABC * MASSIMA CONTABILIDADE * PALMEX ENGENHARIA/ENGENHEIRO PAULO MELO FRANCO * PLENA ALIMENTOS * PRÓ-MÓVEIS (BH/Contagem/Betim e Maravilhas) * RAÇÕES ALVORADA DO OESTE/MARAVILHAS/MG * SIDERÚRGICA ALTEROSA e * SILVINHO’S RESTAURANTE/IGARATINGA/MG.

O evento contou ainda com o apoio de: * AC Dècor * assinante belo-horizontina Maria José Xavier Milton * Ateliê Renata Clara - Caligrafias, Mimos e Makes * Câmara Municipal de Pará de Minas, por meio de seu presidente Dilhermando Rodrigues * Carla Mota, diretora do Caic * Chico Duarte (prefeitura) * Coral Lisboa * Doces e Sabores da Ully * Euler Garcia * Fernando Stringhetta e Luciane Antunes * Germano 

Duarte * Jotalux * Márcia Gás e Aguaí * Multisom, a loja do Dilé * Rádio Stilo FM * Rômulo Leite Vídeo * Studio Fotografar, de Keven Leon e Paulinho Online e * TVI.

Isso sem falar nos anunciantes no GP Jornal e na revista do evento, à Comissão Julgadora (os nomes dos 28 jurados foram divulgados na última página da revista), homenageados e reveladores de resultado e a todos que, de alguma forma, colaboraram para que o GP Jornal transformasse mais um sonho em realidade. Continua na próxima edição.




O médico oftalmologista Leonardo Torquetti Costa é casado com Flaviane Arcênio Tinoco, com quem tem 2 filhos, Letícia e Vítor. Em 2018, Leonardo * deu início ao projeto de ampliação do Ceo - Centro de Excelência em Oftalmologia. * Atuou no treinamento dessa ampliação. * Proferiu palestras em vários congressos no Brasil e no exterior. * Iniciou o uso de novas técnicas para cirurgia refrativa da catarata. E * coordenou estudo multicêntrico sobre o novo anel para tratamento do ceratocone. * Fora isso, publicou trabalho científico em revista internacional de alto impacto. Por essas e outras, LEONARDO TORQUETTI é, pela 2ª vez, Garra Profissional, na SAÚDE, em Pará de Minas!
Padre Charley Marcelino Silva é filho de Geralda do Carmo e Mário Lúcio da Silva. Em 2018, padre Charley * trabalhou, pelo 2º ano consecutivo, no Cervo de Jericó, com participação de quase 1.500 fiéis, durante 7 segundas-feiras. E * celebrou a Missa da Misericórdia, em toda última terça-feira do mês, atraindo aproximadamente 1.500 fiéis, sendo a grande maioria formada por jovens (80%). * Fora isso, adquiriu terreno para a construção da Casa do Clero, que terá a sua 1ª unidade em Pará de Minas, dedicada a idosos e enfermos. Para tanto, já arrecadou grande parte do dinheiro necessário para a regularização do terreno e início da obra. Por essas e outras, PADRE CHARLEY é, pela 2ª vez, Garra Profissional, na PROMOÇÃO, em Pará de Minas!
O cerimonialista Vinícius Magela de Oliveira Mota, representado pela irmã Luciana, é filho de Nilza Morgado de Oliveira e Santiago Paulino da Mota, é solteiro. A VM Eventos, de sua propriedade, surgiu em 2016, porém, só se oficializou em 2017. Em 2018, Vini, como ele é mais conhecido, * tornou realidade o sonho de 42 de suas noivas clientes. Para ele, isso é único, mas reconhece que viver nesse mundo glamouroso das recepções, muitas vezes o obriga a anular a sua própria vida, para servir ao próximo. Entretanto, ele realmente ama o que faz, porque a sua maior paixão é esta: dar vida momentânea aos sonhos românticos de cada noiva, de cada debutante e de cada formando. * Fora isso, ele cresceu muito no mercado, que gosta, realmente, de seu estilo objetivo e humilde de trabalhar. Por essas e outras, VINÍCIUS MOTA é, pela 1ª vez, Garra Profissional, na PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, em Pará de Minas!
O administrador Paulo Augusto Teixeira Duarte é casado com Raphael Rocha Santos. Em 2018, Paulo * esteve à frente de 3 secretarias municipais, focado no gasto responsável do dinheiro público. * Fez a escola de artes gerar cursos para mais de 400 jovens. * Fez o número de alunos da escola de música pulou de 120 para 600. * As exposições da casa de cultura receberam mais de 12 mil visitas. * Criou no teatro municipal um Regimento Interno, controlando a sua utilização. * O modelo de gestão que ele implantou na Upa 24 horas sagrou-se como o melhor da região, com mais de 96 mil atendimentos/ano. E * reduziu drasticamente as filas de espera por atendimento, desde 2014. * Fora isso, o hospital, por meio de intervenção, voltou a atender a população de toda a região. Por essas e outras, PAULO DUARTE é, pela 1ª vez, Garra Profissional, na POLÍTICA, em Pará de Minas!
A educadora ambiental Sônia Maria Moreira Mariquito Naime é casada com Élcio Naime Silva, com quem tem duas filhas, Jéssica e Bianca. Em 2018, Sônia * atuou no Conselho de Saúde e no Codema. * Trabalhou no Conselho de Desenvolvimento Urbano, para manter viva a micro bacia do Água Limpa. * Ministrou palestras. * Participou de debates e programas de rádio, a fim de envolver a população nas causas ambientais. * Trabalhou, entusiasticamente, com a coleta seletiva. E * insistiu pela promissora geração de renda. * Fora isso, batalhou para preservar o Aterro Sanitário e o meio ambiente. Por essas e outras, SÔNIA NAIME é, pela 5ª vez, Garra Profissional, no MEIO AMBIENTE, em Pará de Minas!
O administrador Geraldo Barbosa Duarte, representado por Geraldo Magela, é divorciado, é pai de Patrícia e Cristiane. Em 2018, Dinho, como ele é mais conhecido, * alinhando responsabilidade social e respeito ao capital humano, trabalhou para que os custos do Grupo Alterosa, que completa 60 anos, fossem reduzidos, por meio de investimentos em áreas estratégicas das empresas e formação de estoque. E * na área industrial, trabalhou com os colaboradores a segurança no trabalho, alcançando números invejáveis. * Fora isso, na área florestal, o investimento em tecnologia foi reforçado, visando melhoria na qualidade da matéria prima vegetal. Por essas e outras, GERALDO DUARTE é, pela 2ª vez, Garra Profissional, na INDÚSTRIA, em Pará de Minas!
A advogada e coordenadora do OSB local, Bruna Paula Faria, filha de Valmira da Silva Teodoro e José Donizete de Faria, tem 1 filho, Miguel. Em 2018, Bruna, * à frente da coordenação administrativa do OSB, monitorou os atos públicos e avaliou a consonância deles com a legislação nacional. E * participou de diversos cursos, treinamentos, seminário e conferências, fazendo com que a atuação desse observatório local se tornasse uma das mais eficazes do Estado. * Fora isso, atingiu a marca dos 2 milhões de reais de economia para o município, o que possibilitou a conquista do prêmio de Boas Práticas Cidadãs, no grupo de trabalho anticorrupção da Onu Brasil, em São Paulo/SP. Por essas e outras, BRUNA FARIA é, pela 1ª vez, Garra Profissional, no FUNCIONÁRIO PADRÃO, em Pará de Minas!
O bancário e empresário rural Breno José Barbosa é casado com Lúcia Maria Frágola, com quem tem 2 filhos: Hugo e Vítor. Em 2018, Breno * atuou como proprietário de granjas e fazenda na região. * Como presidente do conselho de administração do Sicoob Credirural, que emprega 61 funcionários, possui mais de 9 mil associados na região e movimenta quase 200 milhões de reais. * Como sócio fundador e membro do conselho de administração da Adeel Alimentos. E * como membro do conselho da Cooperoeste. * Fora isso, construiu a ampla e moderna agência Sicoob Credirural, no bairro São Francisco. Por essas e outras, BRENO BARBOSA é, pela 2ª vez, Garra Profissional, na FINANÇA, em Pará de Minas!
O esportista Gabriel Hovelacque de Faria, filho de Avany Gonçalves Hovelacque e David Claret de Faria, é solteiro. Em 2018, Gabriel, durante todo o ano, * desempenhou a função de professor de badminton para crianças na cidade. * Pretendendo dar visibilidade ao trabalho dos surdos, representou o Brasil na Turquia Olimpíadas dos Surdos, onde divulgou a cultura surda e o esporte do nosso país. * Fora isso, buscou, acima de tudo, incentivar a comunidade surda a se envolver nesse esporte e mostrar que ela também é capaz de realizar os seus sonhos! Por essas e outras, GABRIEL HOVELACQUE é, pela 1ª vez, Garra Profissional, no ESPORTE, em Pará de Minas!
A professora, advogada, escritora, palestrante, mestra e doutoranda Renata Teixeira da Silva é filha de Nanci Maria Teixeira e do saudoso João Ferreira da Silva. Em 2018, Renata * participou da organização do Startup Weekend, 1ª Maratona de Inovação sediada na cidade. * Lecionou Português Instrumental, Português Jurídico, Prática Trabalhista e preparatório para concursos públicos. E * criou também o perfil Português Etecétera e Tal, no Instagram, que ultrapassou 3 mil seguidores. * Fora isso, teve aprovados 2 trabalhos para apresentação no VII Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Por essas e outras, RENATA TEIXEIRA é, pela 1ª vez, Garra Profissional, na EDUCAÇÃO, em Pará de Minas!
A advogada Márcia Flávia Marzagão Albano, filha de Edwirges Maria Marzagão e Adjalma Feliz Albano, é solteira. Em 2018, Márcia * formou a 1ª banca composta por advogadas, especialistas nas mais diversas áreas do direito, instituindo o 1º escritório com o modelo full service. * Nomeou-se delegada de prerrogativa da 18º subseção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. E * ministrou palestras em seminários e escolas. * Fora isso, assumiu a presidência do Comad, onde coordenou e desenvolveu políticas públicas por meio de seminários, projetos e ações sociais, como o Projeto Girassol. Por essas e outras, MÁRCIA MARZAGÃO é, pela 1ª vez, Garra Profissional, no DIREITO, em Pará de Minas!
O administrador Saulo Pereira de Melo Mendes é casado com Mariana Fioravante Barbosa, com quem tem 2 filhos, Antônio e Eduardo. Em 2018, Saulo, por meio da Mendes Marinho Empreendimentos e Construtora, da qual é sócio-proprietário, realizou * planejamento e início das obras do Espaço Futuro, 1º empreendimento focado para educação e cultura da cidade. * Fez o mesmo no Park 262, 1º Condomínio Industrial Fechado de Pará de Minas. E * elaborou o projeto do 1º Bairro Residencial Planejado e de Baixo Custo da cidade. * Fora isso, planejou e deu início às obras do Fábrica Mall, 1º shopping de Pará de Minas. Por essas e outras, SAULO MENDES é, pela 3ª vez, Garra Profissional, na CONSTRUÇÃO CIVIL, em Pará de Minas!
O jornalista Gabriel Capanema Tavares, filho de Geralda Maria Mendes Capanema e Miguel Tavares de Castro, é solteiro. Em 2018, Gabriel * foi impecável âncora da TVI. * Participou da cobertura do carnaval de Papagaios/MG, com entradas na Rede Minas. * Pela 2ª vez, foi homenageado pela Embrapecil - Pesquisa de Preferência e Simpatia Popular. E * realizou ampla cobertura durante a paralisação da Greve dos Caminhoneiros. * Produziu reportagens de campo na Festa do Frango e do Suíno de Pará de Minas. E * fez o mesmo na tradicional Festa de Maravilhas/MG. Fora isso, deu cobertura ao vivo e sem deslizes das Eleições 2018. Por essas e outras, GABRIEL CAPANEMA é, pela 1ª vez, Garra Profissional, na COMUNICAÇÃO, em Pará de Minas!
O comerciante Guilherme de Melo Brochado é casado com Carolina Mendes Ferreira Pena, com quem tem 1 filho, Petrônio. Em 2018, Guilherme, que sempre traz para a cidade as novidades do setor calçadista, * não mediu esforços para desenvolver com excelência os seus projetos. E, assim, dirigiu as 4 lojas Serjão Calçados, de sua propriedade, juntamente com a esposa Carolina. * Planejou e executou a belíssima Mister Shoes, onde é sócio da irmã. * Fora isso, adquiriu a loja Brinquelê, juntamente com a esposa e o cunhado, Thiago Mendes. Por essas e outras, GUILHERME BROCHADO é, pela 1ª vez, Garra Profissional, no COMÉRCIO, em Pará de Minas!
A assistente social Neide Maria de Almeida é casada com Luiz Antônio Queiroz, com quem tem uma filha, Laís Caroline. Em 2018, Neide atuou * como conselheira de saúde e dos direitos do idoso. * Foi ativo membro do Comitê Municipal e Regional de Prevenção ao Óbito Materno, Infantil e Fetal. * Fora isso, atuou como presidente do Comad - Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, com destaque para a execução do projeto escolar Girassol - A Viagem do Bem, que levou a cidade a duas apresentações em congressos da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção à Saúde nos Contextos das Iniquidades Sociais, em Brasília/DF. Por essas e outras, NEIDE DE ALMEIDA é, pela 1ª vez, Garra Profissional, na ASSISTÊNCIA SOCIAL, em Pará de Minas!
O multiartista Rony Morais, filho de Valdete Morais e Agenor Lino dos Santos, é solteiro. Em 2018, entre outras, Rony * lecionou Teatro na Rede Municipal de Ensino. * Foi produtor e apresentador do programa Voz e Vez, nas redes sociais. * Trabalhou com a psicóloga Fernanda Abreu, na imersão Psicoarte - Inteligência Emocional e Comunicação. * Foi diretor artístico da campanha eleitoral do deputado federal Eduardo Barbosa. E * Apresentou palestras lúdicas e participou de eventos, festival, mostra e espetáculo educativo na cidade, região e cidades do sul de Minas. Por essas e outras, RONY MORAIS é, pela 8ª vez, Garra Profissional, na ARTE E CULTURA, em Pará de Minas!
O empresário Marcos Antônio da Fonseca, representado por João Carlos, é casado com Juliana Almeida, com quem tem duas filhas: Isabella e Isadora. * O Grupo PF, que significa Pai e Filhos e do qual ele é um dos diretores, começou com uma transportadora, para realizar o sonho de ser motorista do pai, Antônio. * Depois, começaram a criar frangos em Nova Serrana/MG, sob a direção do pai. * Em Pará de Minas, fica agora o escritório matriz, dirigido pela irmã, Márcia. * Após aumentar a produção avícola, eles construiram o abatedouro do grupo. * Fora isso, em 2018, Marcos Antônio e seus sócios criaram o 3º escritório de abate de aves, em Cambuquira/MG, dirigido pelo homenageado. Por essas e outras, MARCOS ANTÔNIO DA FONSECA é, pela 1ª vez, Garra Profissional, no AGRONEGÓCIO, em Pará de Minas!
O bancário Marcone Eustáquio Valadares é casado com Maria Daura Santos, com quem tem uma filha, Laís. Em 2018, Marcone, como presidente da AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil, * construiu uma nova academia com 1.300 metros quadrados. * Um estacionamento com 1.000 metros quadrados. E * um campo de futebol. * Fora isso, realizou festas durante o ano inteiro, como o carnaval, os Dias Internacional da Mulher, das Mães e dos Namorados, o tradicional forró e o aniversário de 52 anos da AABB. Por essas e outras, MARCONE VALADARES é, pela 4ª vez, Garra Profissional, agora na ADMINISTRAÇÃO, em Pará de Minas!

Mais da Gazeta

Colunistas